Quem são as 210 mil pessoas que circulam pelos coworkings mensalmente?

No cálculo geral, 267 coworkers passam pelos espaços todos os meses, enquanto a média de residentes é de 23 pessoas por coworking.

Imagem Quem são as 210 mil pessoas que circulam pelos coworkings mensalmente?

Depois de analisarmos recortes como o espaço ideal do coworking, a funcionalidade dos espaços que funcionam 24 horas e o movimento de expansão dos espaços brasileiros, agora é hora de falar de um elemento tão importante para a comunidade: as pessoas. Quem são as 210 mil pessoas que circulam pelos coworkings todos os meses? 

Sim, de acordo com os dados levantados pelo Censo 2017, o mercado no Brasil alcançou esse número incrível e superpositivo de pessoas circulando pela cena. Como os espaços dividem-se entre coworking, business center e casa aberta, nem todos os frequentadores são, necessariamente, coworkers. 

Qual é a média de coworkers residentes?

Além das pessoas que passam pelos espaços para reuniões pontuais e eventos, a média mensal de coworkers residentes é de 23 pessoas por coworking. No cálculo geral, 267 passam pelos espaços mensalmente. Bacana, hein? 

A média mensal de coworkers residentes é de 23 pessoas por coworking

Ainda segundo o Censo Coworking Brasil, os frequentadores se dividem da seguinte forma: 42% dos times residentes são de até 3 pessoas; 23% dos times são de 3 a 6 pessoas; e 17% são coworkers individuais. Também existem empresas com mais de 6 ou 12 pessoas que utilizam o coworking como escritório, mas esse número ainda é relativamente baixo — porém em constante crescimento.

Quanto tempo os coworkers permanecem?

Aos poucos, com a consolidação dos espaços no mercado, começamos a ter uma noção maior do tempo de permanência dos coworkers. Cerca de 21% dos espaços ainda não consegue mensurar esse dado, pois ainda estão na fase inicial do empreendimento. Mas, já é possível afirmar que 36% dos coworkers permanecem de 6 a 12 meses no espaço; 19% ficam de 3 a 6 meses; 12% perduram entre 12 e 24 meses; por enquanto, somente 6% ficam mais de 24 meses; e 5% permanecem menos de 3 meses. 

Dentro disso também é importante destacar a credibilidade em crescimento dos espaços, que já conseguem firmar cada vez mais planos mensais com os times. Cerca de 69% dos coworkers já assinam planos mensais, enquanto 18% utilizam planos mesclados e somente 11% usam planos de hora avulsa.  

pessoas que circulam pelos coworkings

Como as pessoas chegam até os coworkings?

Sabemos que a construção da comunidade é um dos itens mais complexos e também um dos mais importantes. Então, analisar o “como” as pessoas chegam até os coworkings é essencial para saber onde investir. 

Segundo os dados do Censo, as três formas mais frequentes que os coworkers chegam até os espaços são via site institucional (39%), através das mídias sociais (38%) e também pela tradicional e mais fiel propaganda: a indicação de um amigo (48%). Os eventos também começam a ganhar força, uma vez que 77% dos espaços promovem eventos com frequência. 

Outro ponto importante é a parceria entre coworkings. Em nossa pesquisa, 73% dos founders declararam já ter indicado um cliente para um concorrente. Ainda dentro disso, 61% consideram o total de espaços suficiente para a demanda da cidade, enquanto 25% dos founders acreditam que faltam espaços no município e 14% deles pensam que existem muitos espaços na sua cidade. 

 

Leia também:

296

Espaços de Coworking conhecidos
em São Paulo

Alterar região ↺

Experimente trazer a sua empresa para um ambiente
mais inspirador, ágil e flexível.

Conheça todos espaços em São Paulo Eu não estou em São Paulo ↺