Então você escolheu coworking como tema para o seu trabalho de conclusão ou projeto da faculdade? Isso é incrível! Tenho certeza de que não vai se arrepender, espaços de trabalho compartilhadpoos e a cultura coworking em geral são uma temática linda de explorar. Existe muita coisa bacana para estudar, e como tudo ainda é muito novo, também existe uma carência enorme de bons trabalhos na área.

Pensando exclusivamente em você, nós criamos essa página para tentar te ajudar a desenvolver o seu estudo da melhor forma possível. A gente já esteve no seu lugar, e todo ano conversamos com dezenas de estudantes que também estão buscando informações sobre o assunto. Entao vamos lá:

A primeira coisa que você deve saber, é que existe uma diferenciação entre coworking como cultura e como modelo de negócio. Eu, particularmente, sou um apaixonado pela cultura coworking. Um movimento global de empreendedores e profissionais independentes que estão cansados do isolamento, e decidem se juntar para desenvolver seus projetos em conjunto. Para entender mais sobre a cultura coworking, você pode começar lendo o Manifesto Coworking.

E quando uma empresa consegue entender essa essência do pensando coworker, e transformar em um negócio rentável e importante para a comunidade local, é win-win. Daí, nasce um modelo de negócio que vem se expandindo mundo a fora. No Brasil, aliás, os primeiros espaços de coworking datam de 2010. Sabiba mais sobre a história do coworking [link].

O Censo Coworking Brasil

Se você está pensando em estudar este mercado, você precisa primeiro conhecer o nosso estudo. O Censo é um estudo desenvolvido por nós do Coworking Brasil, e anualmente publicado de forma aberta e gratuita. O Censo está na sua 5ª edição, e é uma das principais fontes de dado do mercado brasileiro para imprensa, investidores e público em geral.

A grande maioria das respostas que você procura vão estar nestes estudos. Não esqueça de acessar também a versão detalhada do estudo, geralmente lincada no final da página. Ela contém mais informações e você tem alguns filtros interessantes para fazer cruzamento de dados.

Por uma questão de privacidade, nós não disponibilizamos todos os filtros publicamente, já que dependendo do tipo de cruzamento de dados que você fizer, pode acabar sendo possível identificar o autor da resposta. Por esse mesmo motivo nós também não disponibilizamos dados de algumas cidades e regiões individualmente. E ainda devido a nossa preocupação com a privacidade dos espaços, a gente também não disponibiliza os dados abertos do estudo.

Talvez no futuro, quando o mercado for maior, estes dados brutos comecem a ser disponibilizados.

Coworking Survey

O Coworking Survey foi uma das primeiras pesquisas públicas sobre o assunto, e ainda hoje é disponibilizada. Eles são uma das principais referências internacionais no assunto. Diferente do Censo, o Coworking Survey é um estudo global. Você pode conhecer acessando este link.

Desenvolvendo o seu próprio estudo

Caso você não tenha encontrado as respostas que procura nos dois estudos acima, nós fortemente recomendamos que você desenvolva a sua própria pesquisa. Foque na qualidade, não na quantidade, visto que os estudos acima trazem bons dados quantitativos.

Após concluir seu estudo, se você quiser enviar pra nós, ficaremos muito felizes em ler e – talvez – enviar um feedback. Por favor, perceba que apesar de a gente querer muito te ajudar, nem sempre conseguimos tempo hábil para analisar cada um dos estudos produzidos. Mas vamos nos esforçar!

Legal, vocês podem me ajudar a divulgar a minha pesquisa?

Resposta curta: infelizmente não.

Pode parecer tentador enviar o seu formulário para gente “apenas” encaminhar para a nossa base de espaços cadastrados, mas não é tão simples.

