O Coworking Brasil é uma plataforma com anos de trajetória (começamos lá em 2011!) e, desde o nosso início até hoje, já elaboramos muitos materiais que auxiliam todas as partes interessadas nesse mercado. Mas, felizmente, tem muita gente que começou a pensar em embarcar nessa com a gente só agora. Tudo bem, a tendência dos escritórios compartilhados é bem nova no Brasil e, mesmo na Europa e nos Estados Unidos, ainda é um cenário em constante construção. Por isso, decidimos fazer este post te contando tudo que você precisa saber antes de abrir um coworking.

Para facilitar a vida de quem ainda está analisando o mercado antes de se jogar de cabeça nele, reunimos aqui os artigos com algumas das informações mais importantes sobre coworking.

Por onde iniciar?

Neste texto de “boas-vindas”, o Fernando Aguirre, à frente do Coworking Brasil desde 2011, faz um resumão de tudo que você precisa compreender antes de dar os primeiros passos.

O que exatamente é coworking?

Se você entende o coworking como um espaço que serve apenas para dividir as despesas, talvez você precise se aprofundar um pouco mais sobre esse assunto antes de começar.

Como nós definimos coworking?

Como já estamos há alguns bons anos nesse mercado, já temos o nosso entendimento do que consideramos um coworking, até mesmo para conseguirmos fazer o estudo do Censo. E nesse artigo explicamos de forma bem clara alguns pontos essenciais pra gente, dá uma conferida!

Coworkings no interior x coworking na capital

Ninguém aqui está competindo com ninguém, claro, mas algumas diferenças são gritantes e não podem ser ignoradas. Saiba considerar o contexto em que seu espaço estará inserido

Espaços segmentados valem a pena?

Outra tendência em crescimento é a segmentação dos coworking. Essa pode ser uma alternativa positiva, mas é sempre bom lembrar que, assim como existem prós, existem contras.

Como é o espaço ideal de coworking?

Outra questão bem frequente é como deve ser a distribuição ideal para um escritório compartilhado. Quantos metros quadrados o local deve ter? Bom, não temos uma resposta fechada para isso, mas uma análise geral dos coworkings brasileiros pode dar um norte.

Qual é a demanda de coworking na minha cidade?

Essa é uma das perguntas que mais recebemos na nossa inbox ou por email. Por isso criamos uma tabela com as 50 cidades mais buscadas pelo público dentro do nosso site. Dá uma olhada para ter uma noção de quais são os municípios mais pesquisados!

Como funciona CNPJ e CNAE para coworking?

Recebemos muitas perguntas relacionadas a esse assunto. Infelizmente, não conseguimos responder a todas, uma vez que cada cidade e/ou estado tem diferentes leis para isso e nos tomaria muito tempo tentando ficar por dentro desses detalhes todos. Portanto, o ideal é sempre compreender o cenário que você está inserido. O nosso artigo sobre CNAEs e CNPJ é apenas a ponta do iceberg burocrático.

Endereço fiscal e endereço comercial

Se você quer entrar no negócio dos coworkings, é imprescindível que você entenda a diferença entre endereço fiscal e endereço comercial. Quais são as diferenças entre eles? Quais são as principais consequências e responsabilidades para o founder?

Quanto de internet é preciso?

Ainda falando em estrutura, é bem importante a fase de planejamento da infraestrutura de TI. Também temos alguns conselhos bem bacanas sobre esse assunto.

Mesas compartilhadas ou salas privativas?

Essa é uma discussão que perdura há anos. Mas é fato que as salas privativas vieram pra ficar. E, na verdade, o que importa mesmo é a comunidade que você, como founder, constrói. Acredite na gente: isso pode (e deve) ser construído independentemente de quantas salas privadas você tenha.

Como encontrar o diferencial do seu espaço?

Se a sua jornada como founder está recém no começo, você ainda tem muito a descobrir sobre os detalhes que fazem toda a diferença. Cada vez mais você vai entender que coworking é muito mais do que aluguel de estações de trabalho.

Acessibilidade e a importância da inclusão em espaços compartilhados

Espaços de trabalho podem – e devem – ser mais inclusivos e humanos. Fazendo com que cada vez mais a inclusão seja não apenas mais um diferencial, mas sim uma regra nos espaços.

Como um contador passou de coworker a founder

Uma trajetória repleta de aprendizados proporcionados pelas experiências em escritórios compartilhados. Mostrando o quanto é importante ter bons exemplos do que fazer e como dar aquele pontapé inicial.

Coworking para founders: qualquer espaço pode ser um coworking?

Posso criar meu coworking em qualquer lugar? A resposta curta é sim. Qualquer espaço pode ser um espaço de coworking. Mas existe também uma resposta longa e muito mais complexa.

Escritório Virtual: como oferecer o serviço no seu coworking de forma segura

A procura por escritórios virtuais vem crescendo dia-a-dia e com esse crescimento surgem também os riscos. Dessa forma a proteção do seu espaço fica cada vez mais em cheque, mas nem tudo está perdido.

 

Converse com outros founders

Por aqui nós batemos sempre na mesma tecla: antes de abrir seu espaço, vá a campo e converse com o máximo de founders que puder. Para te dar uma forcinha, deixamos aqui algumas conversas que tivemos com nomes importantes do cenário brasileiro.

– Fala founder: Matias Vasquez (Sharing EC)

– Fala founder: Eliane Domingues (EDX Coworking)

– Bônus: conselhos dos founders sobre os aprendizados de suas trajetórias

Números levantados pelo Censo Coworking Brasil 2019

 

Quem são os seus potenciais clientes?

Você tem alguma ideia de quem pode ser o seu público? De acordo com os dados do último censo, temos uma breve noção de quem circula pelos coworking. Fique ligado nos resultados do Censo 2018 para conhecer mais detalhes!

Como lidar com a concorrência?

Já existem outros espaços na sua cidade, ou mesmo no bairro do seu coworking? Nós não somos muito fãs de considerar isso concorrência e explicamos o porquê neste artigo.

Qual é o futuro do coworking?

Do futuro não sabemos, mas o que temos certeza é que essa cultura está em constante movimento. Portanto, ficar parado no mesmo lugar não é uma opção.

Fique sempre por dentro das tendências do mercado

Todos os anos, realizamos o Censo Coworking Brasil, que reúne levantamentos importantes sobre o cenário atual no país.

Depois que você estiver com tudo acertado, pronto para inaugurar seu espaço, não esqueça de colocar ele no nosso mapa! Fazendo seu cadastro no nosso site, você coloca o seu coworking em evidência e facilita que os coworkers descubram você!