Design para empresas

Como contratar um designer I – Agência, estúdio ou freelancer

Depois de reconhecer a necessidade do trabalho de um designer na sua empresa, vem apergunta: Como contratar um? Onde encontrar os melhores profissionais e como abordá-los?


Depois que você entende a importância do design no dia a dia da sua empresa, vem uma decisão importante: Eu posso cuidar disso ou devo contratar um profissional?

Minha sugestão:
Primeiro estude um pouco sobre os princípios básicos de design. Não é algo muito difícil e com um pouco de referência você vai conseguir diferenciar o que é um material amador de um profissional. Isso vai te ajudar para o resto da sua vida, não apenas dentro da sua empresa.

Uma vez dominando alguns princípios universais, como equilíbrio, contraste e hierarquia visual, você estará apto a executar pequenas melhorias no seu dia a dia. Organizar melhor aquele contrato, criar uma proposta comercial mais atraente e dar uma ajustada rápida no visual daquela apresentação Power Point.

Se você aplicar um mínimo de conhecimento de design para essas peças básicas de toda empresa, já vai dar um salto na qualidade de imagem junto aos seus clientes. Sua empresa passa a se destacar da concorrência imediatamente.

Mas existe um limite:
Você não pretende seguir carreira como um designer profissional, então não recomendo você se aprofundar e tentar desenhar seu próprio logotipo ou site. O leque de conhecimentos necessários para esse tipo de projeto é tão vasto, que levaria alguns bons anos até você produzir algo realmente com qualidade.

No entanto, agora que você já tem uma base, você está apto a avaliar – mesmo que de forma superficial – os pontos fortes e fracos da sua comunicação visual e saber por onde você deve começar. Sua marca possui erros de legibilidade? Seu site transmite a mensagem que você deseja? Seu cartaz chama a atenção do público?

Identificando sua necessidade, hora de partir para o trabalho profissional:

Agência, estúdio ou freelancer?

Existem várias formas de desenvolver um projeto. Todas possuem pontos fortes e fracos, e dependem de uma avaliação sua para decidir a ideal. Mas resumidamente:

Agências:

Como o próprio nome diz, as agências agenciam profissionais diversos e alocam para determinados projetos. Ou seja, você está contratando uma empresa que irá entender o seu problema e buscar exatamente os profissionais certos para resolver.

Agência África, uma das maiores agências de publicidade do país

Agência África, uma das maiores agências de publicidade do país

Vantagens:

Você lida com uma empresa única, que geralmente tem solução para todo tipo de problema. Precisa de um texto bacana? Eles tem um redator e um revisor. Precisa de fotos do produto? Eles tem um fotógrafo. Precisa de material impresso ou digital? Eles tem profissionais com ambas as especialidades.

São empresas sérias, com uma marca a zelar. Agências não desaparecem do dia para noite, e geralmente tem um prédio físico onde você pode ir lá e conhecer todo mundo. Isso é uma segurança extra quando você ainda não conhece a empresa que está contratando.

Desvantagens:

Como sua própria natureza é de reunir profissionais para cada projeto, as vezes a ligação entre a pessoa que vai executar o trabalho e o cliente acaba ficando um pouco distante. Isso ocorre porque um profissional dentro de uma agência tem um ritmo de trabalho tão frenético, que as vezes ele precisa lidar com diversos projetos ao mesmo tempo. Entregar o seu trabalho o quanto antes vai liberar espaço na fila pra ele pegar o próximo.

Outro ponto negativo é um dilema de mercado: Quanto maior for a empresa, em geral melhores serão os profissionais dentro dela, maiores serão os recursos e mais importantes serão os clientes de seu portfólio. Se você é uma empresa pequena ou iniciante, talvez seja difícil competir a atenção da agência com os outros clientes maiores – e mais lucrativos – que você.

Estúdios e birôs de design

Não são tão comuns como agências, mas existem diversos pelo Brasil. São empresas especializadas em trabalhar com design. Também possuem equipes multidisciplinares, mas geralmente focadas no processo de design. Elas atuam em conjunto com outras empresas quando precisam oferecer soluções que ultrapassem seu foco de trabalho.

Marca Olimpiadas Rio 2016, desenvolvido pelo estúdio Tátil

Vantagens:

Geralmente quem executa seu projeto é um profissional contratado do estúdio, não um terceirizado.

Como o dia a dia deles é design, eles podem apresentar soluções de melhor qualidade que uma agência que deve lidar com diversas áreas da comunicação.

Cada estúdio tem um estilo próprio, isso facilita você a contratar aquele que tem um perfil que te agrade mais.

Desvantagens:

Como são focados, nem sempre podem resolver todos os seus problemas. Às vezes você precisará contratar empresas complementares.

Costumam ser a solução com custo mais elevado.

Profissionais freelancer

São profissionais autônomos, que trabalham por conta própria e atendem você diretamente. Algumas vezes fazem isso após o horário de trabalho, para obter uma renda extra. Outras vezes são os chamados fulltime freelance. Profissionais que atendem seus clientes diariamente como sua atividade principal.

dribbble.com - uma das maiores galerias de profissionais freelancers

dribbble.com – uma das maiores galerias de profissionais freelancers

Vantagens:

Você lida diretamente com quem irá executar o trabalho. Existe muito mais liberdade e proximidade entre cliente e profissional;

São a opção ideal quando sua verba não é muito grande, pois possuem o melhor custo-benefício. Para um freelance, manter seu negócio funcionando gera muito menos despesas que uma agência com funcionários, por isso seu valor/hora é menor.

Geralmente se dedicam a um projeto por vez, o que gera resultados de alta qualidade.

Desvantagens:

São pessoas, não empresas. Pessoas podem ficar doentes ou precisar fazer uma viagem de emergência. Verdadeiros profissionais sabem lidar com essas situações, mas de uma forma ou de outra, geralmente possuem mais variáveis que podem atrapalhar o andamento do projeto.

Geralmente uma pessoa física tem muito menos a perder que uma empresa. Então é comum casos de freelancers que simplesmente desaparecem no meio do projeto. Daí a importância de encontrar profissionais, não amadores.

Geralmente não lidam bem com burocracia. Então se sua empresa demanda que o pagamento seja feito em uma conta pessoa jurídica, o contrato assinado e autenticado e o pagamento para 60 dias, eles não são o perfil ideal.

Adendo: Caso você opte por contratar um freelancer, é importante entender a diferença de segmentos dentro do design. Dessa forma você aborda a pessoa certa. De nada adianta chegar em um UX designer pedindo para ele fazer o seu cartão de visitas. Leia esse artigo para entender melhor.