Centenas de anos atrás, Jacques Rousseau já defendia que o meio em que vivemos tem muito poder de transformar as pessoas. Não vamos entrar no debate inicial do filósofo aqui, mas sim na importância do ambiente em que estamos inseridos. Se ele pode moldar atos e atitudes grandiosas, como não vai alterar coisas “menores” como o nosso humor e o ritmo no escritório? O que falar então da relação de ambiente de trabalho e produtividade? 

Normalmente, o nosso escritório costuma ser a nossa segunda casa, o lugar onde mais passamos tempo durante a semana. Seja na sua empresa, home office ou coworking, é com o suporte de uma mesa e uma cadeira que você passa os dias. E você já parou para pensar como esse contexto influencia diretamente tanto na qualidade como na quantidade do que você produz? 

Isso acontece porque somos como esponjas que sugam o que está ao redor. Em uma breve pesquisa feita em uma coffee shop na Califórnia, dois amigos resolveram perguntar para as pessoas que lá estavam em seus notebooks o motivo de elas estarem trabalhando em um café. Prontamente, a maioria respondeu que o público e o ambiente eram contagiantes e que ajudavam na  produtividade. 

Sim, somos atraídos por lugares, pessoas e experiências agradáveis. Mas e quando não há muita opção e temos que trabalhar em um local específico que não é tudo aquilo que gostaríamos? Bom, para esses casos (na verdade, para todos que queiram melhorar seu office um pouco mais), existem algumas dicas interessantes: 

Tenha por perto referências inspiradoras

O que te inspira e te deixa feliz? Se você é fã de praia, aquele fotão que você fez em sua última viagem pode ser a imagem de proteção de tela do seu computador. Ela não vai amenizar a sua vontade de viajar, mas vai te deixar mais leve para seguir o dia. Esse foi um breve exemplo, o ideal é você usar a criatividade para encontrar a sua dose de inspiração diária.  

Luz natural melhora e muito a disposição

Já percebeu como os dias nublados e chuvosos deixam a gente sem ânimo pra nada? Ou mesmo quando passamos muito tempo dentro de casa, com pouca ou nenhuma luz, nossa disposição vai lá pra baixo. 

Por isso a iluminação natural é tão importante no dia a dia. Se possível, mantenha as janelas abertas e se tiver uma mesa vazia mais próxima daquela grande porta de vidro, faça essa mudança pra ontem! Dar uma pausa no meio da tarde para pegar um sol também pode ser revigorante, faça o teste! 

Bagunça e sujeira são sinônimos de negatividade

Os orientais já nos diziam isso com o Feng Shui, que dentre tantos ensinamentos, nos orienta que acúmulo de sujeira e coisas em excesso provocam negatividade. Crendo ou não nessa cultura, faça o teste aí: perceba se você não fica muito mais enérgico e empolgado quando você faz aquele faxinão na sua estação de trabalho.  

Da mesma forma, quando sua mesa está caótica, com xícaras por todo os lados, pilhas de papeis, embalagens de lanches, revistas e outras coisas que estão sobrando ou fora do lugar, é bem provável que a sua rotina esteja caótica também. Comece botando ordem na mesa que, consequentemente, a vida fica um pouco mais organizada. 

Saia da sua estação de trabalho para a área de lazer

E, por último, como já falamos aqui sobre a importância de fazer pausas, mudar um pouco de ares na hora de trabalhar ajuda a estimular a criatividade e o ritmo de produção. No lugar que você trabalha tem um salão de festas que dá de cara para a piscina? Ótimo! Vá com o seu notebook pra lá enquanto resolve aquelas tarefas que há dias você procrastina. Talvez esse seja o empurrão que você está precisando! 

 

Às vezes não percebemos por estarmos imersos demais no ambiente, mas quando a energia geral pesa, nosso rendimento cai. Quando os telefones não param de tocar, nosso cérebro quase dá um nó. Quando há um clima de tensão entre os colegas, até quem não tem a ver com a situação se deixa envolver. Quando há conversa alta em excesso, tudo o que precisamos é de uma sala de reuniões para ficarmos sozinhos. 

Você e a sua produtividade também são influenciados pelo seu local de trabalho? Conte pra gente nos comentários as experiências que você já teve sobre esse tema!