A diversidade nas organizações tem sido tema cada vez mais constante e atual no mundo corporativo, por isso, contar com diferentes perfis de profissionais e incentivar a pluralidade cultural tem sido um grande diferencial no mercado.

No caso do coworking, que conta com poucos colaboradores e tem objetivo de receber funcionários de diversas empresas, a preocupação com a diversidade então não precisa ser das maiores, certo? Errado!

Mesmo que não seja para contratar profissionais, receber bem as pessoas, seja quais forem seus cargos, empresas, culturas, etnias, gênero e classe é essencial para que o ambiente compartilhado seja de fato um local agradável para que o trabalho seja realizado. 

Olhar para a diversidade e investir em um espaço que atenda a todos os perfis recebidos é preciso e, muito mais do que um ganho financeiro para o negócio, o ganho cultural para seu espaço será ainda mais percebido.

Pensando nisso, como a diversidade tem sido incentivada e explorada no seu espaço de trabalho compartilhado? Reuni algumas dicas para ajudar seu negócio a ser ainda mais inclusivo e acolhedor. Confira!

Diversidade: muito mais do que uma moda do mercado

É fato que a diversidade está “na moda”, ou seja, muitas empresas estão olhando para ela e criando uma agenda para tal.

Isso se vê através da criação de processos seletivos que atendam a determinados grupos, inserção de influenciadores digitais dos mais diversos nichos, investimentos em eventos para diferentes públicos, entre outros.

Toda e qualquer ação que beneficie a diversidade e a pluralidade cultural é essencial e um grande ganho para a luta.

O mais importante é que exista um comprometimento real das organizações e não que elas apenas surfem nessa onda, faz sentido?

De nada adianta, por exemplo, uma empresa investir em eventos sobre mulheres e lideranças e ter apenas 3% de mulheres em cargos de chefia. Assim como não faz sentido patrocinar a parada LGBT e ter diversos casos de preconceito e discriminação entre colaboradores.

Entender a diversidade é muito mais do que reunir perfis de indivíduos em um quadro de colaboradores para cumprir leis – como a Lei nº 8.212/91 que determina que empresas com mais de 100 funcionários tenham em seu quadro de profissionais determinados percentual de pessoas com deficiência – e “cumprir cotas de diversidade” propostas pelas chefias.

Ser uma empresa diversa é acolher pessoas, acreditar nos valores de inclusão e ter papel atuante no compromisso com a igualdade social. 

Esse discurso é incrível e motivador, mas como um coworking pode utilizá-lo na prática? Ser um coworking é sobre receber pessoas e estar aberto para o público, certo? Ser e estar aberto é muito mais do que espaço físico que têm equipamentos, mas também sobre de fato estar preparado para acolher qualquer que seja o indivíduo que chegue nesse local.

Como investir em diversidade e receber bem as pessoas no seu espaço?

É preciso mudanças para ter a diversidade como um pilar do coworking e, como eu disse, isso vai além de estrutura, mas também mudança de cultura e valores do próprio negócio.

Entender a importância real da diversidade é o primeiro passo e algumas simples ações rotineiras podem fazer toda a diferença em sua estrutura!

Olhe para seu quadro de pessoas

É natural que o coworking não conte com muitos colaboradores dentro de seu quadro de funcionários e não tenha grandes e longos processos seletivos, certo? Isso não significa que a diversidade não precisa ser valorizada dentro do seu ambiente.

Tenha pessoas dos mais diferentes perfis e, mais do que isso, que entendam a necessidade de valorizar a diversidade de pessoas.

Para receber bem seus coworkers é importante que seus colaboradores estejam preparados para isso. Por que não investir em algumas qualificações como inglês, libras e linguagem inclusiva, por exemplo?

Ter pessoas preparadas é o primeiro passo para receber melhor seus clientes e saber como lidar com cada um deles!

Tenha atenção ao espaço físico – e mude se necessário

O coworking tem toda aquela pegada moderna, com design jovem e equipamentos modernos. Mas quanto na prática ele recebe verdadeiramente todas as pessoas?

Pense comigo: seu ambiente é capaz de receber, sem nenhum tipo de dificuldade, pessoas com algum tipo de deficiência? Por exemplo, ele possui rampas para cadeirantes? Há sinalizações e espaços para deficientes visuais ou auditivos?

Um grande erro dos empreendedores é excluir as pessoas com deficiência do seu ambiente e esquecer que elas também são profissionais. Ter espaço que receba os mais diversos tipos de deficiência e, mais do que isso, que não julgue ou não recrimine nenhuma delas, faz toda a diferença no mercado.

Abandone os preconceitos e recrimine-os no ambiente

Você já deve ter ouvido falar que não basta não ser racista, é preciso ser antirracista. Ou seja, não basta não reproduzir comentários desrespeitosos – e criminosos – e é preciso ter voz quando se ouve algo inadequado, mesmo que não fira você exatamente.

Isso cabe à homofobia, transfobia, racismo, machismo e qualquer que seja dentro do ambiente de trabalho.

É claro que seus colaboradores do coworking não devem atuar como “fiscais de fala” dentro do ambiente, mas é essencial ter uma cultura livre de preconceitos e que abrace a pluralidade cultural para que isso reflita em todos aqueles que você recebe.

Imagine que seu ambiente recebeu, ao mesmo tempo, um grupo de homens brancos heterossexuais e um grupo diverso, com homens e mulheres, brancos e negros, heterossexuais e LGBT.

É preciso que esse espaço seja agradável para os dois grupos, certo? Portanto, é preciso recriminar “piadas”, olhares e preconceito. Como eu disse, não significa ter pessoas para vigiar o preconceito, mas sim fazer com que a diversidade seja respeitada em seu ambiente.

Isso não deve ser feito com o constrangimento do agressor, afinal, ele também é seu cliente, mas com educação, engajamento e ações inclusivas no ambiente. Vale a pena investir em comunicação que reforcem a importância da diversidade, dar dados sobre violência contra diversos grupos e dar luz a problemas tão sérios.

Por mais que seja pouco, todo trabalho de conscientização e educação faz com que seu ambiente seja visto como acolhedor para os grupos minoritários, sendo uma referência para eles, assim como torna-se um ambiente de educação e que ouve a todos.

Promova eventos

Ainda que os eventos presenciais não tenham retornado, os eventos online e encontros digitais seguem bombando, portanto, por que não utilizá-lo como uma plataforma de divulgação do seu negócio e promover conversas?

Pense em debates, leve temas para o centro da discussão, convide seus clientes para compartilharem experiências e faça com que histórias se tornem mais próximas e reais de todos

Ao dar voz e rosto para pessoas, grupos e necessidades diversas, muito maior é a identificação das pessoas, conexão e a humanização do seu ambiente.

É essencial que o coworking tenha em mente que diversidade não é assistencialismo, caridade ou forma de promoção da marca como politicamente correta. O conceito é sobre o respeito às pessoas, ideias e integração de diferentes culturas, visões de mundo e trajetórias.

Não tenha dúvidas que conhecer sobre os mais distintos grupos é essencial, afinal, a educação e visões além da sua fazem com que o horizonte se expanda e os preconceitos fiquem de lado.

Abraçar a diversidade no ambiente de trabalho é, sem dúvida, muito estratégico e favorece o crescimento das pessoas, relacionamentos e negócios como um todo. Como seu coworking tem recebido e acolhido as pessoas? Me conte mais sobre isso e divida suas experiências!

 

Photo Cover by Gemma Chua-Tran on Unsplash