Levar marmita para o almoço no trabalho deixou de ser sinônimo de vergonha e passou a ser sinônimo de preocupação com a saúde e com a procedência dos alimentos, além de dar aquela economizada no VR! A grande maioria das empresas disponibiliza geladeira e microondas para os colaboradores que optam por levar comida de casa para almoçar, mas muito mais do que economia e qualidade, a marmita pode estar diretamente ligada com seu desempenho no trabalho.

Quantas vezes já ouvimos “Somos aquilo que comemos”? Isso faz tanto sentido quando você começa a entender as respostas do seu corpo conforme o combustível (alimento) que está oferecendo a ele. Não estamos aqui para te aconselhar a fazer dieta, mas sim para disponibilizar opções de alimentos que podem amenizar aquele sono incontrolável depois do almoço, ou seja, que controlam o metabolismo, equilibram o índice glicêmico – é ele um dos principais responsáveis por causar sonolência – e ajudam no desempenho cognitivo.

Uma pesquisa realizada pela Alelo em parceria com o Ibope, mostra que 70% dos entrevistados almoçam fora de casa. E destes, 40% sentem sono após o almoço.

Se você faz parte desta estatística, vem descobrir algumas dicas para melhorar essa moleza! E fique até o fim porque tem receita!

Mas antes vamos abordar dois pontos importantes: o que evitar e o que incluir na alimentação.

O que evitar:

Os alimentos muito ricos em carboidrato dão um pico de glicemia no sangue, seguido por uma baixa. É durante essa baixa que sentimos a falta de disposição e o sono.

Grande parte das pessoas acreditam que o que dá sono são as comidas gordurosas, mas na verdade é a combinação do carboidrato com a gordura que faz o organismo ter os picos de glicemia, sugando toda a energia do corpo no processo de digestão e causando a sonolência.

O que incluir:

Muita gente torce o nariz para vegetais, mas o brócolis por exemplo é considerado um superalimento pelas suas propriedades nutritivas, capaz de oferecer muita energia ao corpo com poucas calorias.

Outro alimento poderoso é o ovo, rico em ferro, ácido fólico, vitaminas B12 e B5, niacina e riboflavina que auxiliam no combate ao cansaço e falta de disposição.

A gordura não é inimiga, muito pelo contrário, ela pode ajudar a acelerar o metabolismo, desde que consumida da forma correta. A gordura natural presente nos alimentos, como carne vermelha, salmão, abacate, oleaginosas e coco mantém o bom funcionamento do organismo porque contém quantidades significativas de ômega 3, que são ácidos graxos essenciais conhecidos por serem componentes fundamentais da membrana externa das células cerebrais.

Para a sobremesa, o chocolate amargo e as frutas vermelhas contém antioxidantes que ajudam a eliminar a sensação de mal-estar e ainda atuam como estimulantes para o cérebro.

Para potencializar ainda mais a energia, o café preto ou chá-verde também estimulam o metabolismo e o cérebro.

Agora que você já sabe que o grande problema do almoço é exagerar nos carboidratos e deixar de lado verduras e gordura boa, anote estas 5 dicas de combinações para levar na marmita e use a criatividade para fazer novas combinações:

1. Frango xadrez

A combinação da proteína boa com vegetais. Frango xadrez é uma refeição leve, saborosa e sem aquela aparência sem graça de frango grelhado! Para combinar, uma salada de quinua com cenoura.

2. Mexicano low carb

É fácil preparar um almoço mexicano e levá-lo de marmita. Um chilli low carb é feito sem os feijões e a guacamole complementa o prato com muitos nutrientes importantes do abacate.

3. Macarrão de abobrinha e cenoura

Com substituições saudáveis, conseguimos pratos criativos e saborosos. A abobrinha e a cenoura podem fazer a vez da massa e, mantendo o molho vermelho natural, você tem uma bela espaguete na marmita.

4. Salmão com legumes salteados

Marmita não tem que ter só alimentos do dia a dia, as vezes você pode inovar com um prato mais sofisticado. O salmão tem um sabor marcante e é rico em ômega 3, combinado com legumes salteados e uma salada verde, é uma refeição tão completa e saborosa que dá até pique de trabalhar! Receita aqui.

5. Hambúrguer caseiro

Hambúrguer na marmita pode sim e é mais saudável quando feito em casa com ingredientes “de verdade”! Em vez do pão, combine com uma salada de grão de bico.

Este post foi orientado pela nutricionista Carina Amorim. Gostou das dicas? Deixe seu comentário e até a próxima!