Durante um dia estressante de trabalho, coisas simples como ir ao banheiro e olhar para uma parede branca podem ser o espaço que sua mente precisava para um novo pensamento. Não foram poucas as vezes que eu estava sob muita pressão no trabalho e, ao ir no banheiro para colocar aquela água no pescoço, a frase que eu estava há horas tentando escrever simplesmente apareceu.

O momento da ideia genial normalmente acontece após você chegar ao ápice do bloqueio mental.

Eu entendo muito pouco sobre a mente humana, mas isso que falei ali em cima parece bem simples e óbvio: para que uma nova ideia surja, você precisa liberar espaço no HD. Parece que quanto mais você se esforça para criar algo, mais difícil esse ato se torna. E, embasando um pouco mais, a neurociência (ou o conhecimento empírico de Newton mesmo) nos conta o segredo do insight: o momento da ideia genial normalmente acontece após você chegar ao ápice do bloqueio mental.

Ou seja, não é você se descabelar depois de passar horas pensando que vai trazer as respostas que você busca. E isso nos leva às atividades relaxantes que acabam por estimular o pensamento espontâneo. As grandes e descoladas empresas como Google, que todo mundo adora idolatrar porque tem aquelas enormes áreas de lazer cheias de videogames e pufes, sabem o que estão fazendo. Não é só porque elas são super cool e valorizam demais seus funcionários. Pelo contrário, é porque elas sabem que não é sob pressão que você pensa melhor, e sim quando você está feliz e se divertindo.

É por isso também que as agências de publicidade modernas adoram investir no happy hour da equipe, na sala de jogos com sinuca, Xbox e um freezer cheio de cerveja. Porque se você estiver dentro da agência às 22 horas de sexta-feira e aquela ideia incrível para uma campanha aparecer, você não vai desperdiçar essa chance, né?

Então, algumas ideias que poderiam ajudar seu cérebro a relaxar para que depois você volte com os neurônios frescos:

1. Tomar um longo banho de banheira

Se possível, com uma taça de vinho e um bloquinho e lápis por perto (nada de celular ou tablet que é para não dispersar do momento terapêutico).

2. Pedalar por um parque ou trilha com bastante natureza

Depois que você cessar o exercício, sua mente vai estar bem mais leve.

3. Tem como ter uma rede em casa ou no trabalho?

Depois do almoço, dar aquela deitadinha enquanto pensa na vida pode ser um bom calmante – só não se prolongue para o sono não pegar.

4. Já ouviu falar de projetos e até empresas que nasceram em conversa de bar?

Eu já! Às vezes uma cervejinha gelada é um bom pontapé para novos planos.

5. Os adeptos de uma vida mais saudável apostam na força dos exercícios

Com o metabolismo a milhão, o corpo fica mais disposto e a mente acelerada. Dizem que ir na academia no intervalo de almoço é uma boa forma de voltar ao trabalho revigorado.

6. Cultive plantas

O momento de regar e fazer a manutenção necessária das plantinhas é uma terapia fácil de encaixar na rotina.

7. Essa é difícil: fique em silêncio

Estranho pensar como pouco fazemos isso, né? Quando não estamos ouvindo música estamos com a TV ligada, ou o Youtube vendo um vídeo ou ainda o Snapchat rolando. Por isso estamos sempre tão ansiosos! Tire 10 minutos por dia para ficar quieto e deixe os resultados aparecerem.

Um resumo de tudo isso: faça coisas novas, liberte-se da bolha da rotina. Tente olhar o mundo com outros olhos e relaxe. Buscar referências também é preciso, mas ter espaço para processar as informações é fundamental para ter ideias geniais.