Uma das perguntas mais frequentes que recebemos é: “você acha que há demanda suficiente na minha cidade para abrir um coworking?”. Pra nós é um pouco complexo responder essas questões individualmente, uma vez que o Brasil é um território imenso e repleto de diferenças culturais, econômicas e sociais. Cada cidade vai ter o seu próprio microcenário, mesmo que haja uma cena padrão nacional.

Mas, para auxiliar os futuros founders nessa etapa tão importante de avaliação da viabilidade de negócio, criamos uma ferramenta baseada nas buscas feitas dentro do site. Aqui nesta página você vai poder visualizar quais são as 50 cidades mais procuradas do Brasil na nossa plataforma.

Sabemos que esse não é um número absoluto, afinal quem está em busca de um escritório compartilhado pode usar diversas outras fontes: buscadores como o Google (que provavelmente vai levar para o nosso site, pois estamos sempre entre as primeiras colocações), as redes sociais e também o boca a boca entre amigos que moram na mesma região — sim, mesmo na era digital, a publicidade mais antiga do mundo ainda é extremamente impactante.

O Brasil já possui mais de mil espaços espalhados por seu território, mas não temos dúvidas de que ainda há muito potencial para expansão. Aliás, os próprios founders também acreditam nisso. De acordo com os dados levantados pelo Censo 2018, pelo menos 23% acham que a demanda em sua cidade é insuficiente. Outro dado que chama a atenção é que 45% dos espaços são em cidades do interior. Ou seja, foi-se o tempo em que os coworkings eram realidade apenas das capitais.

Diante de um mercado em constante mutação em busca por mais e mais evolução, não podemos nunca parar de pesquisar as tendências e possibilidades para esse negócio.

O gráfico que você vai conferir abaixo contém as 50 cidades mais procuradas aqui no Coworking Brasil e acreditamos que essa pode ser mais uma forma positiva de auxiliar o empresário que deseja investir nessa ideia.

Vale lembrar que existem muitos outros dados que você deve coletar para compreender o cenário da sua cidade. Essa ferramenta que estamos disponibilizando é apenas mais uma forma para ajudar na sua decisão. E se a sua cidade estiver mal posicionada na nossa lista, não significa que não existe demanda no seu município. O que isso pode querer dizer é que o founder de um novo espaço terá que trabalhar mais em cima do conceito de coworking. Como 41% dos founders contaram pra gente através do Censo 2018, um dos maiores desafios ao iniciar o negócio foi justamente essa introdução do formato de trabalho para a comunidade local.

E então, tá a fim de encarar esse desafio e entrar nessa com a gente?

P.S.: os números são constantemente acompanhados pelo nosso time e serão atualizados sempre que percebermos uma mudança relevante, ok?

Interesse sobre coworking por cidade

Este gráfico representa o pico de interesse sobre coworking de acordo com as buscas dentro do Coworking Brasil. A cidade com maior número de pessoas buscando espaços é representada como 100. Se outra cidade for apontada como 50, isso indica metade do interesse em relação a primeira colocada.

Lembre-se: se a sua cidade não está listada acima não significa que ela não possui demanda, certo?