Por diversos motivos, a gente não pode fazer isso. Mas resumidamente, muitos estudantes entram em contato com a gente pedindo isso, se a gente encaminhar todas as pesquisas, os espaços não vão gostar, sabe? Por essa razão, nós nunca divulgamos pesquisas em andamento de terceiros para a base. No entanto, repito: após o estudo concluído, se ele for interessante, talvez a gente adicione como uma indicação de leitura na nossa newsletter.

Então vocês podem enviar a lista de e-mails dos espaços para eu mesmo enviar meu formulário?

Não, claro que não. Além de ir contra os nossos termos de uso divulgar informações em massa, você realmente achou que seria assim tão fácil? Nenhuma plataforma ou organização do mercado vai liberar o seu mailing para terceiros.

Novamente, nossa sugestão é você focar na qualidade. Encontre 5 ou 10 espaços da sua região e converse diretamente com eles. Visite o espaço, entenda como eles funcionam, tente conversar com os gestores. Analise profundamente esses espaços, e use os dados quantitativos dos estudos já existentes. Assim você estará criando algo realmente novo no seu trabalho.

Como citar o Coworking Brasil corretamente:

Seja o censo, ou qualquer artigo publicado no nosso blog, você sempre poderá usar os dados livremente e sem prévio contato. Você só precisa citar a gente como fonte original do estudo. Pra te ajudar, segue o formato correto segundo a ABNT:

Se a fonte é o Censo:

COWORKING BRASIL. Censo Coworking Brasil 2019. 2019. Disponível em: https://coworkingbrasil.org/censo/2019. Acesso em: 1º jan. 2019.

Se a fonte é um artigo do blog:

FERNANDO AGUIRRE. Coworking para founders: o que você vende?. 2015. Disponível em:https://coworkingbrasil.org/news/coworking-para-founders-o-que-voce-vende/. Acesso em: 1º jan. 2019.

Leituras recomendadas:

Basicamente qualquer leitura do nosso blog provavelmente será interessante para o seu trabalho, mas aqui vai as que acreditamos que te ajuda mais:

Ainda possui dúvidas?

Se após você ler todo o material recomendado aqui, você ainda tem dúvidas que acredita que a gente possa te ajudar, preencha o formulário abaixo que faremos o possível para te responder a tempo.

Eu provavelemnte não deveria te lembrar disso, mas lembre-se que podemos demorar para responder. Não deixe para a última hora 🙂

Boa sorte no trabalho!

Lista de trabalhos acadêmicos sobre Coworking:

Abaixo um compilado de trabalhos acadêmicos que falam sobre coworking no Brasil. Você pode usar essa lista para entender o que já foi abordado, e procuirar novos pontos de vista. Se o seu trabalho não está nessa lista, você pode entrar em contato com a gente para incluir.

Coworking: um novo conceito dos espaços de trabalho e o desafio da escolha da configuração adequada pelo empreendedor
https://drive.Google.Com/file/d/125a9exptsi5nbqlk_bsui9in5be9oe-m/view
João Batista de Almeida Júnior, 2018

Coworking como modalidade e espaço de trabalho: uma análise bibliométrica
https://www.revistas.usp.br/cpst/article/view/125804
Paloma Fraga Medina, Edite Krawulski, 2015

Desenvolvimento de competências empreendedoras em ambiente colaborativo: uma análise com profissionais que atuam em escritórios de coworking/entrepreneurial
https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/at/article/view/10425
Patrinês Aparecida França Zonatto, Amanda Paterno Sbissa, Fernando César Lenzi, Vinícius Costa Da Silva Zonatto, 2017

Coworking Spaces: Concepts, Types and Features
https://www.researchgate.net/profile/joao_geraldo_campos/publication/282701860_coworking_spaces_concepts_types_and_features/links/562f830608aeb2ca696223b7.pdf
João Geraldo C. Campos, Clarissa Teixeira, Ademar Schmitz. November 2015

Relações públicas e produção audiovisual: vídeo institucional do Cardume Coworking
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/5674
Ana Beatriz Cova, 2019

