Você já deve ter visto algum amigo compartilhando no Facebook um link com uma manchete gritando que pessoas bagunceiras são mais criativas, certo? Em geral, esse seu amigo, irmão, mãe ou namorado estava basicamente querendo justificar o caos instaurado na vida dele para dizer “viu só, eu sou é criativo, ok?!”.

E tudo bem, não estamos aqui para contestar isso. Cada um que se entenda com a sua própria organização — ou desorganização. O que queremos debater hoje aqui é o que mostram os detalhes dessa pesquisa realizada pela Universidade do Minnesota, nos Estados Unidos, e como podemos melhor aproveitar os ensinamentos apontados.

Bagunça criativa x organização focada

A ciência acabou comprovando algo que já era perceptível aos olhos atentos. Por exemplo, é bem fácil de notar a diferença entre um escritório tradicional de contabilidade e uma agência de publicidade.

Enquanto nos trabalhos que precisam de mais atenção e precisão o ambiente deve ser mais sóbrio e organizado, os nichos que trabalham a criatividade e o dinamismo permitem que a decoração seja mais descolada e alegre.

Como concluíram os pesquisadores, um local desorganizado pode ajudar a estimular a criatividade, uma vez que ela não segue regras e padrões. A bagunça amiga é super bem-vinda para profissionais da indústria criativa, e aquela mesa caótica é benéfica em começos de projetos, nas fases principais de impulso e criação de ideias.

Já se a ideia é manter o foco para concluir um projeto, o entorno precisa estar organizado para que a pessoa consiga mirar no que importa, sem distrações que lhe tirem a concentração.

E o que tudo isso quer dizer? Que ambos os cenários podem ser tanto favoráveis como prejudiciais. Tudo vai depender do seu tipo de trabalho e quais seus principais objetivos no momento.

É interessante notar que, mesmo para as pessoas mais desencanadas com o caos, às vezes bate aquele impulso de fazer uma arrumação para dar novas energias ao espaço. Então, perceba como você está se sentindo em relação ao seu local de trabalho. Se você anda nervoso e impaciente, talvez seja a hora de empilhar aquela papelada que está espalhada ou mesmo deixar a mesa mais limpa e com menos itens.

Sua bagunça não deve atrapalhar o espaço alheio, ok?

É importante também perceber se a sua bagunça não está atrapalhando o colega do lado. Em espaços de trabalho compartilhados, essa deve ser uma atenção redobrada entre os coworkers.

Principalmente porque dentro de um coworking — e também pode acontecer em algumas empresas que alguns setores acabam se fundindo, claro — é comum ter pessoas de áreas bem distintas trabalhando lado a lado. Então fica a dica: não custa nada se colocar no lugar do outro, ok? Inclusive, aproveite para dar uma lida nesse artigo que falamos sobre empatia, sempre é tempo de aprender algo novo para melhorar suas relações.

Ah, e dá uma olhada nesses outros textos que já escrevemos sobre produtividade e criatividade: