Em poucas semanas, fará 5 anos que Steve Jobs deixou pela segunda vez o comando da Apple, mas dessa vez sem chance de retorno. Um dos principais líderes da indústria de tecnologia, que entrou pra história como fundador – e posteriormente salvador – da Apple, a empresa mais valiosa da atualidade, nos deixou em agosto de 2011.

Empreendedor, criativo, gênio e por vezes um tanto rabugento, Jobs ajudou a Apple não apenas a se tornar líder do seu segmento como também a criar pelo menos 3 novos segmentos de mercado a partir do zero. Mercados que ninguém sabia que sequer existiam, que hoje rendem bilhões para essa indústria e ajudam a humanidade a evoluir em direção ao futuro.

Curioso é que a morte de Jobs já era prevista meses antes de ocorrer. Apesar de jovem, quando a notícia chegou todos já estavam de certa forma preparados. Isso porque a Apple nunca teve consumidores, sempre teve fãs. E todo fã sabe o que se passa com seu ídolo.

E, diferente de empresas tradicionais, como Coca-Cola, American Airlines ou Ford, algo interessante ocorre na nova economia. As pessoas passam a representar tanto quanto, ou até mesmo mais, que suas empresas. Todos conhecemos Microsoft, Tesla e Facebook. Mas, acima de tudo, nós conhecemos o Bill, o Elon e o Mark.

A mudança no empreendedorismo

Eu não sei explicar bem o motivo, mas sinto que os empreendedores vêm mudando. Enquanto banqueiros do passado competiam pela pilha de dinheiro mais alta, hoje Bill Gates se torna o maior filantropo do planeta. Elon Musk investiu até seu último centavo na tentativa de criar a SpaceX, empurrando a humanidade um passo à frente. E Zuckerberg – apesar de meio controverso – está criando a maior iniciativa já desenvolvida para levar internet grátis para África, a última fronteira em conexão de pessoas.

O mundo está mudando. A nova geração de empreendedores veio para fazer algo a mais. E você? Qual legado irá deixar no planeta depois que partir? Uma pilha enorme de árvores mortas ou algo que te faça ser lembrado eternamente?

Aproveitando a temática, o pessoal lindo do Viver de Blog fez um excelente infográfico sobre a trajetória de Jobs. Confira pra relembrar o que esse gênio aprontou: