Sem dúvida o que faz toda a diferença nos espaços de coworking são as pessoas. Com suas diferentes profissões, cidades, países, culturas e experiências elas têm muito a ensinar umas às outras. Não é à toa que o mote da maioria desses locais é a colaboração. Trocar ideias e interagir com tanta diversidade envolvida só pode trazer coisas boas.

Você já tinha parado para pensar em todos os benefícios que esse tipo de interação pode te trazer? Pensando nessa pluralidade este artigo foi criado para te dar algumas dicas de como aproveitar ao máximo suas experiências nos espaços de coworking e explicar um pouquinho mais sobre toda a diversidade desses ambientes.

Pessoas + diversidade + colaboração = oportunidades

Quem visita ou é residente em um espaço de coworking sabe como as pessoas são as responsáveis pelo sucesso deles. Primeiro, que sem elas esses ambientes não existiriam. Segundo, que eles só podem ser chamados de coworking porque pressupõem a troca de ideias e a colaboração entre profissionais de diversas áreas. Ou seja, sem pessoas, nada feito! O mundo não pode mudar e nós não conseguimos evoluir se não for com o suporte uns dos outros.

Também são elas as responsáveis pela diversidade desses espaços. Esse conceito pode parecer bobo, mas é ele que torna encantadora a experiência em um ambiente de colaboração. Imagina se todos fossem iguais nesses locais: mesma profissão, mesma crença, mesma cultura…o que você aprenderia lá? Provavelmente, muito pouco. Então, a diversidade é o “X da questão”. Ela esconde uma riqueza de conhecimentos que pode dar origem a ideias inovadoras, mas para isso precisa existir a troca, ou seja, a colaboração.

Quando você fala em ambiente colaborativo, ou seja, de coworking, você está lidando diretamente com isso: dar e receber conhecimentos.

O significado de colaboração por si só já diz muito sobre o conceito dos espaços de coworking. Tudo nessa palavra tem como premissa o trabalho em conjunto, a troca, a contribuição entre pessoas. Pode ser a interação de ser humano com ser humano ou até do homem com o mundo. Quando você fala em ambiente colaborativo, ou seja, de coworking, você está lidando diretamente com isso: dar e receber conhecimentos.

Já parou para pensar quantas oportunidades surgem quando você une esses três elementos: pessoas, diversidade e colaboração? Pode ter a certeza que ao visitar ou residir em um espaço de coworking você encontrará eles em cada esquina. Esses locais têm atraído cada vez mais pessoas abertas ao diferente e a troca. Elas querem aprender tudo que seja distinto da sua realidade: conceitos, ideias, culturas, profissões, práticas…

Para os negócios então, você não imagina quantas oportunidades podem aparecer. Imagine que está em um ambiente onde existem profissionais das mais variadas áreas e habilidades. Agora pense nas parcerias que pode fazer ou nos conhecimentos que pode adquirir se conhecer essas pessoas. No coworking é assim. A interação com profissões distintas faz parte do dia a dia de trabalho e da busca por novas ideias, soluções e negócios. E aí, vamos descobrir como aproveitar ao máximo esses espaços?

Aproveitando os espaços de coworking

Justamente por terem a colaboração como “alma do negócio” é que a maioria dos espaços de coworking promovem atividades que estimulam a interação. Residentes, visitantes e profissionais de destaque no mercado podem aproveitar essas oportunidades para gerar novos negócios e incitar o pensamento. Vamos conhecer algumas delas?

1) Eventos e palestras

Praticamente todo espaço de coworking promove eventos para reunir residentes, visitantes e parceiros. A Nex, por exemplo, utilizou temas como Inovação Disruptiva, culinária e consciência em alguns de seus eventos e palestras em 2016. Tudo com o objetivo de estimular a “saída da caixa” e a troca entre aqueles que participam do seu dia a dia. Se você trabalha em um ambiente desses sabe bem como esses eventos são uma excelente oportunidade para conhecer outras realidades e, quem sabe, fazer negócios.

2) Lounges para “desestressar”

Quando saímos da correria do dia encontramos a inspiração para resolver muitas questões da nossa vida, não é? Nos espaços de coworking não é diferente. Quase todos eles contam com um ambiente para “desestressar”. Esse é um dos melhores momentos para se trocar ideias, fazer um brainstorm e conhecer novas pessoas. O espaço Templo, por exemplo, oferece aos residentes a opção de fazer almoços e encontros nos jardins e até mesmo na beira da piscina.

3) Parceiros internacionais

Alguns espaços de coworking com origem estrangeira, como o Google Campus e o Impact Hub, oferecem aos residentes a oportunidade de participar de ações com parceiros internacionais. Sejam cursos e palestras virtuais, webinars, visitas guiadas, tudo com o objetivo de trazer ainda mais conhecimento. Além disso, esse tipo de espaço traz uma rede de contatos e networking bem completa, com participantes em diferentes países. Essa é uma excelente escolha para aqueles que procuram parcerias fora do país.

4) Escolas próprias

Espaços de coworking como o Neoworking possuem sua própria escola de ensino. Além de trabalhar em um ambiente diferenciado e com pessoas diferentes você ainda tem a oportunidade de aprender. Geralmente, os cursos são oferecidos apenas para os residentes. Porém, em alguns casos as turmas são abertas para parceiros e visitantes cadastrados. Fique ligado se o espaço que você frequenta tem esse tipo de atividade. Ela tende a trazer as novidades e melhores práticas do mercado.

5) Aulas coletivas

Pode parecer besteira, mas participar das aulas de yoga, bike indoor ou frequentar a academia do escritório de coworking é outra maneira de trocar conhecimentos. O Brain, por exemplo, oferece tudo isso com preços promocionais aos seus residentes. As aulas, descontraídas e focadas neles, podem trazer diversas oportunidades e amizades.

Trocando ideias em 3…2…1…

Você participa das atividades do espaço de coworking mais próximo? Se sua resposta é não, está esperando o quê? Com certeza você já entendeu o quanto eles são importantes para a sua evolução profissional e pessoal. O sucesso de qualquer empreitada depende mais de você do que de qualquer outro fator. Aproveite ao máximo o que esses ambientes podem te oferecer, seja como residente, parceiro ou visitante. “O conhecimento não ocupa lugar”, mas te leva a lugares muito além do esperado. Sempre existirá no coworking um espaço para você voar mais alto. Vamos lá?