Steve jobs já foi pauta aqui pelo blog, em um dos primeiros textos escritos pelo Fernando Aguirre — e você pode conferir o artigo completo aqui. Essa é uma das personalidades que, ao menos no universo do empreendedorismo, jamais será esquecida. Sempre haverá um ponto interessante a ser analisado na vida e na carreira do founder da Apple, e é justamente um fato surpreendente que iremos abordar hoje. Você sabia que Jobs se tornou budista e que isso interferiu muito em sua carreira? Você alguma vez já havia pensado em como a meditação pode mudar a vida de um empreendedor? 

A ideia para escrever o texto de hoje surgiu depois de descobrir que a meditação foi essencial para a carreira de Jobs, bem como tem sido para muitos profissionais de diversas áreas que buscam ir um pouco além da vida no automático. 

Como funciona a meditação? 

Como muitos dos Millennials sobrecarregados por tantas horas a fio conectados e em frente de telas, eu também comecei, há algum tempo, sentir que precisava encontrar momentos de maior tranquilidade e conexão comigo mesma. Mas, como boa integrante da Geração Y, antes de encontrar um caminho para esse processo de desconectar para conectar, pesquisei muita coisa na internet sobre o assunto.  

De astrologia até como funcionam os mantras, li bastante coisa que já na teoria me fez compreender melhor alguns aspectos da mente humana. E essa coisa toda de meditação acabou aparecendo naturalmente pelo caminho. Na ignorância, assim como muitas pessoas eu achava que meditar estava relacionado a religiões ou mesmo com práticas como a Yoga. E você, sabe o que é meditar? 

Meditação é um exercício mental para, na verdade, tentar deixar o mental sossegar

Bom, a coisa mais certeira que eu já li sobre o assunto é que meditar é estar totalmente presente no aqui e agora, coisa que raramente fazemos no dia a dia sem estarmos alerta. Aí que certamente você está neste momento duvidando de que meditar seja apenas estar entregue ao momento. Mas, você se lembra quando foi a última vez que você fez algo totalmente entregue àquela situação? Tomamos banho pensando na agenda do dia seguinte, saímos para correr e nos distraímos com a música ao invés de curtir o caminho, almoçamos com o celular conferindo as atualizações do Instagram e assim por diante. 

Então, curtir o aqui e agora é sim algo grandioso e que tem um poder inexplicável de relaxamento e uso da consciência para que possamos projetar melhor a nossa jornada. Meditação é um exercício mental para, na verdade, tentar deixar o mental sossegar. Você precisa exercitar o mental para tentar conter o mental. Simples e complexo ao mesmo tempo, não? 

Tá, mas então, como a meditação pode mudar a vida da gente?

Não, meditar não é ficar sem pensar nada. Esse é o maior mito sobre a meditação. Até porque, o impulso natural do nosso cérebro ocidental, sempre tão voltado para o intelectual, é de automaticamente querer ocupar os pensamentos uma vez que você tenta esvaziá-los.  

Meditar é deixar os pensamentos virem, passarem e você tomar consciência sobre eles. Esse é um dos principais pontos. Meditar não é apenas deixar fluir, mas sim entrar em tal estado de alerta que você consegue esvaziar seus pensamentos para transcender. 

Os primeiros passos envolvem você se entregar plenamente ao momento que escolheu para o exercício, bem como tentar se desvencilhar dos pensamentos que certamente acontecerão nesse momento de tranquilidade. Depois que já estamos um pouco mais treinados, aí sim você insere outras etapas, como por exemplo a reflexão sobre algum assunto que te incomodou ao longo do dia. 

Não, meditar não é ficar sem pensar nada. Esse é o maior mito sobre a meditação

E o mais interessante é que esse estado de alerta criado a partir do exercício frequente da meditação aos poucos começará a aparecer em variados momentos do dia. Isso é ótimo, principalmente em dias que temos muitas tarefas e acabamos nos perdendo no meio das demandas. O estar presente aqui e agora, na verdade, serve para todos os momentos. Logo, meditar não é somente sentar na posição de Flor de Lótus e respirar com calma. Meditar também é realizar uma tarefa de cada vez, com calma e sem inquietude. 

A meditação pode ser bem eficaz para momentos de muita ansiedade e até mesmo em casos de síndrome de pânico, sintoma cada vez mais frequente na população. Aqui neste post do Medium tem um “passo a passo” bem bacana para quem quer usar a técnica de Mindfulness Response em momentos de pane. 

Por que é tão difícil meditar?

São três as grandes dificuldades na meditação, principalmente nas primeiras vezes que tentamos: o fator físico, que vai provocar desconfortos, dores e até coceiras em lugares que você nunca reparou que tinha; o fator mental, que é o seu cérebro ficar te lembrando de várias coisas que você precisa fazer ou resolver; e o fator emocional, que são os seus sentimentos e ansiedades que irão refletir diretamente na sua prática. 

Neste texto aqui, em que conta sobre como cada vez mais profissionais de TI estão aderindo à prática, Eduardo Fernandes fala que a meditação é uma ferramenta de diagnóstico, pois ela vai mostrar como você funciona.  

“Por exemplo, se você tentar usar a meditação para se acalmar, a técnica vai mostrar cada vez mais o quão nervoso você é. E como esse nervosismo se manifesta em várias ‘camadas’ inter-relacionadas (nervosismo percebido como desconforto físico, emoções aflitivas e assim por diante). A cada dia, surgirão milhares de micro e macro descobertas. Num primeiro momento, você vai achar que está ainda mais estressado. Vai parecer que a meditação lhe criou mais problemas”, explica Eduardo. 

É normal enfrentar alguns momentos de agonia e inquietude quando você justamente deveria aprender a relaxar. Mas ninguém disse que seria fácil, certo? Meditar carece de tempo, consistência e repetição. Ah, e quanto mais você tentar fazer a sua mente esvaziar “à força”, mais pensamentos surgirão para te atormentar. 

 

Mas então, como a meditação pode mudar a vida de um empreendedor? Bom, se você não encontrou a resposta que esperava neste texto, é porque você deve iniciar o quanto antes a sua busca por uma maior conexão interna. É difícil descrever em palavras o que esses momentos podem causar em você, até porque cada pessoa terá as respostas que já estão dentro de si, mas que precisam de atenção plena para serem reveladas. 

Se você tem curiosidade sobre como essa coisa toda funciona, comece dedicando 15 minutos por dia a você, totalmente presente aqui e agora. Depois, não esqueça de vir aqui contar pra gente sobre como isso acabou te  transformando, ok?