O que é coworking?

Você sabe o que é Coworking? Se você acredita que inovação, criatividade e troca de experiências é algo fundamental para ajudar seus projetos a crescer você deve conhecer agora!


Responder essa pergunta pode ser um pouco mais complexo do que parece. Isso porque Coworking pode ser muitas coisas, de diferentes formas, em diferentes intensidades. Porém, a resposta curta e direta para essa pergunta é:

Coworking é um movimento de pessoas, empresas e comunidades que buscam trabalhar e desenvolver suas vidas e negócios juntos, para crescer de forma mais rápida e colaborativa.

nex coworking em curitibaFonte: Wikipédia. Espaço da foto: Nex Coworking, em Curitiba. 

O Coworking pode aparecer através de diferentes inciativas. Um espaço de Coworking é um local ou empresa que reúne a estrutura necessária para que outras empresas se juntem a eles e desenvolvam seus negócios. Estes espaços podem ter fins comerciais ou não, e contam com toda estrutura que um escritório tradicional teria, porém compartilhada por todos os integrantes do espaço.

Geralmente um espaço de coworking é frequentado por empresas e profissionais independentes que valorizam inovação, criatividade, troca de experiências e criação de uma rede de contatos forte.

O que é coworking na prática?

Se você é uma pequena empresa ou um profissional independente, você pode utilizar um Espaço de Coworking como seu escritório. Geralmente você pode contratar um plano baseado em horas de utilização ou mesmo um plano fixo mensal. Lá você vai encontrar toda a estrutura tradicional de um escritório, com uma boa localização, uma grande comunidade de profissionais diversos para trocar experiências e um custo muito inferior a manutenção de um escritório próprio.

O que é coworking

É como um escritório virtual, certo?

Na verdade não. Coworking tem muito pouca relação com escritórios virtuais e outros tipos de condomínios empresariais. Estes espaços, apesar de compartilhar o mesmo teto, são projetados para que cada empresa funcione completamente independente uma da outra. As pessoas não se misturam, e não existe a formação de uma comunidade unidade de profissionais.

Os custos também podem ser proibitivos para um profissional freelancer, por exemplo. São boas soluções, porém mais indicado para grandes empresas ou quando existe a necessidade de isolamento do time em relação aos colegas.

Também funciona para quem trabalha de casa, em home office.

É comum as pessoas confundirem duas coisas em relação a espaços de coworking.

1º – Não precisa ser tudo ou nada. Você pode continuar trabalhando de casa no dia chuvoso, ou quando não estiver com vontade de sair de casa. Nós já escrevemos sobre como aproveitar o melhor dos dois mundos.

2º – Não é um custo extra. Participar de um Coworking deve ser encarado como um investimento da sua empresa. Você terá uma estrutura melhor para receber seus clientes, terá uma rede de contatos infinitamente maior e irá trabalhar de forma mais eficiente ao separar sua vida profissional da pessoal. Isso retorna em um valor/hora de trabalho maior em um curto/médio prazo. Além disso, existem opções de espaços aberto ao público sem fins lucrativos. Pesquise na sua região.

Mas Coworking é algo maior. É global.

Coworking também é, acima de tudo, um movimento global de cultura. Você não precisa necessariamente frequentar um espaço diariamente para fazer parte. Se você acredita que compartilhar conhecimento é uma das melhores formas de desenvolver um projeto, procure reunir seus amigos e contatos para fazer uma seção de coworking. Pode ser na casa de alguém, ou em uma cafeteria. Técnicamente, um Espaço de Coworking é apenas um facilitador deste processo, mas não parte fundamental da equação.

O movimento coworking se espalhou em pouco mais de 10 anos para todos os continentes. Estimativas apontam mais de 10 mil espaços ao redor do mundo. Você pode conhecer alguns através do projeto Global Coworking Map.

Mapa Global de Espaços de Coworking

Como começar.

Se você tem interesse em participar desse movimento, aqui vai um passo a passo bem simples.

  1. Pesquise um espaço na sua região.
  2. Entre em contato e marque uma visita ao local.
  3. Experimente por ao menos alguns dias. Alguns espaços oferecem um período de avaliação grátis.
  4. Leia nosso blog para receber dicas de como aproveitar ao máximo esse movimento.
  5. Curta nossa página no Facebook. Sempre postamos promoções e notícias sobre Coworking.
  6. Deixe um comentário e nos diga como está indo sua experiência.