Faz pouco mais de 45 dias desde que iniciamos a primera ação de apoio financeiro no Coworking Brasil. Desde então, diversos espaços se tornaram nossos apoiadores e estão crescendo junto com a gente. Você não sabe do que estamos falando? Leia este artigo primeiro.

Nesse período algumas pessoas tem me perguntado como tem sido a ação, que resultados estamos obtendo e o que muda daqui pra frente.

Bem, a verdade é que tivemos uma aceitação maravilhosa. Hoje são diversos espaços parceiros que estão contribuindo mensalmente para o Coworking Brasil se consolidar como uma das maiores fontes de referência sobre o assunto no país.

E não apenas isso. A segurança que os apoiadores estão nos passando nos fez pensar adiante. Fez a gente entender qual o real propósito do Coworking Brasil. E então nós decidimos dar um passo além.

O que vem por aí:

A partir de outubro nós vamos dar um passo atrás, para dar 4 passos pra frente. Vamos deixar de ser um agregador de espaços de coworking para nos tornarmos uma plataforma sobre coworking.

A diferença pode parecer sutil, mas não é. A mudança será gigantesca. Espaços de coworking são o meio por onde várias ações ocorrem diariamente. São o ponto de encontro de diversas comunidades Brasil a fora.

Mas coworking é mais que o espaço. Coworking são as pessoas, são o conhecimento, os eventos, as empresas e ferramentas de um ecosistema completo. Os espaços, é a massa crítica que liga isso tudo.

Com esse pensamento em mente, percebemos que focar o conteúdo apenas nos espaços é deixar de lado talvez o maior argumento de venda de qualquer um deste mercado. É ignorar que cadeiras e mesas descoladas qualquer um pode ter.

Então recomeçamos do zero. Com um papel em branco e caneta na mão, reescrevemos o Coworking Brasil por completo. E o resultado foi algo fantástico.

Tem muita coisa nova pela frente, mas pra dar um gostinho, as duas primeiras novidades serão:

Conhecimento

Um novo passo para nós. O desafio de trazer para o ambiente online uma parte da experiência de vivenciar um espaço de coworking.

Estamos construindo o que no futuro será a maior biblioteca de conhecimento sobre empreendedorismo do Brasil. Uma base de conhecimento aberta, gratuíta e construída de forma colaborativa por profissionais do país inteiro.

Começaremos com 5 tópicos principais que qualquer empreendedor precisa dominar ao menos um básico para constrir uma empresa de forma saudável: Administração, Marketing, Contabilidade, Direito e Design.

Semanalmente um novo artigo sobre o assunto. Uma dose de conhecimento organizada e pensada por curadores incríveis.

Ferramentas

No fim das contas, estamos todos em busca de parceiros e produtos de qualidade para nos ajudar a desenvolver nossas empresas, certo? Porque não reunir isso tudo em um mesmo lugar?

Esse será um pequeno ensaio para um grande espetáculo no futuro. Criamos uma seção dedicada a trazer as empresas, produtos e serviços dos nossos coworkers, para uma plataforma com abrangência nacional.

Uma forma simples e rápida de dar visibilidade para aqueles serviços que adoramos e queremos contar pra todo mundo.

::::

Enfim, esse foi um resumo rápido do que estivemos trabalhando nas últimas semanas. De forma prática, o que essa alteração significa é um aumento massívo de conteúdo e relevância para o Coworking Brasil e todos os espaços presentes dentro da plataforma.

É o início da quebra de barreira do público alvo. Estamos expandindo a nossa relevância para novos públicos. Estamos deixando de atrair apenas interessados em coworking, para agregar também qualquer pessoa interessada em evoluir sua carreira ou empresa.

Afinal, coworking é sobre crescimento pessoal e profissional. Então vamos receber esse novo público de braços abertos! =)

Um grande agradecimento a todos que estão possibilitando essa evolução. Em especial aos nosso primeiros apoiadores: Alexandra, Daniel, ElianeJorge, Jairo, JéssicaJoão e Tatiana por terem acreditado nessa ideia.

Grande abraço a todos,
Fernando Aguirre