Exercitar a memória, criatividade e produtividade é importante para manter o cérebro ativo e realizar tarefas diárias, mas dar uma pausa no dia para relaxar, descansar a mente e reiniciar o cérebro é tão importante quanto.

Nosso cérebro está em constante aprendizado, seja trabalhando, estudando ou solucionando problemas, mas assim como qualquer músculo do corpo, ele também pode fadigar e o estresse mental é muito comum nos tempos atuais. Por isso separei alguns esportes que equilibram a mente, ajudam na concentração, no equilíbrio físico, relaxamento, produtividade e ainda a manter um corpo em forma e saudável. É juntar o útil ao agradável: enquanto a mente relaxa, o cérebro e o corpo são treinados!

Stand up paddle

Ok, você pode não ter tempo para ir à praia e nunca ter se arriscado a subir em uma prancha, mas nunca é tarde para encontrar um esporte prazeroso e se dedicar! O Stand Up Paddle (ou SUP para os mais íntimos) é um esporte que está mais para lazer, pois tomou conta das praias brasileiras e é muito comum encontrar tendas que alugam as pranchas para os banhistas se divertirem. O SUP exige muita concentração e atenção aos músculos do corpo para que haja o equilíbrio necessário, além de coordenação motora para remar enquanto se equilibra. O mais relaxante é curtir a paisagem e ter uma vista privilegiada por cima das águas.

Pilates

Há quem acredite que pilates é somente alongamento e é fácil de fazer, mas os movimentos exigem muito do corpo e da mente, principalmente por ensinar a forma correta de respirar e fazer o exercício ao mesmo tempo. Ouvir a própria respiração é um calmante muito eficaz que muita gente não dá valor, sentir o ritmo do expirar e inspirar e dos batimentos cardíacos proporcionam um relaxamento e equilíbrio mental. Falando em equilíbrio, para realizar os movimentos do pilates é preciso muita disciplina e conhecimento dos próprios limites corporais.

Slackline

Se tem um esporte que exige que você se mantenha no limite da concentração e sinta o corpo contraindo e a mente relaxando, é o slackline. Andar em cima de uma fita com poucos centímetros de largura é desafiar a coragem, a determinação e o aprendizado, além de ser excelente para a coordenação motora. Ao mesmo tempo é um esporte relaxante, pois acontece uma grande conexão do seu corpo, sua mente, a natureza e os outros praticantes ao redor – mesmo que esteja sozinho, é só montar um slackline que sempre aparece alguém interessado para fazer companhia e aprender junto!

Alongamento

Também é um esporte, já que existem aulas especializadas nisso, principalmente em academias. O alongamento é ótimo para oxigenar o cérebro, trabalhar o sistema nervoso e renovar as células do corpo. Para os músculos e articulações serem trabalhados perfeitamente durante o alongamento, é necessária uma correta respiração e coordenação com os movimentos, além disso, é muito relaxante pois melhora a tensão muscular.

E você, qual esporte pratica e tem aquela hora de lazer e relaxamento do corpo e da mente para encarar a rotina e ter mais produtividade?

Um abraço e até a próxima!