COWORKING: Estudo bibliométrico no estabelecimento de um novo modelo de negócio
https://singep.org.br/6singep/resultado/89.pdf
Paulo Isnard , Jorge Tadeu de Ramos Neves , José Marcos Carvalho de Mesquita, 2017

Ambientes de trabalho compartilhados: o desafio de projetar espaços de coworking
http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/1065
Fabiana Mendes de Mendonça, Alexandre Vergínio Assunção, 2018

Arquitetura comercial: centro comercial e coworking na cidade de passo fundo/RS
https://www.imed.edu.br/uploads/luciano%20bertolini%20yuan%20junior(1).pdf
Luciano bertolini Yuan Junior, 2018

Coworking como novo modelo de negócio: um estudo de qualidade percebida pelo consumidor e suas expectativas
http://revistapensar.com.br/administracao/pasta_upload/artigos/a180.pdf
Maviane dos Santos, Ana Paula Gomes Braga Coelho, 2018

COWORKING: Uma nova forma de pensar em um Ambiente de Trabalho
http://revista.faqi.edu.br/index.php/revista1/article/view/67
Luiza Gonçalves, Bruna Medina, Fabiana Consul Mendes 2016

Consumo colaborativo e valores pessoais: um estudo sobre o comportamento de consumo dos usuários de coworking em Recife
https://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/8364
Rebeka coelho de almeida Alves, 2018

Uma nova configuração do trabalho: análise interpretativa da literatura de coworking
http://www.periodicos.ufc.br/contextus/article/view/33165
Clarissa Carneiro Mussi,Breno Nakao, 2018

Espaços de coworking como fomentadores ao ecossistema empreendedor: O caso brasileiro do CUBO
https://www.revistaespacios.com/a16v37n27/16372720.html
Fernando Ventura de Oliveira; Fernando Luiz Freitas Filho; Edgar Augusto Lanzer, 2016

Coworking: o modelo de trabalho do futuro
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/38529/38529.pdf
Sharon Paskin Szenkier, 2018

A governança e o compartilhamento de conhecimento nos serviços de coworking
http://search.proquest.com/openview/5d2c7f167c5899c15748a537aee1213b/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2034372
Aline Narciza Souza, Serje Schmidt, Dusan Schreiber, Mary Sandra Guerra Ashton , 2019

Economia Colaborativa e Afroempreendedorismo: Uma análise sobre articulação desses dois conceitos no UJAMAA Coworking
http://periodicos.unb.br/index.php/regis/article/download/21164/19499
Ana Karoline dos Santos Limaa, Tânia Moura Benevides, 2018

Pesquisa de comportamento de consumo de escritórios de coworking
https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/67460
Henrique Heckler, 2012

Consumo colaborativo e sustentabilidade: uma análise da atitude pró-ambiental dos coworkers
http://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/35465
Melina Abu-Marrul Martins Corrêa Furtad, Douglas Heimbecker, Claudia Buhamra Abreu Romero, 2018

Consumo colaborativo e sustentabilidade: uma análise da atitude pró-ambiental dos coworkers
http://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/35465
Melina Abu-Marrul Martins Corrêa Furtad, Douglas Heimbecker, Claudia Buhamra Abreu Romero, 2018

Compartilhar é cool: o coworking é a nova cara do trabalho do empreendedor jovem, qualificado e flexível
https://www3.eco.unicamp.br/images/arquivos/carta-social-e-do-trabalho-36.pdf#page=66
Breilla Zanon, 2017

ESPAÇO COWORKING: Proposta de implantação de escritórios compartilhados
http://192.100.247.84/handle/prefix/830
Andreza Miranda Ferreira, 2018

Economia solidária como estratégia de distribuição de riqueza e desenvolvimento econômico e social no brasil
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184973
Bruno Carias Vidal, 2018

Coworking: um modelo que representa a relação da sociedade atual com o trabalho
https://repositorio.unesp.br/handle/11449/156485
Júlia Okubo, 2018

