Coworking para profissionais de TI: uma sólida realidade

A integração nos espaços compartilhados é uma ótima forma de expandir as experiências profissionais.

Imagem Coworking para profissionais de TI: uma sólida realidade

Já contamos em diversos posts aqui no blog na nossa série sobre coworkings e profissões que até mesmo as carreiras mais tradicionais têm apostado nos espaços compartilhados. Imaginar um advogado ou um contador tralhando em um coworking pode ser difícil para muitos, mas esse é um cenário cada vez mais real. Já o coworking para profissionais de TI não é mais uma tendência e faz tempo. A área de tecnologia foi uma das primeiras a abraçar essa modalidade de escritórios, mesmo quando todos ainda desconfiavam.

Melhorar a rotina e a produtividade

Para Thiago Bruno, profissional de TI, o coworking já é um velho conhecido, que ele utiliza há pelo menos 5 anos. Sabemos que, para muitas empresas, ter uma sede própria parece sinônimo de status e de uma grande conquista, mas chega uma hora que os custos fixos e o trabalho de gestão acabam ficando pesados.

Foi assim com a Geração Web, empresa em que o Thiago é CEO. Há cerca de um ano eles decidiram, por conta da expansão do negócio, migrar para um coworking. Hoje, não só os sócios como os colaboradores trabalham em uma sala privada no LocPrime Workplace, na Zona Leste de São Paulo.

A decisão não gerou apenas a redução de custos, mas uma melhora na relação e nas experiências com os clientes da empresa. “O pessoal que trabalha no coworking torna o nosso dia a dia muito mais legal, nos dá apoio sempre que precisamos e ainda recebe bem nossos clientes. Todo esse conjunto é que contribui muito para o nosso negócio, pois podemos focar e nos dedicar muito mais no serviço com uma experiência incrível agregada para nossos clientes”, conta Thiago.

Sem ter que se preocupar com os perrengues de gerir um espaço, os profissionais e pequenas empresas acabam podendo se dedicar mais ao produto ou serviço que vendem. A melhora nas relações de trabalho é uma das principais vantagens que aparecem no dia a dia.

coworking para profissionais de TI

Para Mayara Morais, profissional de TI na área de Data Science que hoje trabalha no Coworking Girassol, em São José dos Campos, o escritório compartilhado agregou muito para a rotina. “Trabalhar no ambiente do coworking particularmente me fez estar mais conectada com os meus colegas de trabalho. Isso é um ganho que reflete positivamente tanto tecnicamente na minha profissão, por estar próxima deles e ter a oportunidade de compartilhar ideias e informações da área, como pessoalmente também, já que criar uma relação mais amigável transforma todo um ambiente de trabalho para melhor”, explica.

E quando perguntamos para a Mayara sobre por que o coworking é positivo para a área de TI, ela relata sobre a importância das trocas. “Tecnologia está muito além de dominar apenas ferramentas e técnicas, é preciso também entender os problemas, os cenários que existem dentro deles e trabalhar em equipe para que a melhor solução seja encontrada. Essa troca de informações que o coworking possibilita com certeza é um grande agregador”, opina.

Interações reais para sair da própria bolha

Às vezes não percebemos, mas quando nos cercamos apenas de amigos e profissionais que compartilham dos mesmos interesses, ficamos vivendo a nossa própria bolha. Até a internet e as redes sociais proporcionam isso, uma vez que podemos escolher o que consumimos e podemos ocultar o que não nos agrada (ou então os algoritmos fazem isso pra gente).

Para os profissionais da tecnologia, que muitas vezes podem trabalhar por conta ou distantes de suas equipes, o coworking pode ser a fórmula perfeita para sair da bolha. “Trabalhar com tecnologia é, por muitas vezes, estar vidrado na frente do computador e esquecer de coisas básicas como o contato com outras pessoas. Desta forma, o coworking possibilita que a interação aconteça de forma natural e muitas vezes surpreendente”, relata Mayara.

A grande variedade de formas de interagir através da internet pode ser uma tentação para quem pode fazer todo seu trabalho diante de uma tela. Mas, como já falamos aqui neste artigo sobre a importância do networking presencial, nada substitui a interação humana.

Conhecer outras realidades e ampliar os horizontes

Por último, outro ponto bastante positivo dos coworkings para profissionais de TI é a riqueza do convívio com pessoas de diferentes áreas. “Ao encontrar alguém para bater um papo ao tomar um café, tenho a oportunidade de falar com pessoas de segmentos que eu provavelmente não teria tanto contato no dia a dia, fora os eventos que o próprio coworking promove entre os coworkers”, conta Thiago.

Os espaços compartilhados ajudam a expandir os horizontes e podem mostrar possibilidades que nunca havíamos imaginado. “Frequentar um coworking possibilita também conhecer pessoas, vivências, profissões e modos de trabalho que dificilmente poderiam ser encontrados em outro lugar. Isso com certeza agrega uma bagagem tanto profissional como pessoal à vida de qualquer pessoa”, garante Mayara.

Tem uma experiência bacana sobre a sua relação com coworking para relatar pra gente? Deixa teu comentário pra gente!

E se você está em busca de coworkings para profissionais de TI, dá uma olhada aqui na nossa lista de espaços por todo Brasil!

 

Leia também:

303

Espaços de Coworking conhecidos
em São Paulo

Alterar região ↺

Experimente trazer a sua empresa para um ambiente
mais inspirador, ágil e flexível.

Conheça todos espaços em São Paulo Eu não estou em São Paulo ↺