Há quantas horas você está na frente da tela, sentado, em uma posição desfavorável à sua coluna? Há quantas horas você não dá um descanso para o cérebro, toma um cafezinho ou interage com os colegas de trabalho?

É muito comum acharmos que produtividade está relacionado à entrega, tirar os jobs da frente ou fazer o máximo de coisas que conseguir. O ritmo do mercado de trabalho atual, a alta competitividade ou os prazos apertados fazem com que os profissionais passem muitas horas seguidas trabalhando, sem qualquer pausa. O que, no fundo, é contraproducente. Trabalhar ininterruptamente provoca um desgaste físico e mental que terá repercussões no seu desempenho e foco.

Se você já se pegou alguma vez com a vista cansada e mesmo assim continuou trabalhando, ou pior, se na hora do almoço preferiu levar o prato de comida até sua mesa e continuar trabalhando, vou dar alguns bons motivos para você nunca mais pensar em fazer isso:

As pausas durante o trabalho ajudam a mudar o foco e atenção

Quando estamos por um período de tempo prolongado mergulhados em uma tarefa, o mais provável é começarmos a nos sentir perdidos, sem conseguir avançar. O nosso cérebro cria uma espécie de habituação, não reagindo com a mesma rapidez.

Uma pausa pode fazer a diferença entre o trabalho bem feito ou mal feito. Muitas vezes as respostas, soluções ou ideias não aparecem devido ao cansaço.

As pausas para snacks ou um cafezinho ajudam a tomar melhores decisões

Tomar várias decisões pode esgotar sua energia mental, através de um processo chamado “fadiga de decisão”. Assim, a qualidade das suas decisões ficará afetada, devido à diminuição da sua energia mental.

Fazer um lanchinho e dar aquele “conforto” para o estômago, ajuda a melhorar a oxigenação do cérebro, circulação sanguínea e acelerar o metabolismo, oferecendo, assim, um melhor raciocínio para tomadas de decisões.

Pausa para sesta pode aumentar a sua memória

Especialistas do sono dizem que uma simples sesta de 10 minutos pode aumentar o seu nível de alerta ganhando energia para o resto do dia. Se for possível arrumar um cantinho para uma soneca, como por exemplo em uma sala que ninguém entra, no seu carro ou até mesmo aquela descansadinha nos olhos no banheiro, sua memória e desempenho agradecem.

Os breaks aumentam a sociabilidade

Conversar com colegas de trabalho, conhecer novas pessoas de outros departamentos e até mesmo ter uma relação mais descontraída com o chefe na hora do cafezinho pode dar um ânimo a mais para continuar a rotina de trabalho e ainda aumenta seu círculo de convivência.

E você? Costuma fazer pausas no trabalho? Conte nos comentários e vamos bater um papo sobre isso!

Um abraço e até a próxima.