Coworking para estudantes

Uma série de informações importantes para te ajudar no seu TCC ou qualquer tipo de trabalho acadêmico em geral :)

Viva por um dia como um coworker, sem qualquer custo. Conheça as opções no nosso mapa de espaços abaixo.


Então você escolheu coworking como tema para o seu trabalho de conclusão ou projeto da faculdade? Isso é incrível! Tenho certeza de que não vai se arrepender, espaços de trabalho compartilhadpoos e a cultura coworking em geral são uma temática linda de explorar. Existe muita coisa bacana para estudar, e como tudo ainda é muito novo, também existe uma carência enorme de bons trabalhos na área.

Pensando exclusivamente em você, nós criamos essa página para tentar te ajudar a desenvolver o seu estudo da melhor forma possível. A gente já esteve no seu lugar, e todo ano conversamos com dezenas de estudantes que também estão buscando informações sobre o assunto. Entao vamos lá:

A primeira coisa que você deve saber, é que existe uma diferenciação entre coworking como cultura e como modelo de negócio. Eu, particularmente, sou um apaixonado pela cultura coworking. Um movimento global de empreendedores e profissionais independentes que estão cansados do isolamento, e decidem se juntar para desenvolver seus projetos em conjunto. Para entender mais sobre a cultura coworking, você pode começar lendo o Manifesto Coworking.

E quando uma empresa consegue entender essa essência do pensando coworker, e transformar em um negócio rentável e importante para a comunidade local, é win-win. Daí, nasce um modelo de negócio que vem se expandindo mundo a fora. No Brasil, aliás, os primeiros espaços de coworking datam de 2010. Sabiba mais sobre a história do coworking [link].

O Censo Coworking Brasil

Se você está pensando em estudar este mercado, você precisa primeiro conhecer o nosso estudo. O Censo é um estudo desenvolvido por nós do Coworking Brasil, e anualmente publicado de forma aberta e gratuita. O Censo está na sua 5ª edição, e é uma das principais fontes de dado do mercado brasileiro para imprensa, investidores e público em geral.

A grande maioria das respostas que você procura vão estar nestes estudos. Não esqueça de acessar também a versão detalhada do estudo, geralmente lincada no final da página. Ela contém mais informações e você tem alguns filtros interessantes para fazer cruzamento de dados.

Por uma questão de privacidade, nós não disponibilizamos todos os filtros publicamente, já que dependendo do tipo de cruzamento de dados que você fizer, pode acabar sendo possível identificar o autor da resposta. Por esse mesmo motivo nós também não disponibilizamos dados de algumas cidades e regiões individualmente. E ainda devido a nossa preocupação com a privacidade dos espaços, a gente também não disponibiliza os dados abertos do estudo.

Talvez no futuro, quando o mercado for maior, estes dados brutos comecem a ser disponibilizados.

Coworking Survey

O Coworking Survey foi uma das primeiras pesquisas públicas sobre o assunto, e ainda hoje é disponibilizada. Eles são uma das principais referências internacionais no assunto. Diferente do Censo, o Coworking Survey é um estudo global. Você pode conhecer acessando este link.

Desenvolvendo o seu próprio estudo

Caso você não tenha encontrado as respostas que procura nos dois estudos acima, nós fortemente recomendamos que você desenvolva a sua própria pesquisa. Foque na qualidade, não na quantidade, visto que os estudos acima trazem bons dados quantitativos.

Após concluir seu estudo, se você quiser enviar pra nós, ficaremos muito felizes em ler e – talvez – enviar um feedback. Por favor, perceba que apesar de a gente querer muito te ajudar, nem sempre conseguimos tempo hábil para analisar cada um dos estudos produzidos. Mas vamos nos esforçar!

Legal, vocês podem me ajudar a divulgar a minha pesquisa?

Resposta curta: infelizmente não.

Pode parecer tentador enviar o seu formulário para gente “apenas” encaminhar para a nossa base de espaços cadastrados, mas não é tão simples.

Por diversos motivos, a gente não pode fazer isso. Mas resumidamente, muitos estudantes entram em contato com a gente pedindo isso, se a gente encaminhar todas as pesquisas, os espaços não vão gostar, sabe? Por essa razão, nós nunca divulgamos pesquisas em andamento de terceiros para a base. No entanto, repito: após o estudo concluído, se ele for interessante, talvez a gente adicione como uma indicação de leitura na nossa newsletter.

Então vocês podem enviar a lista de e-mails dos espaços para eu mesmo enviar meu formulário?

Não, claro que não. Além de ir contra os nossos termos de uso divulgar informações em massa, você realmente achou que seria assim tão fácil? Nenhuma plataforma ou organização do mercado vai liberar o seu mailing para terceiros.

Novamente, nossa sugestão é você focar na qualidade. Encontre 5 ou 10 espaços da sua região e converse diretamente com eles. Visite o espaço, entenda como eles funcionam, tente conversar com os gestores. Analise profundamente esses espaços, e use os dados quantitativos dos estudos já existentes. Assim você estará criando algo realmente novo no seu trabalho.

Como citar o Coworking Brasil corretamente:

Seja o censo, ou qualquer artigo publicado no nosso blog, você sempre poderá usar os dados livremente e sem prévio contato. Você só precisa citar a gente como fonte original do estudo. Pra te ajudar, segue o formato correto segundo a ABNT:

Se a fonte é o Censo:

COWORKING BRASIL. Censo Coworking Brasil 2019. 2019. Disponível em: https://coworkingbrasil.org/censo/2019. Acesso em: 1º jan. 2019.

Se a fonte é um artigo do blog:

FERNANDO AGUIRRE. Coworking para founders: o que você vende?. 2015. Disponível em:https://coworkingbrasil.org/news/coworking-para-founders-o-que-voce-vende/. Acesso em: 1º jan. 2019.

Leituras recomendadas:

Basicamente qualquer leitura do nosso blog provavelmente será interessante para o seu trabalho, mas aqui vai as que acreditamos que te ajuda mais:

Ainda possui dúvidas?

Se após você ler todo o material recomendado aqui, você ainda tem dúvidas que acredita que a gente possa te ajudar, preencha o formulário abaixo que faremos o possível para te responder a tempo.

Eu provavelemnte não deveria te lembrar disso, mas lembre-se que podemos demorar para responder. Não deixe para a última hora 🙂

Boa sorte no trabalho!

Lista de trabalhos acadêmicos sobre Coworking:

Abaixo um compilado de trabalhos acadêmicos que falam sobre coworking no Brasil. Você pode usar essa lista para entender o que já foi abordado, e procuirar novos pontos de vista. Se o seu trabalho não está nessa lista, você pode entrar em contato com a gente para incluir.

[form]