Coworking em Rio de janeiro

O Rio de Janeiro continua lindo e repleto de espaços compartilhados para quem busca um local para trabalhar! De acordo com o último Censo Coworking Brasil, são cerca de 70 coworkings no Rio de Janeiro espalhados pelas diversas regiões da cidade.

A capital carioca é uma das cidades brasileiras que mais crescem em números de espaços, e está atrás apenas de São Paulo. Selecionamos as principais localidades do município com coworkings:

 

Centro

Como na maioria das cidades, o centro carioca é onde você consegue fazer de tudo e ir para todos os lugares. E por lá estão alguns dos espaços de coworking que há anos fazem parte da vida dos empreendedores do Rio. Um desses é o EDX Coworking, fundado em 2015, e que fica em frente ao VLT Estação 7 de Setembro e a dois minutos do metrô Estação Carioca. O prédio fica na Av. Rio Branco, 124, esquina com a Rua 7 de Setembro.

Pela região central também fica o Cobertura Coworking, próximo das estações Carioca e Uruguaiana do metrô, além da estação das Barcas, na Praça XV. O espaço, fundado em 2017, fica na Rua da Alfândega, 108.

Outra opção no centro carioca é o Escritório Virtual Rio de Janeiro, que fica na região entre a Cinelândia e o Aeroporto Santos Dumont. Próximo ao espaço ficam a Academia Brasileira de Letras e o Consulado Norte-americano. O coworking fica na Av. Presidente Wilson, 228, mesma via em que fica o Tribunal Regional Eleitoral.

Quem busca salas privativas no centro pode optar também pelo Office Rio, que fica Av. Rio Branco, 147, esquina com a Rua da Assembleia. Por perto estão todos os tipos de serviços e também os órgãos públicos, bem como o VLT Estação 7 de Setembro, o metrô da Carioca e oTribunal de Justiça.

Bem próximo a alguns dos principais e mais charmosos pontos turísticos do Rio, o espaço Gestão de Coworking entrou para o circuito de coworkings cariocas em 2017. Localizado na Rua Visconde de Inaúma, 50, sala 1211, o espaço é vizinho da Praça Mauá, do Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio e agora também do YouTube Space Rio.

Copacabana

Um dos bairros internacionalmente mais famosos do Rio de Janeiro, Copacabana também tem espaços compartilhados de trabalho! Na ativa desde 2014, a Tribo Coworking fica próximo ao Post 5 da praia, bem como a poucos minutos do Corte do Cantagalo e do futuro Museu da Imagem e Som (MIS).

A região é bem movimentada e localizada em um ponto estratégico da cidade, fazendo fronteira com os bairros de Botafogo, Leme, Ipanema e Lagoa. Além disso, tem fácil acesso a outros locais através do metrô (o bairro possui três estações) e das principais linhas de ônibus da cidade. Copacabana tem um perfil tanto residencial quanto comercial e turístico, com diversas opções de lazer, como o forte de Copacabana, por exemplo. A Tribo fica na Av. Nossa Senhora de Copacabana, 1072.

Para quem gosta de circular pela beira-mar mais famosa do Brasil, o Coworking Town é uma boa oportunidade de espaço de trabalho. Localizado na Av. Atlântica, 2964, o espaço fica dentro do Hotel Pestana, então os coworkers têm acesso às áreas comuns do hotel como lobby, salas de reunião, espaço para eventos, além de um bar localizado no terraço com um visual de tirar o fôlego.

Barra da Tijuca

Na Zona Oeste do Rio, a Barra é um dos bairros mais modernos da capital carioca, e está em constante crescimento, tanto residencial como de entretenimento. Por ali ficam alguns do melhores restaurantes e hoteis da cidade, e estima-se que até 2030 a população do bairro dobre.

