Se a empresa que você trabalha não costuma organizar café da manhã coletivo, é hora de juntar os colegas e pensar nisso!

O café da manhã na empresa é uma ótima maneira de começar o dia interagindo, trocando ideias e experiências e relaxando, além de dar uma energia extra e produtividade para aguentar o tranco.

Mas como participar deste tipo de evento se você está tentando levar uma vida mais saudável? Nas agências de publicidade em que passei, lembro bem como era: muito pão recheado, bolacha, bolo, suco de caixinha, achocolatado, margarina e até mesmo aquele creme de avelã maravilhoso que a gente conhece e ama.

Se você está mesmo no foco, vem a pior parte: como convencer os colegas de trabalho que o que você levou pode ser leve, saudável e muito gostoso, tudo ao mesmo tempo? Simples! Seguindo estas 3 receitas que enganam muito bem os paladares mais açucarados e famintos por carboidratos refinados:

1 – Egg muffin salgado

Esta receita é muito coringa, facílima de fazer, muito saborosa e com um visual bem apetitoso. Você vai precisar de:

– 3 ovos

– 1 colher (sopa) de creme de leite light

– 1 colher (sopa) de farinha de arroz – pode ser outra farinha saudável, até mesmo legumes e verduras em pó

– 1 cebola pequena em cubos

– 1 tomate pequeno em cubos

– Frango cozido desfiado ou cubinhos de presunto magro

– Sal a gosto

– 1 colher (chá) de fermento em pó


Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 270 graus, misture todos os ingredientes em um recipiente e despeje aos poucos em forminhas de silicone ou de empada untadas com azeite. Asse por 15 minutos e está pronto! Como é muito rápido, você pode fazer mais receitas dependendo da quantidade de pessoas.

2 – Bolo de caneca de cacau e coco no microondas

Esta eu faço muito e é ótima para aquela vontadinha de doce. Seus colegas vão adorar! Anote os ingredientes:


Massa

– 1 ovo

– 1 colher (sopa) de iogurte desnatado

– 1 colher (sopa) de farinha de coco

– 1 colher (sopa) de cacau em pó

– Adoçante a gosto

– 1 colher (café) de fermento em pó


Cobertura

– 2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado

– Coco ralado integral

– 1 colher (sopa) de leite desnatado


Modo de fazer

Misture todos os ingredientes da massa em uma caneca, leve ao microondas em potência alta por 3 minutos. Retire da caneca e divida em 3 fatias. Misture em um recipiente os ingredientes da cobertura e coloque um pouco em cada fatia. A receita é rápida e fica linda, você pode fazer de acordo com a quantidade de pessoas, pois rende 3 fatias bem servidas.

3 – Pão de queijo de mandioquinha

Quem não gosta de pão de queijo! Esta receita é famosa mas foi adaptada para ficar com ainda mais sabor. Você vai precisar de:

– 200 g de polvilho azedo

– 300 g de polvilho doce

– 150 ml de azeite de oliva

– 500 g de mandioquinha (cozida e espremida)

– 1/3 de xícara de água

– 2 colheres (sopa) de queijo ralado


Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Misture os polvilhos com o azeite, incorpore a mandioquinha adicionando a água até ficar uma massa lisa e homogênea. Faça bolinhas do tamanho que desejar e asse por 25 minutos ou até dourar. Esta receita dá um pouquinho mais de trabalho mas rende muito e fica deliciosa.

Eu já testei todas estas receitas em café da manhã de empresas e todas foram aprovadas, principalmente o egg muffin! E na sua empresa, costuma rolar este tipo de evento? Deixe seu comentário e quando testar alguma das receitas, me conta o que achou!

Um abraço e até a próxima!