95 espaços de coworking para experimentar gratuitamente

Viva por um dia como um coworker, sem qualquer custo. Conheça as opções no nosso mapa de espaços abaixo.

Veja todos os locais

Viva por um dia como um coworker, sem qualquer custo. Conheça as opções no nosso mapa de espaços abaixo.

.

Os espaços de trabalho compartilhado tem se multiplicado no Brasil com uma velocidade impressionante. Inicialmente casa de profissionais independentes e empresas mais inovadoras, hoje adotar um coworking como escritório da sua empresa já é muito mais comum que parece.

Advogados, programadores, jornalistas, contadores, designers. Todo tipo de profissional e empresa tem visto os espaços de coworking como uma forma de utilizar o ambiente de trabalho para evoluir seus projetos mais rápido. Conversando com quem frequenta estes espaços, 72% deles afirmam que tiveram melhora no seu networking profissional, e 77% um aumento de produtividade desde que migraram para um coworking.

E se você gostaria de vivenciar esse modelo, e analisar se faz sentido na sua rotina, temos uma ótima notícia. Pra quem é de São Paulo, encontrar um coworking gratuito é fácil. Existem opções conhecidas na cidade. Mas caso você não esteja na capital paulista, não tem problema: certamente existe um espaço na sua região que oferece ao menos uma diária grátis para que você conheça a atmosfera.

Espaços que oferecem uma diária grátis de coworking

Promocionalmente, diversos locais oferecem a opção de você testar por um dia aquele espaço sem custos. Você vai, leva seu notebook, e curte a comunidade e benefícios do coworking. Se você gostar, pode voltar outro dia. Na maioria você pode comprar diárias avulsas, sem precisar se comprometer com um plano mensal.

Se por algum motivo você não curtir a experiência, não desista. Existe muitos espaços, e eles são completamente diferentes uns dos outros. Procure outro que oferece a mesma promoção e experimente :)

95 espaços diferentes

46 cidades pelo país

.
.

Como aproveitar ao máximo sua experiência num coworking

Importante: normalmente você só tem uma chance de visitar um coworking gratuitamente. Então não desperdice! Chegue cedo no local, passe o máximo de tempo possível. Tente entender qual a “vibe” do espaço, e se ela combina com a sua. Algumas dicas legais:

  • Agende com antecedência sua visita, assim o pessoal pode se preparar pra te receber. Às vezes até rola algum brinde!
  • Como falamos, tente passar o dia completo por lá. O clima do espaço pela manhã pode ser totalmente diferente da tarde, depende muito de quem está presente no momento.
  • Converse com os gestores do espaço, entenda as regras da casa, e principalmente, o que eles pensam sobre coworking. Tente identificar se estão apenas te alugando uma cadeira ou se vão te ajudar a desenvolver seus objetivos.
  • Falando em objetivo, qual é o seu? Ser mais produtivo? Conhecer pessoas novas? Frequentar eventos vibrantes? Cada espaço tem um perfil diferente, encontre o que se alinha com seu objetivo.
  • Tente consultar a agenda do coworking e descobrir se terá algum evento no dia. Isso pode ser bom ou ruim, depende do tipo de interação que você está buscando.
  • Se apresente para os colegas que você esbarrar. Não precisa sair distribuindo cartões de visita mesa a mesa (aliás, não faça isso), mas não deixe de aproveitar o momento do café para conversar com quem está por lá. Descubra o que eles fazem, como você pode ajudá-los e vice versa.
  • Aliás, se você tem um problema específico no seu negócio, é uma boa ideia logo no início conversar com os gestores e perguntar se eles conhecem alguém no espaço que pode te ajudar com esse problema. Gestores de espaços adoram apresentar seus coworkers uns aos outros.
  • E claro, faço o contrário também. Frequente as areas comuns do espaço e aproveite para conversar com os coworkers mais antigos sobre o próprio espaço. O que eles pensam do local? Dos gestores? A internet é boa mesmo ou é só propaganda?

Por fim, perceba que apenas um dia é muito pouco pra você tirar uma conclusão tanto sobre o espaço que você visitou, como sobre a ideia de migrar o seu escritório para um espaço compartilhado. Idealmente, tente percorrer outros locais, conhecer outras comunidades até encontrar a sua.

Se gostou do espaço, mas ainda tem dúvidas, não hesite em contratar alguns dias extras depois da sua experiência inicial. Como falamos, a vibe da segunda pela manhã é completamente diferente da quinta de tarde.

Você pode durante alguns meses ir um ou dois dias por semana no local e sentir a diferença, além de avaliar como essa mudança tem refletido na sua vida. Quando se sentir confortável, pense sobre assinar um plano mensal no local. Geralmente tem descontos interessantes em relação ao valor diário :)

Boa jornada!