O que é escritório virtual

Escritório virtual é uma empresa que fornece endereço físico e outros tipos de facilidades, como atendimento, gerenciamento de correspondência etc. Saiba mais sobre esse tipo de serviço nesta página.



Escritório virtual é uma empresa que fornece um endereço físico e outros tipos de facilidades relacionadas a necessidades que empresas podem ter, por exemplo, atendimento telefônico, secretariado, gerenciamento de correspondências e outras tarefas administrativas.

Isso tudo sem que, de fato, você alugue um espaço físico para trabalhar. O que cada escritório virtual vai incluir em seu pacote depende da empresa que vende o produto, da mesma forma que existem diversos tipos de coworking diferentes.

Esse tipo de serviço pode ser útil principalmente para pequenas empresas que precisam de flexibilidade e trabalham com pessoas remotamente, de forma que seria de impossível de qualquer maneiro reuni-las em um só espaço. E também é útil para quem trabalha viajando muito e alocado no cliente, mas não quer usar o endereço de casa para lidar com as burocracias da empresa.

Escritório virtual e coworking: é tudo a mesma coisa?

A resposta curta é não. Agora, a longa é: quando você contrata um espaço em um coworking, a ideia é que de fato vá até lá para trabalhar, ou seja, é seu escritório, sua mesa de trabalho pelo tempo que durar o contrato (que pode ser de horas até ter meses de duração).

No entanto, no escritório virtual, como dissemos, essa relação física não existe, pois trata-se de uma prestação de serviços virtuais disponibilizadas em um pacote pago mensalmente.

Escritório virtual é útil para quem trabalha viajando

Em resumo: você vai ao coworking para trabalhar, conviver com outras pessoas, fazer cursos, networking etc. Em contrapartida, ao escritório virtual você não vai, a não ser que o seu pacote inclua algo como possibilidade de usar salas de reunião durante algumas horas por mês, mas ainda dispõe de serviços específicos dessa modalidade.

Serviços que você pode encontrar

Os pacotes oferecidos pelos escritórios virtuais costumam ser bem parecidos. Veja algumas possibilidades encontradas em espaços aqui mesmo do Coworking Brasil:

  • Endereço físico e/ou fiscal.
  • Serviço de atendimento telefônico personalizado para sua empresa e transferência de ligações.
  • Possibilidade de acesso a salas de reunião de graça ou com desconto.
  • Gerenciamento de correio – entregas de encomendas, recebimento de correspondência.
  • Serviços de motoboy.
  • Serviços de videoconferência.

Como escolher o escritório virtual para sua empresa

Além do oferecimento de serviços dos quais você precisa, um escritório virtual pode ser escolhido por meio de algumas características básicas:

Atendimento ao cliente (que pode ser você ou o seu próprio cliente), principalmente caso vá precisar do serviço telefônico de forma regular. Por isso, é importante prestar atenção nos horários de atendimento para ver se são compatíveis com o seu horário de trabalho e também se o redirecionamento de chamadas para o seu celular está incluso ou se apenas são repassados recados.

O endereço que você escolhe para o escritório virtual pode ser crucial na escolha a depender do seu público. Isso porque, caso lide com empresas que estão no centro comercial ou financeiro da cidade, talvez queira apresentar um endereço nessa zona; caso seus clientes estejam no centro histórico, idem. É possível, ainda, que o tipo de endereço influencie até na decoração do ambiente do escritório, então é bom estar atento caso pretenda usar salas de reunião presencialmente.

A flexibilidade de pacotes e serviços é um ponto a ser considerado, já que a possibilidade de oferecer mais ou menos serviços, de acordo com a fase que vive sua empresa, pode ser benéfica tanto para o crescimento dela quanto naqueles momentos em que é preciso conter gastos. Veja se é possível aumentar e diminuir as demandas e quais são os impactos financeiros dessa escalabilidade.

***

Como você pôde ver, escritórios virtuais não são a mesma coisa que coworking. Entretanto, esses serviços podem, sem dúvida, se complementar, já que muitos espaços oferecem os dois serviços.