Uma das definições que, ao meu ver, faz mais sentido quando falamos em criatividade é a que se refere a essa palavra como um processo de geração de novas ideias. Seja por uma pessoa ou por um grupo, achar a solução inédita para um problema ou enxergar potencial em algo que ninguém prestou atenção antes, por exemplo, pode indicar uma mente criativa. A base da criatividade é o novo.

Já a inovação está mais ligada à melhora ou implementação de algo que já existe, principalmente voltado para produtos ou serviços. Ver um uso diferente para um objeto ou usar dois ou três elementos distintos para criar algo novo, por exemplo, é considerado uma inovação.

Se você prestar atenção, verá que de certa forma os dois andam lado a lado e podem se unir para dar origem a diversas novidades. O desafio está em “sair da caixa” no dia a dia agitado e passar a ver o mundo e os desafios que encaramos com outros olhos. Mas existem pequenas atitudes que podem auxiliar esse processo. Aqui, darei cinco dicas que acho que podem ajudar.

1 – Observar o mundo ao seu redor

É observar mesmo, não apenas olhar, sem perceber as coisas que estão acontecendo à sua volta. Às vezes, de uma simples observação atenta surge uma ideia incrível. Um bom exemplo foi a criação dos smartphones que surgiram com a crescente necessidade das pessoas de se comunicar com o mundo fora de casa, sem precisarem de um computador ou notebook, em qualquer lugar e momento. Alguém observou essa necessidade, inovou os aparelhos telefônicos móveis e pronto, hoje em dia ninguém vive sem um “telefone inteligente”.

2 – Conversar com outras pessoas

Trocar ideias, experiências, conhecimentos e discutir sobre os mais diversos assuntos com pessoas distintas, com realidades, profissões ou ideologias diferentes da sua, por exemplo, é outra forma de estimular a criatividade e a inovação. Uma forma de encarar isso é ver essa experiência como um brainstorm, ou seja, o processo de reunir e utilizar pensamentos e know-hows diferentes para gerar novas soluções.

3 – Deixe a tecnologia um pouco de lado

Ficar preso a smartphones, tablets e computadores é uma das formas de podar a criatividade e a inovação. É como se o cérebro ficasse amortecido. Uma coisa é você usá-los para uma pesquisa ou buscar ideias, outra é ficar ali no Facebook passando sua timeline. Experimente deixar esses equipamentos eletrônicos de lado em algum período do dia e dedique-se a ouvir os pássaros ou uma boa música, ler um livro sobre um tema diferente, desenhar ou passear em um parque. Parecem atividades puramente de lazer ou distração, sem nenhum “ganho”, mas ajudam, e muito, a “sair da caixa”.

4 – Esqueça o trabalho

Esse é outro erro bem comum que impede a mente de ser criativa e inovadora. Quem nunca saiu do trabalho e foi para casa pensando naquela demanda que ficou pendente ou naquele problema que ainda não tem solução? Saiba separar sua vida pessoal e profissional. Esqueça as frustrações e pendências laborais e deixe sua mente livre para navegar por pensamentos como suas próximas férias, seus hobbies, sua família, seus sonhos e objetivos de vida. Uma mente relaxada, por si só, é mais aberta a “sair da caixa”.

5 – Seja otimista

Ser otimista é um dos segredos para atrair boas energias para a sua vida e também abrir seus horizontes. Lembra daquele livro que foi sucesso há um tempo atrás, “O segredo”, de Rhonda Byrne, que falava justamente sobre isso? Essa lógica vale para a criatividade e a inovação. Sua atitude, comportamento e ações influenciam nesse processo de geração de ideias e pode auxiliar em diversos campos da sua vida pessoal e profissional.

Só depende de você

Uma coisa é importante ressaltar, a criatividade é um processo subjetivo e, consequentemente, difícil de mensurar. Nunca pense que uma ideia é boba ou insignificante. Deixe a mente navegar. Além disso, é importante saber encarar os erros que acontecerem pelo caminho, dar a volta por cima e rever suas ideias quando necessário. Muitas vezes essa é àquela solução que faltava para mudar alguma coisa (na sua vida, no mundo, na sua casa e etc) e tudo que ela precisa é ser trabalhada.

Já a inovação, que acaba sendo um processo mais fácil em alguns casos, geralmente acontece pela evolução natural de produtos ou serviços. Por diversas vezes, ela ocorre por pressões do mercado ou de seus consumidores.

O que vale mesmo é ficar atento e fazer a sua parte para “sair da caixa”, seja inovando ou sendo criativo. Essas atitudes, além de ajudarem no seu dia a dia, são muito valorizadas pelo mundo corporativo. Boa parte só depende de você!