Há quem chegue no trabalho com uma olheira de quem acabou de acordar e há quem chegue com o orgulho estampado no rosto de ter acordado cedo, feito exercícios e ainda estar com disposição para começar o dia.

Há também aqueles que não veem a hora do expediente acabar para colocar o tênis e ir desestressar em uma academia, na pista de corrida do parque ou em uma quadra de futebol com os amigos.

Sabemos o quanto é importante fazer exercícios, mas o melhor horário para se exercitar é uma preferência individual. Se você ainda não decidiu qual o melhor horário, aqui vão algumas vantagens de cada período e como o corpo reage:

Pela manhã

De acordo com o jornal The Huffington Post, as atividades feitas pela manhã apresentam vários benefícios.

– Você se sente com mais energia

Pois é, começar o dia já liberando endorfina dá um ânimo para aguentar o tranco da rotina. Se seu trabalho é muito puxado e você se sente esgotado no final do dia, praticar esportes pela manhã já te deixa com a missão cumprida!

– Você queima gordura mais rápido

O corpo consome primeiro os açúcares e depois a gordura. Pela manhã seu corpo ainda não está abastecido de muitos carboidratos então ele vai queimar uma quantidade maior de gordura.

– Seu cérebro acorda

A atividade física traz benefícios ao cérebro a curto e longo prazo, porém os a curto prazo trazem resultados melhores para a atenção e memória. Por isso, malhar logo pela manhã resulta no mesmo efeito que uma xícara de café.

– Você treina com mais foco

De manhã não tem tempo para conversa fora e celular, já que seu horário está apertado e você tem que ir para o trabalho. Além disso, pela manhã, as academias e parques costumam ser mais vazios.

“Eu gosto de treinar de manhã porque a endorfina me deixa pronta pra encarar o resto do dia, e também é uma forma de iniciar a rotina com algo mais leve que ir trabalhar! Ah, e treinar antes ajuda muito no foco – tanto pra trabalhar quanto pra estudar.”, diz Talita Bueno, do blog Não Mais Fat.

De tarde

Há quem consiga treinar na hora do almoço, quem não tenha horário fixo ou não trabalhe em horário comercial, por isso uma boa hora para praticar exercícios é o período da tarde.

– Desempenho

Especialistas afirmam que o desempenho nas atividades físicas pode ser maior de tarde, porque é a hora que a temperatura do corpo aumenta. Há também maior ação do hormônio cortisol, ligado ao estresse, e da testosterona, contribuindo no ganho de massa muscular.

– Otimização de tempo

Treinar na hora do almoço pode ser bom para ganhar tempo ou para quem tem compromisso depois do trabalho, como faculdade. Além disso, as academias no período da tarde costumam ser mais vazias.

De noite

– É desestressante

Se você é uma pessoa que tem pique a noite e gosta de dormir tarde, praticar exercícios depois do trabalho pode ajudar a se libertar do estresse da rotina, já que libera endorfina, que é o hormônio do prazer.

– Você dorme melhor

Depois do treino os músculos ainda continuam trabalhando por pelo menos 1 hora, mas após este período vem o relaxamento e o corpo pede uma boa noite de sono para se recuperar. Mas atenção, quem costuma ter insônia, o treino noturno pode atrapalhar ainda mais o sono!

– Pode treinar com mais intensidade

Apesar de dar ânimo treinar de manhã, quando realizado com muita intensidade pode causar a fadiga. Já de noite não tem este problema, pois ainda terá o período do sono para se recuperar do cansaço.

– As pessoas socializam mais

Os que praticam esportes pela manhã não são muito de falar, mas quem treina de noite não costuma ter horários fixos então aproveitam para interagir com colegas e grupos.

– Manhãs mais calmas

Uns minutinhos a mais na cama antes de trabalhar é muito bom. Treinando de noite, sua manhã fica menos acelerada e você pode tomar seu café da manhã mais completo, com mais tranquilidade e se organizar melhor para chegar no trabalho e começar a rotina.

“Como eu trabalho um pouco longe de casa, prefiro me exercitar de noite saindo do trabalho, assim não acordo tão cedo e pego menos trânsito para voltar pra casa. 2x por semana faço corrida noturna com um grupo e é um momento de distração, de esquecer do estresse do dia e liberar a adrenalina. Toda quinta tem futebol com os amigos em uma quadra perto do trabalho e aí a gente já emenda o Happy Hour lá mesmo!”, conta Caio Vinícius, Diretor de Arte.

E então, conseguiu decidir se vai fazer seus exercícios antes ou depois do trabalho? Conte pra gente nos comentários!