Acordar cedo seria o segredo para o sucesso?

Ser produtivo durante as manhãs pode tornar a sua vida mais organizada (e feliz!).

Imagem Acordar cedo seria o segredo para o sucesso?

Dormir é importante, e é uma das coisas mais importantes para que tenhamos forças para enfrentar um novo dia com energias renovadas. Há quem seja muuuuito fã de dormir e algumas pessoas têm até que lutar contra as garras da cama quentinha e macia que faz com que a soneca do celular seja ativada diversas vezes antes do oficial despertar. Mas, entre os grandes nomes do empreendedorismo, há vários fiéis seguidores da teoria de que acordar cedo – mas cedo mesmo, antes do sol nascer e dos passarinhos cantarem – é um dos segredos do sucesso.

O CEO da Apple, Tim Cook, e Jack Dorsey, fundador do Twitter, são apenas dois dos adeptos desse hábito. Alguns dos famosos que mantém em suas rotinas a tarefa de acordar entre 5 e 6 horas da manhã afirmam que isso lhes garante uma espécie de vantagem sobre as outras pessoas.

O que fazer às 5 da manhã, quando todo mundo está dormindo?

A tal vantagem que citei acima começa exatamente pelo fato de você estar antecipando o relógio diário da sociedade. Enquanto a maioria dorme, você desperta para um dia mais organizado e sem pressa e aquela constante sensação de estar atrasado. Já pensou que maravilha poder tomar um bom café da manhã enquanto lê as notícias ou aquele livro que você nunca tem tempo para terminar?

E depois do café, que tal sair para liberar endorfina com aquela corrida de rua ou mesmo na academia do prédio? Muita gente não sabe mas, principalmente nas cidades grandes, as academias e centros de esporte abrem bem cedo, nós é que sempre acabamos deixando a atividade física “pra quando sobrar um tempinho”. Informe-se e se organize!

Com uma refeição bem feita e o corpo (e a mente) em pleno funcionamento, antes das 8 da manhã você estará pronto para encarar o dia com muito mais disposição. E você ainda pode aproveitar esse comecinho de manhã para repassar mentalmente, ou na agenda mesmo, todos os seus compromissos. Assim, você sai de casa preparado e bem mais consciente de tudo que terá pela frente.

acordar cedo 2

Mas como organizar a vida para despertar animado antes do nascer do sol?

Em tudo que fazemos na vida organização é um item essencial, até mesmo no quesito levantar cedo. Isso porque se fosse só colocar o relógio para despertar umas horas antes todo mundo faria, né?

Para acordar cedo é preciso dormir cedo, sem eliminar as importantes horas de descanso para o corpo. E, para dormir cedo, toda a sua agenda terá que ser antecipada, consequentemente. Coloque no papel sua rotina e calcule se é possível encaixar esse novo hábito – quem estuda no turno da noite, por exemplo, dificilmente vai conseguir sair da aula e estar na cama até as 22 horas.

É possível que essa decisão seja, no início, como um furacão na sua vida. Mas se você está disposto a ter hábitos mais saudáveis e um pouco a mais de sucesso como consequência, talvez valha a pena, não?

Ah, é importante lembrar que você não pode desistir no segundo dia porque está muito cansativo. Existe uma teoria bem interessante de que são necessários pelo menos 21 dias para que algo se torne um hábito em nossa vida. É, parece bastante coisa, mas é preciso tentar.

acordar cedo 1

Existe alguma dica para a rotina ficar mais fácil ao acordar cedo?

Além de ter uma agenda estruturada, tem outros pequenos truques que vão facilitar o seu relacionamento com o relógio adiantado. Anota aí:

  • Ao levantar, tente evitar o pensamento de “ah, só mais 5 minutinhos”. Por mais difícil que pareça, tente se animar com frases como “hoje vai ser um grande dia!”. A nossa mente controla o nosso corpo, então tente pelo menos doutriná-la a ter pensamentos positivos, ok?
  • Assim que sair da cama, abra as cortinas. Mesmo que ainda esteja escuro na rua, conforme o sol for nascendo você vai sentir que o seu corpo também começa a funcionar melhor.
  • Arrumar a cama é um ato simples porém bem importante. Com ele você delimita que o seu dia começou e que a cama quentinha já faz parte do passado – e do futuro, pois ao final do dia vocês se encontrarão de novo, obviamente.
  • Se você mora sozinho, ligue a televisão ou coloque uma música para ajudar no despertar. Claro, preferencialmente algo que não tire a sua atenção e seu foco nas atividades principais. A tarefa da música ou do programa de notícias é mais como uma companhia e uma forma de ir estimulando seu cérebro para novas informações.
  • Tenha hábitos fixos logo após o despertar. Algo como regar as plantas, levar o cachorro para passear ou colocar a roupa na máquina de lavar. São obrigações leves, mas que já te deixam atento a cumprir a agenda diária.

Todo o início é difícil, mas quem sabe o segredo para o seu sucesso, ou pelo menos para uma rotina bem sucedida, não está nessa mudança de hábito? Teste, tenha perseverança e veja se ela funciona pra você. Quem sabe você não é o próximo dos empreendedores famosos a propagar essa teoria?

 

307

Espaços de Coworking conhecidos
em São Paulo

Alterar região ↺

Experimente trazer a sua empresa para um ambiente
mais inspirador, ágil e flexível.

Conheça todos espaços em São Paulo Eu não estou em São Paulo ↺