Não é apenas em prol da produtividade: a qualidade de seu ambiente de trabalho tem reflexo direto na sua qualidade de vida. Afinal, mesmo que você seja seu próprio chefe, boa parte do seu dia costuma ser investida em atividades produtivas, e com sorte, lucrativas. Assim, não é à toa que mais e mais empresas se destaquem por seus investimentos em ambientes que favoreçam o bem estar de seus funcionários.

No caso de quem trabalha por conta própria, seja em casa ou num escritório compartilhado, a preocupação não muda. Um ambiente descuidado, mal iluminado, bagunçado ou desconfortável impacta diretamente no seu humor e produtividade. A falta de estrutura também. Cada vez que você precisa parar para pensar sobre onde arranjar papel, borracha, clipes, ou como fazer para configurar outra vez a impressora, não apenas aqueles minutos são perdidos, mas toda a concentração muitas vezes conquistada a duras penas.

A artista plástica Marianne Zasso, que dá dicas de decoração no blog PicNic de ideias e trabalha com remodelagem de ambientes, fala também da importância do toque pessoal:

“Não importa se seu ambiente de trabalho é um escritório tradicional, um canto na sua casa ou uma mesa num coworking. Investir na montagem de um espaço que seja ao mesmo tempo funcional e afetivo contribui para a produtividade e para o bem estar. Não precisa usar a parede como diário de recordações, mas uma foto de quem você ama vai te ajudar a sorrir cada vez que o trabalho ficar difícil.”

Investir no conforto, segurança e bem estar impacta nos lucros e na felicidade. Então que tal parar, olhar em volta e refletir sobre seu espaço de trabalho? Siga nosso checklist e melhore seu espaço!

Organização

Sua mesa reflete suas funções? Os equipamentos disponíveis atendem suas necessidades? Todos os papeis e canetas e objetos que estão sobre ela estão realmente sendo usados? As faxinas na mesa devem ser periódicas, se possível diárias. Você vai descobrir que ela funciona bastante como uma extensão da sua mente. E é bem mais fácil pensar com a mente limpa e organizada, não?

Iluminação

Você sabia que uma iluminação inadequada no ambiente de trabalho pode prejudicar até o seu humor? Segundo os especialistas, apesar de luz insuficiente não causar danos permanentes à visão, afeta diretamente os olhos quanto ao cansaço, irritação e até lacrimejamento. Mas luz demais também não serve: os olhos acabam ficando ressecados. Vale para a luz do ambiente e também a emitida pela tela do computador.

Limpeza

Limpeza é saúde e também cartão de visitas. Mesmo que você trabalhe sozinho, sua mesa passa a impressão de como você organiza o próprio trabalho. Então, não custa lembrar: diminuir ao máximo a quantidade de objetos desnecessários, eliminar o lixo, limpar tela, mouse e teclado regularmente, e de preferência, nunca comer em frente ao computador!

Ergonomia

Se você ainda não conhece essa palavra, aproveite nosso convite: a ergonomia trata das posturas adequadas na relação homem-máquina, no sentido físico mesmo. A altura correta da cadeira, da mesa, a posição dos braços e cabeça em relação ao seu computador são fundamentais não só para garantir produtividade, mas também para evitar problemas futuros, como lesões por esforço repetitivo e doenças nas articulações e ossos.

Seu toque pessoal

Há quem discorde, pelo potencial de distração que itens “decorativos” podem trazer, mas para quem trabalha longe de casa, uma foto da família ou do pet, um objeto que remeta a seu hobby ou paixões, ou mesmo uma plantinha, podem levantar seu astral em momentos de estresse ou desânimo. A combinação de elementos pessoais e profissionais também simboliza o interesse em equacionar as duas esferas da vida. Basta não abusar.