Já falei um pouco aqui sobre 4 esportes que equilibram a mente e melhoram a produtividade, mas hoje o assunto é o inverso. Vou falar de 10 hábitos perigosos para o cérebro e que podem prejudicar as funções cognitivas:

1 – Dormir pouco

O cérebro precisa de descanso, por isso, dormir em um ambiente rodeado de estresse, barulho, iluminação e estímulos pode causar o envelhecimento precoce e a morte de células cerebrais. Procure deixar seu quarto o mais tranquilo e escuro possível para dormir. E, caso não seja possível, use protetores auriculares que podem ser encontrados em casas de construção.

2 – Ignorar o café da manhã

Se você costuma pular o café da manhã ou “comer qualquer coisinha”, comece a mudar isso o quanto antes! Quando esta importante refeição não é realizada, o sangue tem uma baixa no nível de glicose, fazendo com que o transporte de nutrientes ao cérebro fique insuficiente. A longo prazo, pode causar a degeneração do cérebro. Já dei opções aqui de café da manhã que estimulam o cérebro.

3 – Consumir muito açúcar

Chocolate, refrigerante, produtos industrializados, entre outros possuem uma quantidade elevada de açúcar, até mesmo nos produtos lights e diets! Altos níveis de açúcar prejudicam capacidades cognitivas como memória e aprendizado, além de interromper a sinalização da insulina.

4 – Fumar

O cérebro está ligado aos pulmões através das artérias que fornecem oxigênio para seu cérebro. Com isso, os produtos químicos nocivos para a saúde do cigarro são enviados do pulmão para o cérebro em dez segundos após a tragada, permanecendo ativo por 20 a 40 minutos. Isso acaba desregulando as células cerebrais e causando dependência e até mesmo doenças mais graves, como Alzheimer.

5 – Reagir de forma exagerada

Diante de um problema ou estresse você age por impulso e “explode”? Cuidado! Essa tensão pode causar danos às artérias, diminuindo a capacidade cerebral. Nestas situações, procure respirar fundo, se acalmar e aí sim tomar uma atitude.

6 – Inalar poluição

Pode ser um pouco impossível evitar o contato com a poluição, principalmente nos grandes centros urbanos onde a maioria das pessoas trabalham. Mas o cérebro, por ser o maior consumidor de oxigênio do nosso corpo, pode ter deficiência de suprimento de oxigênio ao inalar muita poluição, fazendo com que as células do cérebro tenham menos conexões e ocasionando doenças graves a longo prazo.

7 – Falar raramente

Já teve vezes em que o dia acabou e você se deu conta que quase não abriu a boca para conversar com alguém? A fala melhora a eficiência do cérebro porque trabalha a atenção, aprendizado e capacidade motora e de memória. Converse mais com as pessoas do trabalho, da sua família, com vizinhos e saia mais com seus amigos, faz bem para cabeça!

8 – Dormir com a cabeça coberta

Muitas pessoas têm este hábito, porém dormir com a cabeça coberta aumenta a concentração de dióxido de carbono e diminui a concentração de oxigênio, podendo causar danos ao cérebro a longo prazo.

9 – Não estimular pensamentos

Cérebro ativo é cérebro saudável. Desafiar o cérebro é a melhor maneira de treiná-lo e evitar lesões cerebrais, ou seja, a degeneração do cérebro. Estimule-se com estudos, leituras, jogos e lembranças.

10 – Trabalhar o cérebro enquanto doente

Estudar demais ou trabalhar de forma exagerada enquanto estiver doente, como por exemplo com gripe, pode prejudicar a eficiência das funções cognitivas. Em casos como este, repouse, descanse, beba muita água e opte por atividades que descansam o cérebro, como ver um filme ou ouvir música.

Fonte

Que tal começar a tentar mudar os hábitos hoje mesmo para um cérebro mais saudável e ativo?

Um abraço e até a próxima!