Ano novo com novos hábitos: como começar a ter uma vida saudável?

Dicas para começar a fazer dieta e benefícios para o corpo, o cérebro e a produtividade.

Imagem Ano novo com novos hábitos: como começar a ter uma vida saudável?

Já passei por aqui muitas vezes dando dicas relacionadas à alimentação saudável, exercícios físicos e bem-estar, mas hoje vim conversar sobre o pontapé inicial para começar uma dieta, com novos hábitos e cheia de benefícios.

A chave para tudo é o planejamento e a organização. Se você já é assim na sua rotina de trabalho, estudos e viagens, por exemplo, vai ser fácil dar conta da dieta. Mas se não é, o foco na dieta pode ajudar nestes outros aspectos da sua vida.

Vamos às dicas:

1 – O motivo principal

Qual o seu motivo principal para querer começar a fazer dieta? Se você nunca parou para pensar nisso, é a hora. Não adianta você planejar algo sem ter um objetivo em mente, pois pode acabar desistindo no meio do caminho por perder o foco. A dica é pensar a longo prazo, não adianta viver uma semana só ingerindo líquidos para caber em um vestido ou uma calça, a dieta precisa ir muito além da aparência.

2 – Objetivo em números

Quantos quilos você quer ou precisa perder e qual seria o tempo ideal para isso? Trace uma meta real e vá com calma, é muito mais determinante você pensar que precisa emagrecer 3 quilos por mês do que 30 quilos no total. A pressa é inimiga da dieta, se não teve hábitos saudáveis ou engordou durante anos, porque querer resolver tudo em 1 mês?

3 – A dedicação necessária

Como está o seu tempo para exercícios físicos ou preparar alimentos em casa? A dieta não tem que ser sacrificante, por isso, se você já sofre em pensar em acordar mais cedo ou ir dormir mais tarde, é necessário mudar este pensamento. Eu gosto de ser mais drástica e pensar: e se eu precisasse de exercícios para sobreviver? Eu teria que arrumar tempo para eles! No começo, você não precisa passar 2 horas correndo no parque ou treinando na academia, vá aos poucos, alguns dias da semana, para se habituar. Aqui também tem dicas sobre o melhor horário do dia para praticar atividades físicas.

novos hábitos 2

4 – O planejamento e controle

O hábito de anotar informações é muito importante para se planejar e acompanhar os resultados. Pegar um dia e montar um cardápio para a semana toda facilita o hábito de se alimentar melhor, pois as ideias – e até mesmo o alimento caso opte por cozinhar em um dia só e congelar – já estarão na mão. Outra coisa importante é anotar o peso e medidas iniciais para acompanhar a evolução e ter mais ânimo para continuar. Se quiser ainda mais organização, existem aplicativos, como contamos aqui, que ajudam a anotar os alimentos consumidos diariamente e controlar a dieta e o emagrecimento.

5 – A praticidade

Dieta precisa ser prática, por isso é sempre bom preparar tudo antecipadamente. No caso de alimentos, você pode cozinhar um dia da semana grande parte do seu cardápio e congelar, como por exemplo frango desfiado e temperado que pode servir de acompanhamento da refeição ou recheio de alguma receita. Ter snacks saudáveis sempre por perto também é importante para não cair em tentações na hora da fome. Já com os exercícios, deixe a sua mala ou mochila de treinos já preparada no dia anterior, se preferir se exercitar de manhã, já está tudo pronto, se preferir à tarde ou de noite, pode levar para o trabalho e ir direto, assim não precisa passar em casa e pensar duas vezes se vai deitar no sofá ou vai suar no treino.

6 – As inspirações e ajudas

Muitas vezes um amigo ou amiga se empolga em entrar nesta vida com você mas logo desiste. Mesmo com foco, você pode acabar desistindo junto. Uma boa dica é começar a acessar blogs de dieta, seguir perfis fitness no Instagram e entrar em grupos de emagrecimento no Facebook, assim sempre vai ter alguém na mesma que você para compartilhar vitórias e inspirar. Logo pela manhã, olhar os perfis fitness no Instagram já dá um ânimo para começar o dia com tudo.

7 – O prazer

Como eu disse acima, a dieta não deve ser um sacrifício e sim um prazer, para isso é importante que você descubra um esporte que te faça feliz e que seja mais um lazer do que uma obrigação. No meu caso, eu me apaixonei pela patinação e – apesar de estar um pouco afastada por conta da falta de tempo – eu passo horas patinando e me divertindo, consequentemente emagrecendo e beneficiando meu corpo e organismo.

novos hábitos 1

Os benefícios da dieta vão muito além de um corpo mais em forma e um organismo em ótimo funcionamento:

– O planejamento e organização da dieta podem te ajudar no trabalho, nas finanças, nos estudos, em viagens e diversos outros objetivos.

– A boa alimentação ajuda no melhor funcionamento do cérebro, memória e funções cognitivas em geral.

– Os exercícios dão mais disposição para encarar a rotina, pois liberam endorfina e dão sensação de prazer.

E aí, que tal aproveitar o ano novo para adquirir hábitos novos?

Um abraço e até a próxima!

276

Espaços de Coworking conhecidos
em São Paulo

Alterar região ↺

Experimente trazer a sua empresa para um ambiente
mais inspirador, ágil e flexível.

Conheça todos espaços em São Paulo Eu não estou em São Paulo ↺