A inteligência de negócios como fonte de vantagem competitiva em micro e pequenas empresas presentes em espaços de coworking em Curitiba
http://www.acervodigital.ufpr.br/handle/1884/45548
Dênis Silva Junior, 2016

Como vender um espaço compartilhado voltado para Gastronomia
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/32408/32408.pdf
Ana Luiza Guimarães Barreto, 2017

Análise da viabilidade econômica e financeira em um ambiente de coworking
https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/salao_ensino_extensao/article/view/17154
Betina Brust, Clari Schuh, 2017

As práticas que sustentam o trabalho colaborativo em espaços de coworking e o papel das tecnologias de informação e comunicação: estudo de caso da Goma
https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/16222
Luiza Affonso Ferreira Mesquita, 2016

Método de avaliação da qualidade para ambientes de trabalho compartilhado
http://navus.sc.senac.br/index.php/navus/article/view/788
Renata Pizoni, Janaína Pereira Guimarães, Edson Pacheco Paladini, 2018

Processos e Táticas de Comunicação Integrada de Marketink na Dimensão de Coworkings da Região De Curitiba
http://portalintercom.org.br/anais/sul2018/resumos/r60-0810-1.pdf
Laci Farias da Silva, Clóvis Teixeira Filho, 2018

Coworking: articulando significados culturais do trabalho no engajamento de indivíduos para a ação coletiva
https://attena.ufpe.br/handle/123456789/18582
Raphael Moreira do Santos. 2016

Plano de negócios para viabilidade de implantação de um coworking imobiliário no município de Matinhos-PR
http://www.acervodigital.ufpr.br/handle/1884/54750
Ticiane Zacreska, 2017

A evolução tecnológica e o desenvolvimento das cidades: o potencial das tecnologias digitais no gerenciamento das cidades contemporâneas
http://www.amigosdanatureza.org.br/publicacoes/index.php/gerenciamento_de_cidades/article/view/1904
Roberta Betania Ferreira Squaiella, Roberto Righi, Maria Victoria Marchelli, 2018

A economia compartilhada na região metropolitana de campinas: vantagens e desvantagens
http://www.eumed.net/rev/caribe/2017/08/economia-campinas.html
André Lopes Benito, Reinaldo Dias, 2017

Coworking: uma construção discursiva do trabalho em torno de mecanismos de poder biopolítico
https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/27715
Eliane Ferreira dos Santos, 2019

O uso de incubadoras e escritórios de coworking para o desenvolvimento de novos negócios na percepção de empreendedores sergipanos
https://ri.ufs.br/handle/riufs/10230
Ryan Santana do Sacramento, 2017

Análise do modelo de negócio coworking: uma proposta para a UFPB
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13427
Rafaela Ribeiro Monteiro Gomes, 2017

O compartilhamento de conhecimento entre empresas: um estudo em espaços de coworking
https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/200492
Robson Sotoriva Piccini, 2019

Carreiras de profissionais que atuam em coworking: entre os novos arranjos e os velhos hábitos de trabalho
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/168250
Paloma Fraga Medina, 2016

Criatividade aberta: experiências sobre a ação em rede em ambientes de coworking
https://attena.ufpe.br/handle/123456789/33722
Bárbara Sotero Caio Gonçalves, 2019

O consumo colaborativo na contemporaneidade: um estudo sobre a fanpage Consumo Colaborativo CC – Brasil
https://repositorio.ufsm.br/handle/1/2058
Diego Gabbi Azevedo, 2014

Uma configuração alternativa do trabalho: coworking e o seu papel no desempenho organizacional
http://www.riuni.unisul.br/handle/12345/4771
Breno Henrique Tomiyoshi Nakao, 2017

Empreendedorismo, colaboração e coworking: análise dos discursos do Impact Hub São Paulo e de seus membros
http://tede2.espm.br/handle/tede/237
Marcelo May Spina Junior, 2017

