A alimentação balanceada, a prática de atividades físicas, o sono de qualidade e, claro, os momentos de lazer, são muito importantes para o desempenho do cérebro.

Se você costuma ler meus artigos já percebeu que eu sempre bato na tecla – literalmente – de que a saúde está definitivamente ligada à produtividade. E não é para menos, além de estudos comprovarem isso, eu sou a prova viva de que a alimentação balanceada, a prática de atividades físicas, o sono de qualidade e, claro, os momentos de lazer, são muito importantes para o desempenho do cérebro, por isso gosto tanto de falar sobre o assunto.

Quando a gente exagera na comida ou dorme mal, parece que o dia não rende, né? E olha só a boa notícia que trago hoje: você pode contar também com a tecnologia para melhorar ainda mais o seu dia. Veja uma lista de 5 aplicativos para gerenciar sua saúde e melhorar sua produtividade, alguns, inclusive, que eu uso ou já testei!

1- 5’ minutos, eu medito

Gratuito para Android e IOS

É comprovado que a meditação reduz a ansiedade e o estresse e este aplicativo foi desenvolvido por uma ONG chamada Mãos Sem Fronteiras, com o objetivo de incentivar a meditação como fator de melhora na qualidade de vida das pessoas. Você pode programar um horário para meditar e o aplicativo te notifica diariamente a hora de dar uma pausa e relaxar.

2- Water Drink Reminder

Gratuito para Android

Já falamos aqui sobre a importância de criar o hábito de beber água, mas se está difícil, este aplicativo pode te ajudar. Ele te ajuda a calcular e determinar quanto de água seu corpo precisa diariamente e ainda te lembra de se hidratar através de notificações. Um aplicativo similar está disponível gratuitamente para IOS.

3- Sleep Better

Freemium para Android e IOS

Por mais que você durma, parece que não descansou? Este app monitora a qualidade do seu sono, basta colocá-lo na cama – recomenda-se deixar conectado ao carregador – e ele capta seus movimentos, fazendo um gráfico do sono leve ao sono profundo. Ele ainda oferece: histórico do seu sono, alarme, possibilidade de incluir hábitos e variáveis diárias como consumo de cafeína e/ou álcool e prática de exercícios, entre outras funções. É “freemium” porque tem as funções gratuitas mas você pode dar um upgrade por $2.

4- Fat secret

Gratuito para Android e IOS

Para quem segue uma alimentação balanceada, ter um diário alimentar é essencial. Este aplicativo é meu queridinho, porque é bem completo. Ele possui uma lista enorme de alimentos com tabela nutricional e você adiciona em suas refeições do dia todos os alimentos consumidos, aí o próprio aplicativo calcula a quantidade de calorias, gordura, proteína e carboidrato ingeridos. Além disso, você preenche seu peso inicial, determina sua meta e vai controlando o peso periodicamente.

5- OptmizeMe

$ 3,99 para  IOS

Este app é pago mas vale a pena. Você já somou quantas horas seu dia deveria ter para que você pudesse fazer tudo o que precisa? Um dia minha amiga somou o meu dia e, entre academia, trabalho, pós-graduação, patinação (sim, sou patinadora!), freela, refeições, banho, família, namorado, sono ideal, trânsito… deu mais de 28 horas! Este aplicativo é exatamente para gerenciar e otimizar seu tempo, priorizando tarefas e organizando compromissos. Ele oferece diversas funções interessantes, entre elas o registro do seu humor, o estado de saúde, a menstruação, a prática de esporte, as reuniões, os encontros com amigos e muitas outras coisas.

E você, usa algum desses aplicativos para gerenciar a saúde e melhorar sua produtividade no trabalho? Deixe seu comentário e ajude a enriquecer este artigo!


Um abraço e até a próxima!