Caro jornalista, preparamos esta página com um resumo das principais perguntas que seus colegas costumam ter em relação ao mercado de coworking no país. Todas as respostas foram escritas por mim (Fernando) com o objetivo de facilitar e agilizar seu trabalho. Fique livre para citar qualquer trecho. No final do artigo, você encontra informações sobre como creditar os dados corretamente.

Se você tiver qualquer outro questionamento, não hesite em me escrever diretamente ou combinar um papo pelo WhatsApp. Para entrar em contato, clique aqui.

  1. O que é coworking?
  2. Quantos Coworking existem no Brasil? E no mundo?
  3. Quando os coworking chegaram ao Brasil?
  4. Quais são as vantagens de usar um coworking?
  5. É possível economizar movendo sua empresa para um coworking?
  6. Qual tipo de público costuma usar coworking?
  7. Quanto custa um espaço de coworking?
  8. Coworking é uma moda passageira
  9. Onde eu posso ter mais dados sobre o mercado de coworking brasileiro?
  10. Já existe o Censo 2020? Vocês têm dados mais atualizados?Quais são as tendências quando o assunto é coworking?
  11. Como este estudo é realizado? Qual é a metodologia utilizada?Quando se percebe que está na hora de ter um lugar próprio?
  12. O que vocês pensam sobre coworkings segmentados? Para moda, saúde, etc.
  13. Quais são as tendências quando o assunto é coworking?
  14. Quando o coworking passa a deixar de atender a uma empresa? Quando se percebe que está na hora de ter um lugar próprio?
  15. O que é o Coworking Brasil? Vocês são uma associação?
  16. Como posso creditar as informações dessa página?
  17. Tenho outras perguntas.

1. O que é coworking?

Coworking pode ser dividido em duas vertentes diferentes. Uma relacionada a um movimento cultural. A outra fala sobre um modelo de negócio de espaços de trabalho compartilhados.


Coworking como cultura se refere ao ato de se aproximar de pessoas que têm vontade de compartilhar conhecimentos, conhecer gente nova e desenvolver projetos em conjunto com uma comunidade mais vibrante e diversificada.


Já coworking como modelo de negócio se trata de escritórios compartilhados, onde pessoas se encontram com a finalidade de justamente exercitar a cultura coworking. Costumamos dizer que espaços de coworking são facilitadores da cultura coworking. Saiba mais: https://coworkingbrasil.org/o-que-e-coworking/

Quantos Coworking existem no Brasil? E no mundo?

Segundo os dados mais recentes do Censo Coworking Brasil, ao final de 2019 existiam 1.497 espaços de coworking no país, distribuídos em 195 municípios diferentes. Você pode ver números regionais e muitas outras informações na página do estudo.

Já no mundo, segundo o estudo Coworking Statistics (da Deskmag) atualmente existem 22.000 espaços de coworking. Você também pode conferir mais detalhes deste estudo nesse link.

3. Quando os coworking chegaram ao Brasil?

Os primeiros espaços de coworking moderno chegaram no Brasil em 2008, em São Paulo. Entre os mais antigos de que temos registro, figuram o extinto Ponto de Contato e o Impact Hub São Paulo. Ambos na capital paulista.


Existe, no entanto, uma discussão infinita sobre esse assunto no mercado. Vamos combinar: a ideia de “compartilhar um espaço de trabalho” não é a invenção da roda. Isso é feito há muito tempo de informalmente. Existem também os primos mais velhos do coworking, conhecidos como business centers. Esses já figuravam no país décadas antes de o primeiro espaço utilizar a palavra “coworking” comercialmente. 


O Coworking Brasil considera “coworkings modernos” os espaços fundados após o começo do movimento coworking, iniciado pelo Brad Neuberg em 2005. Perceba, no entanto, que até mesmo este marco é questionado eventualmente.

4. Quais são as vantagens de usar um coworking?

Espaços de coworking oferecem inúmeras vantagens para os membros. Tanto do ponto de vista pessoal, como do profissional. Frequentar um coworking, mesmo eventualmente, tem um grande impacto no dia a dia de profissionais independentes e PMEs.