Sobre o papel da confiança e das tecnologias digitais de comunicação nas experiências de economia colaborativa
http://www.seminariodosalunos.com/pdf/2015/ramon-bezerra.pdf
Ramon Bezerra Costa, 2015

Análise da influência da cultura de coworkings na cultura organizacional de clientes residentes
http://ucs.br/etc/revistas/index.php/rbgi/article/view/6002
Aline Bentes Ramos, Fabiula Meneguete Vides da Silva, 2019

Ambientes de inovação para a indústria criativa
http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/5232
Marcela Guimarães Silva, Tiago Costa Martins, 2018

Plano de negócios cozinhas industriais compartilhadas
http://www.acervodigital.ufpr.br/handle/1884/53345
Luiz Felipe de Oliveira Trugillo, 2016

Flexibilização das relações de trabalho : insegurança para os trabalhadores
https://juslaboris.tst.jus.br/handle/20.500.12178/141969
José Dari Krein, 2018

Carbon: plataforma on-line para colaboração e inovação em Projetos
https://felipesineta.co.nz/wp-content/uploads/2019/04/plataforma-carbon.pdf
Felipe Engel Sineta, Vinicius Gomes Dos Santos, 2018

EMPREENDEDORISMO INOVADOR: Um estudo sobre a contribuição dos ambientes de inovação em Instituições de Ensino Superior em São Luís do Maranhão.
https://rosario.ufma.br/jspui/handle/123456789/1959
Thaynara Pereira NUNES, 2018

Projeto de mobiliário móvel para realização de teletrabalho
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/181945
Maria Clara Uba Crestani, 2017

Projeto executivo fluxos design colaborativo
http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/33129/3/2016_tcci_skdonmoura.pdf
Sergio Klisman Do Nascimento Moura, 2016

Estratégia para a criação de um projeto empreendedor: Consultoria Infra TI
http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3799
Marcus Paulo Linares Rodrigues, 2018

A construção colaborativa de um processo de design estratégico junto com a rede das casas colaborativas de Porto Alegre
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/unisinos/6638
Aron Krause Litvin, 2017C

Gestar o bem social: a mãe e a criança como protagonistas na arquitetura
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197074
Priscila Stoeberl Accordi, 2018

Análise de viabilidade técnica e econômica de abertura de um escritório compartilhado na cidade de João Monlevade-MG.
http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/833
Mário César Lacerda Azevedo Peixoto, 2018

A evolução do teletrabalho: uma análise crítica do modelo na nova sociedade da tecnologia e da informação https://attena.ufpe.br/handle/123456789/24055
Débora Cunha SAMPAIO, 2018

Trabalho colaborativo: estudos de caso na cidade do Rio de Janeiro
http://pantheon.ufrj.br/handle/11422/803
Priscila Giuliani da Silveira, 2014

Modelos de negócio na economia compartilhada: uma investigação multi-caso
http:// https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/15184
Ana Luisa Ilha Villanova, 2015

Espirale – mobiliário multifuncional para escritórios
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5239
Jéssica Cassia da Veiga, 2018

O trabalhador de escritório e as tics: Percepções das mudanças no cotidiano do trabalho
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/31982/31982.pdf
Anette Maria Correia da Costa, 2017

Consumo Colaborativo como diretriz indispensável para a concretização do Estado de Direito Ecológico na Era do Antropoceno
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188182
Caroline da Rosa Vizeu da Silva, 2018

Teletrabalho no segmento de tecnologia da informação: Estrutura e proteção jurídica no ordenamento brasileiro
http://www.sobratt.org.br/site2015/wpcontent/uploads/2016/09/300916_tcc_lays-yuri-yamamoto.pdf
Lays Yuri Yamamoto, 2016

Ambientes de inovação e mecanismos de geração de empreendimentos: Estudos de caso sobre a economia criativa na cidade do Rio de Janeiro
http://www.genesis.pucrio.br/media/biblioteca/tese_julia_zardo_2017_pped_ie.pdf
Julia Bloomfield Gama Zardo, 2017

