Quando se fala em espaços compartilhados, logo se pensa em profissionais que trabalham basicamente em seus notebooks sem desgrudar da internet um só minuto. Em grande parte, sim, os coworkers costumam ser um público jovem, antenado e com profissões que há 10 anos sequer existiam – pelo menos não como nos moldes atuais. É aí então que o coworking para psicólogos entra para mostrar que as áreas mais tradicionais também se beneficiam dessa nova forma de trabalhar. 

Redução de custos é ponto chave para quem está começando

Logo de cara podemos perceber como a redução de custos é um ponto muito tentador para os especialistas da Psicologia. Todo início de carreira é difícil e, quando você precisa cuidar de tudo sozinho, inclusive das despesas para manter seu negócio de pé, os obstáculos podem acabar virando maioria na sua trajetória profissional. 

Dessa forma, não há porque ficar se preocupando em montar uma sala comercial com inúmeros concorrentes diretos no mesmo prédio quando se pode criar um espaço totalmente inovador em um escritório compartilhado. 

Com a estrutura de um coworking, um psicólogo pode atender clientes, fazer networking para novas parcerias de trabalho e, se for do perfil dele, ainda pode utilizar o espaço para promover palestras, cursos e eventos de debate na comunidade. 

Esse foi o caso da Débora Cristina Welter que inicialmente só iria utilizar o Moretto e Fogaça – Consultoria e Coworking para a realização de um curso. A experiência foi tão bacana que ela passou também a fazer lá os seus atendimentos individuais para psicoterapia, avaliação psicológica e orientação profissional. “Também é vantajoso na questão custo/benefício, visto que, no início da carreira investimos muito e é difícil e desnecessário manter um aluguel individual”, opina Débora. 

Tranquilidade para atender os pacientes

Por ser um ambiente de trabalho compartilhado, muita gente se questiona como os psicólogos farão seus atendimentos clínicos sem que haja um constrangimento do paciente. Mas é claro que as consultas privadas serão feitas em salas compatíveis, uma vez que a maioria dos coworkings já oferecem uma grande porcentagem de seus espaços em salas privadas. 

O bacana é que o profissional pode fechar um acordo especial com o escritório, com parte de seu tempo trabalhando em estações compartilhadas e o restante do tempo, quando for fazer atendimentos, pode ocupar uma sala privativa ou ainda uma sala de reuniões. Opções não faltam! 

Outro ponto positivo é que muitas vezes o cliente pode se sentir um pouco tenso em ambientes que lembrem consultórios médicos muito formais e padronizados. Para uma consulta com um psicólogo, é importante que o paciente se sinta confortável, e nisso o ambiente mais leve de um coworking pode ajudar muito. 

 

Se você é psicólogo e nunca havia pensado nessa possibilidade de atuar em um coworking, que tal fazer essa experiência? Caso você faça essa escolha, não esqueça de vir contar pra gente como foi, ok? Aqui neste link você pode conferir quais são os espaços disponíveis mais próximos da sua casa para fazer uma visita. 

 

Leia também: