Já falamos várias vezes por aqui e insistimos em repetir: coworking não é apenas um lugar para trabalhar e economizar no aluguel de uma sala comercial. E, prova real disso são os espaços que buscam cada vez mais proporcionar diferentes atividades para seus clientes. Coworking é qualidade de vida, e faz parte desse pacote buscar atividades para integrar os coworkers e tirá-los um pouco da rotina de trabalho.

Alguns espaços pelo mundo estão sempre inovando e buscando novas práticas para inserir na vida de quem opta por esse lifestyle mais leve e saudável. Selecionamos alguns dos espaços com agendas mais bacanas, seja para inspirar os founders a explorarem ao máximo seu potencial ou para deixar os coworkers com vontade de conhecer um espaço diferente quando forem viajar.

1 – Box Jelly (Honolulu – Estados Unidos)

Uma vez no Havaí, vá surfar! E, para dar uma ajudinha para quem quer desopilar nessa linda capital, o coworking Box Jelly não só empresta pranchas de surfe para seus coworkers como também oferece aulas para quem está começando no esporte. Tem melhor forma de relaxar do que essa?

2 – Brain (São Paulo – Brasil)

Pensou que não teria espaço brasileiros nessa lista? Estava enganado, hein? Na verdade, muitos espaços daqui já dão o exemplo na prática de atividades “extracurriculares”. Mesmo com suas instalações na cidade mais caótica e enérgica do país, o Brain insere em seus produtos aulas de Yoga, meditação, massagem e spinning. Sem contar os eventos que rolam de vez em quando com jazz e outros estilos para ajudar o pessoal a sair da caixa.

3 – CocoVivo (Isla de San Cristóban – Panamá)

Além de ser um lugar para se hospedar, o CocoVivo é um coworking para quem precisa trabalhar um pouco enquanto viaja. Eles oferecem aos coworkers atividades como stand-up paddle, wakeboarding, mergulho, caminhadas e várias outras atividades em contato com a natureza. Certamente todo esse relaxamento vai ajudar você a render muito mais nos momentos de trabalho.

4 – Plug (São Paulo – Brasil)

Em uma selva de pedra como São Paulo é preciso ter diferencial no negócio, entregando algo especial para seus clientes. E foi assim que o Plug criou o campeonato mensal do jogo Mario Kart. Além disso, volta e meia rola por lá a apresentação de algumas bandas independentes no projeto Sofar Sounds. E para fechar a grade de extras, uma vez por mês rola serviço gratuito de manicure e barbearia.

5 – Mesh (Oslo – Noruega)

Mais a cara de cidade grande e agitada, o coworking Mesh vira balada quando a noite cai. Isso mesmo! Quando o expediente termina, o espaço abre as portas para membros e para o público em geral curtir a noite com alguns drinks e boa música.

6 – Gangplank (Arizona – Estados Unidos)

Esse não é um exemplo de atividades extras, mas sim um coworking que preza pela colaboração mútua. No Gangplank, o coworker não paga com dinheiro para utilizar o espaço, mas sim com algum tipo de cooperação. Desde ajudar na limpeza após os eventos até cuidar do blog do espaço, o coworking se mantém com a força da comunidade.

Esses foram alguns breves exemplos de coworkings e atividades que podem tornar o dia a dia ainda mais dinâmico. Mas é claro que cada espaço pode criar suas propostas individuais para engajar seu público e criar uma atmosfera diferenciada.

Você tem um coworking em uma casa com jardim? Que tal propor uma oficina de jardinagem e cultivo de hortas? Seus coworkers ficarão felizes de colocar a mão na terra e posteriormente colher, literalmente, os frutos do trabalho em equipe.

Sua sede tem uma piscina que raramente é usada? Por que não criar um campeonato de dança aquática ou então formar equipes de vôlei ou polo?

Percebe como sempre dá para pensar algo de acordo com o seu espaço e o estilo dos seus clientes? Esperamos que essas ideias coloquem a sua cabeça para ferver e pensar em novos planos mirabolantes! Depois vem contar pra gente o que o seu espaço tem de atividade extra, vamos adorar saber!