Para acompanhar esse crescimento, os coworkings já estão garantindo seu lugar. O My Office Escritórios Inteligentes foi um dos precursores desse movimento, tendo aberto suas portas em 2008. O espaço fica na Avenida das Américas, 700, próximo de serviços como correios, bancos, farmácias, restaurantes e fica ao lado da nova estação de metrô da Barra.

Inaugurado recentemente, outra opção de espaço de trabalho é o Station Coworkers, um coworking que funciona 24 horas e fica na Av. Armando Lombardi, 800.  Localizado no Condomínio Condado de Cascais, o espaço fica ao lado da estação do metrô Jardim Oceânico e do BRT-TransOeste, em um ponto de conexão entre o centro e as zonas oeste, norte e sul da cidade.

A Vinst Centro de Negócios é outra opção para quem quer trabalhar na Barra da Tijuca. Ao lado do parque Bosque da Barra e da estação do BRT, o espaço fica na Av. Célio Ribeiro da Silva Mendes, 100, edifício 27, bem próximos dos shoppings Rio Design Barra, Barra Shopping e Promoinfo (Infobarra).

Ipanema

Um dos bairros mais conhecidos do RJ, e talvez do Brasil, Ipanema é ponto imperdível para quem visita a capital dos cariocas. Para além dos famosos postos 8, 9 e 10, da Pedra do Arpoador e do Morro Dois Irmãos, há também pelo bairro alguns espaços compartilhados de trabalho.

A Doca fica a poucas quadras tanto da Praia de Ipanema quanto da Lagoa Rodrigo de Freitas, bem perto da praça Nossa Senhora da Paz e da Praça General Osório. Localizado no endereço Rua Barão da Torre, 219, o espaço tem de tudo nas redondezas, facilitando a vida dos coworkers. Dá para dar aquela caminhada pela orla no horário de almoço, tomar uma água de coco ou comer um açaí no fim da tarde. Não faltam opções de lazer pela região!

Flamengo

As ruas sempre movimentadas do bairro Flamengo, na zona Sul do Rio, são um atrativo tanto para os turistas como para os locais. Com uma boa disponibilidade de transporte público, seja por meio de ônibus ou metrô, a região também é um ótimo lugar para trabalhar.

O Cluster Rio EC está a 10 minutos da estação do metrô Largo do Machado, e tem por perto uma vasta variedade de bancos, restaurantes, lojas e bares. Localizado na Rua Barão do Flamengo, nº 22, 402, tem em suas proximidades a Renner, e os restaurantes Planalto do Flamengo e Famous Burg.

Leblon

Quem nunca ouviu falar no Leblon, certo? É um dos bairros boêmios mais desejados para se viver na capital carioca, e também ou um dos pontos de maior circulação de turistas e celebridades brasileiras.

Para quem gosta de pegar uma praia um pouco mais sossegada essa pode ser a opção perfeita, além de que por lá também tem uma ciclovia bacana para uma volta de bike. Outros pontos imperdíveis por lá: Mirante do Leblon, Parque Penhasco Dois Irmãos e Praça Antero de Quental.

Jardim Botânico

A zona do Jardim Botânico reúne alguns dos principais pontos de encontro esportivos do Rio: Clube de Regatas Vasco da Gama, Sociedade Hípica Brasileira, Carioca Esporte Clube e Jóquei Clube Brasileiro.

É por lá também que fica o famoso Parque Lage, ponto básico para os turistas que visitam a cidade, bem como o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que dá nome ao bairro.

Quem gosta da região também pode optar por trabalhar por lá! O XXVinte Coworking fica na Rua Visconde de Carandaí e tem outra unidade próxima do Baixo Gávea. Pela região existem diversos pubs, restaurantes, cafés e conveniências, além de linhas de ônibus com conexões para a Barra, Zona Sul, Centro e Zona Norte. Por perto está a estação de metrô Jardim Botânico e três estações de Bike Rio.


Conheça os principais espaços de Rio de janeiro

Uma lista com os diversos escritórios compartilhados e espaços de coworking.

📷 Lista 📌 Mapa