San Pedro Valley: espaços de ambiência e desenvolvimento de um ecossistema empreendedor
https://repositorio.fumec.br/handle/123456789/128
Rachel Matos Dornelas, 2018

Gestão organizacional e criatividade: Uma análise das empresas da indústria criativa do feevale techpark
https://biblioteca.feevale.br/vinculo2/000011/00001180.pdf
Tamires Becker, 2017

O poder da colaboração: cenários para a atuação dos coworkings como pontos focais no desenvolvimento de novos modelos para a moda sustentável
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/unisinos/7142
Karine de Mello Freire, 2018

Modelos de negócios em coworkings : uma análise a partir da dinâmica de criação, configuração e apropriação de valor
http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/4025
Alessandro Paes dos Reis, 2019

A expansão da economia colaborativa e a necessidade de uma economia sustentável: um panorama do debate atual
http://pantheon.ufrj.br/handle/11422/5031
Eduardo Bacil Monteiro Dias, 2016

Da indústria ao design utópico dos Fab Labs: uma análise de experiências na cidade de São Paulo
http://sitios.anhembi.br/tedesimplificado/handle/tede/1713
Elton Reis Monezi, 2018

Geração fazedores : o trabalho na indústria criativa do Distrito Federal
http://repositorio.unb.br/handle/10482/34657
A
lice Roberte de Oliveira, 2019

“Eu tenho um ambiente maravilhoso, mas eu tenho um ambiente enorme de incertezas”: Prazer e sofrimento no trabalho no contexto das startups
https://tede2.ufma.br/jspui/handle/tede/1825
Heitor Natividade Oliveira, 2017

O uso de imagens para a apreensão da cultura: uma abordagem baseada na filosofia peirceana
http://www.riuni.unisul.br/handle/12345/3628
Cynthia Hansen, 2017

Orquestração de ecossistemas de inovação: estudo de caso sobre o Paralelo Vivo hub de inovações sustentáveis
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/unisinos/5704
Juliano Leite Forster, 2016

Comunidades de marca como estratégia de relacionamento com os públicos
https://www.acervodigital.ufpr.br/handle/1884/58759
Bruno Almeida Pinto Schwarzer, 2018

Comparação do desempenho energético entre sistema de condicionamento de ar com distribuição pelo piso e pelo teto, utilizando o modelo computacional energyplus
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3153/tde-13072018-111127/en.php
Gabriel Adão Borges, 2018

Human Smart Cities – O cenário brasileiro e a importância da abordagem joined-up na definição de Cidade Inteligente
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/32955/32955.pdf
Anne Aune, 2017

O agir do/a revisor/a de textos sob uma perspectiva social e interacionista
http://www.repositorio.ufpel.edu.br/handle/prefix/4813
Mayara Espindola Lemos, 2019

Marketing e a geração de demanda: perspectivas para a valorização e fortalecimento e do transporte coletivo urbano de Belém
https://repositorio.itl.org.br/jspui/handle/123456789/37
Paulo Victor Serafim Pessoa, Rejane Leite Oliveira,Tahissa Tamanqueira Dedini, 2018

Urbanismo entre pares cidade e tecnopolítica
http://blog.indisciplinar.com/wp-content/uploads/2015/10/urbanismo-entre-pares-cidade-e-tecnopol%c3%adtica.pdf
Ana Isabel de Sá, 2015

Coworking: um novo conceito dos espaços de trabalho e o desafio da escolha da configuração adequada pelo empreendedor
https://drive.google.com/file/d/125a9exptsi5nbqlk_bsui9in5be9oe-m/view
João Batista de Almeida Júnior, 2018

Análise do projeto de implantação de uma empresa de Coworking na cidade de fortaleza
http://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/37090/3/2016_tcc_bbmenezes.pdf
Beatriz Bisól Menezes, 2016