Como principais vantagens, podemos citar as possibilidades de networking, troca de experiências entre profissionais de diversas áreas, encontro de possíveis clientes e fornecedores, baixa burocracia para começar, custo reduzido, flexibilidade para escalar o negócio e melhor separação da vida pessoal e profissional.


Em um estudo realizado em 2018, os 578 entrevistados que frequentavam espaços de coworking reportaram que após migrar para o espaço:

Além disso:

Você pode ver todos os dados deste estudo neste link.

5. É possível economizar movendo sua empresa para um coworking?

Com absoluta certeza. Principalmente para novos negócios que ainda não fizeram investimentos em imóveis próprios.


Quando calculado corretamente, o custo de se manter um escritório próprio, levando em consideração além do aluguel mensal, despesas indiretas como condomínio, internet, eletricidade, ar-condicionado, limpeza, material de escritório, compra de mobiliário, manutenção e reparo de móveis/equipamentos/estrutura, além, é claro, do custo de entrada e saída de um contrato de locação tradicional (seguro fiança e multa de rescisão), a economia anual fica evidente.


No entanto, a conta continua. Se o empreender considerar também o custo de manter cadeiras vazias no imóvel em momentos de crise, ou a necessidade de mudar de local em momentos de expansão, a flexibilidade de espaços de coworking se torna ainda mais atrativa.

6. Qual tipo de público costuma usar coworking?

Tradicionalmente, espaços de coworking são vistos como locais de inovação e criatividade, sendo bastante adotados por profissionais e empresas de áreas criativas ou de tecnologia. No entanto, há muito tempo o coworking deixou de ser apenas para startups descoladas. Hoje, vemos basicamente todo tipo de empresa e profissão ao circular pelos corredores de um coworking. 


Também já não é certa a afirmação de que apenas pequenas empresas e freelancers utilizam coworkings. Em Nova York, já em 2016 a Microsoft movia 1/3 do seu time para espaços de coworking. Aqui no Brasil não é diferente. Com o amadurecimento do mercado nos últimos anos, e novos espaços surgindo com grande capital de investimento, já é possível encontrar locais que suportam times de dezenas a centenas de membros.

7. Quanto custa um espaço de coworking?

Esse número varia bastante de acordo com estrutura, serviços e localização do espaço. Mas como média, no Brasil, uma estação de trabalho individual custa R$ 650,00 ao mês. 


Cidades menores e bairros mais residenciais costumam ter valores abaixo da média. Já grandes avenidas em centros de negócios importantes podem ter custos superiores.

8. Coworking é uma moda passageira?

Não. Espaços de coworking estão se proliferando desde 2005, ano após ano, em todo o mundo. Não existem dados de grandes cidades que apontem que o número de espaços não tenha crescido nos últimos 15 anos.


No Brasil, desde o primeiro Censo, realizado em 2015, em todos os anos o número de espaços aumentou. Com crescimentos expressivos:

9. Onde eu posso ter mais dados sobre o mercado de coworking brasileiro?

Anualmente, desde 2015 o Coworking Brasil divulga um estudo detalhado sobre o perfil do mercado de espaços de trabalho compartilhados. O Censo Coworking Brasil é um estudo largamente utilizado por imprensa, investidores e mercado para obter dados do segmento. Você pode conferir a versão mais recente neste link: https://coworkingbrasil.org/censo/

10. Já existe o Censo 2020? Vocês têm dados mais atualizados?

Não. O estudo é realizado sempre em relação ao ano anterior, após o fechamento fiscal das empresas. O estudo mais atual no momento apresenta os dados de 2019.

11. Como este estudo é realizado? Qual é a metodologia utilizada?Quando se percebe que está na hora de ter um lugar próprio?

