Pode parecer impossível, mas existem pessoas que não gostam de café (oi!). Pois é, por incrível que pareça sou uma publicitária que não toma café. Mas CALMA! Se o café é seu combustível diário, continue por aqui porque este post também é para você, afinal, alternativas para o café não são só para quem não gosta.

“A cafeína atua no corpo de várias maneiras. Primeiro, ela age sobre os receptores de adenosina, que é um neurotransmissor responsável pela diminuição da atividade cerebral para podermos dormir. Com os receptores bloqueados, a atividade neural aumenta. Com esse aumento, a glândula hipófise estimula a glândula adrenal a liberar adrenalina. A cafeína ainda aumenta os níveis sanguíneos de dopamina, um outro neurotransmissor, que está relacionado com o prazer.” (fonte)

Com essa “manipulação” de neurotransmissores, a cafeína a curto prazo te deixa em estado de alerta e te dá mais energia.

Porém, existem diversas situações em que o café precisa ser evitado, como por exemplo durante um clareamento dentário, tratamento de gastrite ou processo para parar de fumar.

E aí, como você faria para estimular a atenção? Pensando nisso, separei algumas alternativas para você ter na manga para substituir o café ou até mesmo somá-las na sua rotina e potencializar o efeito de cérebro em alerta:

Chá verde

A bebida pode ser consumida quente ou gelada e tem princípios ativos semelhantes ao café, como a cafeína, porém em menor quantidade. A diferença é que o chá verde contém outros nutrientes que são benéficos para a saúde e manutenção das células saudáveis do corpo, como antioxidantes e combatentes de diversas doenças.

Alfarroba

É uma solução para quem procura café logo após almoçar, pois tem um sabor semelhante ao chocolate e pode servir de sobremesa. Pode ser consumida em pó batida com frutas e leite (da sua preferência) ou em barrinhas recheadas que podem ser encontradas em sites e lojas de alimentos naturais. Apesar de oferecer energia, possui poucas calorias e ainda tem poderosos antioxidantes.

Suco verde

Inserir mais folhas verdes em sua alimentação traz diversos benefícios, incluindo a disposição. Um suco verde logo pela manhã com couve, maçã, abacaxi e gengibre é um poderoso termogênico, baixo em índice glicêmico (que em níveis elevados causa sonolência, como falei aqui) que mantém o ritmo dos batimentos cardíacos e é digerido lentamente por conta das fibras, fornecendo energia por um longo período.

Guaraná em pó

Possui propriedades estimulantes que liberam dopamina e adrenalina na circulação sanguínea, oferecendo ação revigorante. Além de cafeína e teobromina, o pó de guaraná contém fibras vegetais, amido, ácido tânico, cálcio, ferro, fósforo, potássio, tiamina e vitamina A, prevenindo também cãibras, enxaquecas e problemas gastrointestinais.

Apesar do refrigerante de guaraná derivar da mesma planta, não possui o mesmo efeito do guaraná em pó.

E você, é viciado em café? Qual alternativa você acha que poderia fazer parte do seu dia a dia?

Um abraço e até a próxima!