Nosso organismo implora por energia para manter os olhos abertos e o cérebro atento.

De um lado nossa falta de tempo nos obriga a comer “qualquer coisinha” e até mesmo pular refeições, de outro nosso organismo implora por energia para manter os olhos abertos e o cérebro atento.

Ter um bom rendimento no trabalho depende de muitos fatores, entre eles boas noites de sono, atividades físicas e de lazer e corpo e mente em equilíbrio. Ou seja, aquela vida perfeita, regrada e praticamente inalcançável. Mas saiba que o mínimo de mudança que a gente faça já pode nos ajudar a ter um desempenho melhor no trabalho e você pode começar dando uma atenção especial à mais importante das refeições: o café da manhã.

Vale a pena levantar 10 minutinhos mais cedo e se alimentar com calma, com os alimentos certos e que vão te dar um up para aguentar a rotina do dia a dia. Por isso, eu, com aprovação da nutricionista Carina Amorim, separei alguns alimentos que não podem faltar na sua mesa antes de partir para o trabalho:

Ovos

O ovo contém 13 nutrientes essenciais, incluindo proteínas e gorduras boas. Ele proporciona maior saciedade durante o dia e ainda faz bem para a memória, já que a gema é rica em vitamina B.

Café

Há quem tome durante o dia todo, mas o essencial é tomar no desjejum, pois o café contém antioxidantes e apresenta benefícios para o coração e para as funções cognitivas.

Chá verde

Além de ter a função de ser termogênico, que acelera o metabolismo, ainda possui flavanoides que fazem bem para a circulação e facilitam a irrigação das células, inclusive do sistema nervoso.

Abacate

O abacate ainda não é muito comum na mesa dos brasileiros, mas é repleto de vitaminas e minerais, além de gordura boa e uma ótima quantidade de fibras. Com isso, traz diversos benefícios como o bom funcionamento do sistema digestivo, proteção das células nervosas e melhora no funcionamento do cérebro.

Banana

É rica em potássio, um mineral essencial que auxilia na concentração e mantém o cérebro e os nervos funcionando perfeitamente.

Pão integral

Este tipo de carboidrato, desde que não seja refinado, também é muito importante, pois contém fibras e é uma fonte de energia porque libera glicose gradualmente na corrente sanguínea.

O importante é fazer combinações corretas para não exagerar em um só grupo de alimentos e esquecer de outro, por isso aqui vão algumas dicas de café da manhã completo:

1) Ovos mexidos + chá verde

Os ovos são fonte de gordura boa e proteínas, e o toque especial está no tempero. Você pode adicionar ervas frescas ou secas! Já o chá verde é termogênico e acelera o metabolismo, dando mais energia. Tente não adoçar com açúcar!

2) Pão integral + manteiga + presunto magro + café preto

O pão integral é um carboidrato complexo que demora para ser absorvido, evitando pico e queda de glicemia. A manteiga (não margarina!) faz o papel de gordura boa que oferece energia e o café preto é o combustível das mentes pensantes!

3) Banana + canela + aveia

Os benefícios da banana são potencializados com a aveia, que é um carboidrato rico em fibras e a canela, que é termogênica e dá uma turbinada na energia.

E você, o que gosta de comer no café da manhã? Será que não é possível melhorar o rendimento no trabalho a partir de uma nova dieta mais balanceada?

 

Um abraço e até a próxima!