Você pode conhecer mais sobre a metodologia do Censo neste link: https://coworkingbrasil.org/censo/metodologia/

12. O que vocês pensam sobre coworkings segmentados? Para moda, saúde, etc.

Você pode ver a nossa opinião sobre o assunto neste artigo: https://coworkingbrasil.org/news/coworkings-segmentados/

13. Quais são as tendências quando o assunto é coworking?

Essa é a pergunta de um milhão de dólares, certo? Apontar (e acertar) tendências em qualquer mercado é algo difícil, em um que tem pouco mais de dez anos e está em constante transformação e aprendizado é praticamente impossível.

No entanto, nós vemos um cenário bastante favorável para espaços de coworking no médio e longo prazo. Com cada vez mais empresas experimentando home office, nós acreditamos que vai ficar evidente que deslocar dezenas de pessoas para o mesmo ponto da cidade, no mesmo horário, não faz tanto sentido. Home office deve chegar com força, e com ele alguns “desprazeres” do modelo.

O coworking, na nossa visão, deve apontar cada vez mais como um meio-termo entre trabalhar de casa e pegar o trânsito para o escritório tradicional. Com cada vez mais espaços nas cidades, em algum momento o coworking vai se tornar algo comum e esperado em qualquer bairro estruturado.

Acreditamos que as pessoas devam começar a olhar o coworking como algo essencial para suas vidas e, assim como procuram escolas, farmácias, praças e padarias perto de casa, no futuro, não ter um espaço de coworking na região vai desvalorizar um imóvel.

14. Quando o coworking passa a deixar de atender a uma empresa? Quando se percebe que está na hora de ter um lugar próprio?

Similar à pergunta “coworking é para todo tipo de empresa?”, esse questionamento é bastante interessante. Na nossa visão, coworking funciona para qualquer segmento, para empresas de qualquer porte. 


Enquanto a ideia de vivenciar um ambiente de trabalho inspirador e ter acesso a um networking rico for interesse da empresa, não faz sentido migrar. Nós vemos apenas três cenários em que coworking não faz sentido:

  1. Caso a oferta de espaços não consiga suprir a demanda da empresa. Seja por falta de espaço físico ou de algum item de estrutura (como internet de qualidade, ambiente organizado, limpeza, etc.).
  2. Se a cultura interna da empresa for diferente da cultura do espaço onde ela está alocada. Um exemplo seria uma empresa que trabalha com sustentabilidade alocada em um coworking que não faz reciclagem, desperdiça recursos, etc.
  3. Quando a cultura da empresa interfere e prejudica a comunidade do espaço onde ela está inserida. Por exemplo, uma empresa com foco comercial em que a cada venda seja tocado um sino de comemoração para que todos fiquem sabendo e comemorem.

15. O que é o Coworking Brasil? Vocês são uma associação?

O Coworking Brasil é uma plataforma que conecta empreendedores incríveis com espaços de trabalho inspiradores. Nossa comunidade é formada por mais de 800 espaços de trabalho cadastrados, de todo o Brasil. Nascemos em 2012, fundado por gestores de espaços de coworking, para gestores de espaços de coworking.


Não somos uma associação e, apesar de sermos largamente respeitados pelo mercado e consultados como referência pela mídia, não representamos o mercado ou respondemos oficialmente por ele.

16. Como posso creditar as informações dessa página?

Se for uma citação, pode creditar em meu nome:
Fernando Aguirre, cofundador do Coworking Brasil.

Se forem dados do Censo, pode creditar o estudo:
Dados do Censo Coworking Brasil 2019: https://coworkingbrasil.org/censo

Por favor, não se esqueça de adicionar um link de volta para nós. Assim como respeitamos o trabalho de qualidade da imprensa e preparamos esta página com todo carinho, gostamos quando o jornalista reconhece nosso trabalho. Obrigado! 🙂

PS: além disso, também não se esqueça de enviar o link da sua matéria para que a gente possa divulgar nas nossas redes e newsletter. 

17. Tenho outras perguntas

Se você tiver mais dúvidas ou quiser bater um papo sobre a sua pauta, entre em contato com a gente pelo e-mail imprensa@coworkingbrasil.org.

Podemos te ajudar a encontrar fontes para conversar ou responder sobre assuntos que não foram abordados aqui.