O dia parece curto para o tanto de tarefas que temos a fazer. Aí, quando deitamos e programamos o despertador do celular, ele nos mostra a realidade: alarme definido para 5 horas e 12 minutos a partir de agora.

Segundo estudos, a maioria dos brasileiros não passa das 5 horas de sono por noite e somente 21% da população dorme durante 8 horas.

A verdade é que, segundo o dr. Dráuzio Varella, os especialistas não conseguem definir quantas horas nós precisamos dormir por noite, já que cada organismo é diferente. Eles concordam, no entanto, que mais importante do que a quantidade de horas, é a qualidade do sono, que deve seguir três regrinhas básicas:

  1.  Dormir o suficiente para passar o dia inteiro sem sentir sono.
  2.  Dormir até acordar sem a necessidade de despertador.
  3.  Dormir a média de horas que dormimos durante as férias, sem contar os dias que dormimos mais que o necessário.

Claro que nossa rotina não nos permite seguir nem ao menos uma dessas três regras, por isso existem tantos problemas de saúde relacionados à privação do sono, como doenças cardiovasculares, depressão, fadiga, hipertensão, diabetes e obesidade.

Pessoas acima do peso apresentam ainda mais problemas para dormir, já que a respiração fica mais restrita e a apneia do sono é mais frequente em obesos, por isso, você deve começar a pensar no seu sono também como parte de uma dieta saudável, seja para ganhar peso ou (principalmente) emagrecer.

O que fazer para dormir melhor e ter mais disposição no dia seguinte

Jantar tarde e ir dormir na sequência é muito frequente para quem tem uma rotina apertada, porém esse hábito faz metabolismo trabalhar em capacidade alta para processar os alimentos com o corpo em repouso, ou seja, fica acelerado, ocasionando insônia.

O ideal é ir dormir três horas depois da última refeição e, caso sinta fome, exclua o carboidrato da lista de lanchinhos, já que o corpo, quando está com fome, anseia por eles porque são fáceis de digerir e viram glicose rapidamente, isto é, o organismo absorve todo o carboidrato de imediato, estocando na forma de gordura.

Ao preferir fibras e proteínas antes de dormir, seu organismo produzirá ordenadamente os hormônios que você precisa para um bom sono.

Outras boas dicas são:

Dormir bem melhora o desempenho no trabalho

Quem tem o sono constantemente interrompido durante a noite ou não dorme o suficiente não consegue atingir os estágios mais profundos do sono. Os principais sintomas sentidos por quem tem um sono de má qualidade são sonolência, irritabilidade, dificuldade para se concentrar e ansiedade, o que pode levar à compulsão alimentar.

“O estresse no trabalho causado pela privação do sono também pode aumentar os comportamentos de risco, como tabagismo e abuso do álcool, além de desencorajar hábitos saudáveis, como atividades físicas e alimentação equilibrada”, alerta Daniel Inoue, do Hospital Santa Cruz.

Então agora você já sabe: quando deitar para dormir, tente relaxar ao máximo, esquecer todas as preocupações e deixar as distrações de lado. Seu corpo e sua mente agradecem!

Você costuma dormir bem? Comente como são suas noites de sono e quais das dicas acima pode tentar seguir para melhorá-lo!

Até a próxima!