Contabilidade para empresas

Como contratar um bom contador

Sua empresa precisa de um contador? Saiba como contratar um bom profissional de contabilidade e evitar problemas futuros.


Um dos primeiros profissionais que um empresário – se não o primeiro – que empresário contrata para começar um negócio é o contador. É esse profissional que irá orientar o empresário sobre os primeiros passos da abertura da empresa, sobre as melhores formas de tributação e deverá deixar a empresa preparada para começar a operar.

O contador deve estar preparado para entender as necessidades do futuro empresário a fim de dar as devidas orientações e ser capaz de passar as informações com clareza a fim de evitar possíveis problemas para a empresa.

Antes de contratar, recomendamos que siga os passos a seguir, comparando mais de um contador, a fim de encontrar o mais preparado para atender as necessidades de sua empresa.

1 – Confira se há o Registro do contador no Conselho Regional de Contabilidade – CRC.

Este registro é necessário para que o profissional esteja legalmente habilitado a exercer a profissão. Esse é um ponto básico porém existem muitos profissionais atuando ilegalmente e poucos empresário se preocupam com este ponto.

2 – Teste os canais de comunicação fornecidos.

Um bom escritório possui canais de comunicação ágeis e diretos com o cliente, verifique o tempo de resposta e a disponibilidade de atendimento por e-mail, telefone e por que não atualmente o whatsapp.

3 – Verifique quais os documentos e com que frequência terá de enviá-los ao seu contador.

É interessante que se estabeleça uma agenda de trabalho conjunta, definindo as datas mensais para envio de documentos e, especificamente, quais serão as suas responsabilidades e quais serão as responsabilidades do contador.

4 – Verifique também quais os relatórios que serão entregues à sua empresa.

Defina desde já os relatórios que serão gerados de acordo com as necessidades da sua empresa. Defina os prazos de entrega desses relatórios pois as informações prestadas só tem valor se vierem a tempo de se tomar decisões.

5 – Integração de sistemas

Avalie a possibilidade de integração de sistemas, com a implementação da troca de dados entre seus programas de computador e os que seu futuro contador utiliza a fim de otimizar e reduzir o risco de informações desencontradas além de economizar o seu tempo e o de seu contador.

6 – Consulte os honorários cobrados.

Um bom contador geralmente não é o que tem os honorários mais baratos, porém esse não deve ser um fator determinante na escolha do contador. Você deve analisar os serviços fornecidos e se atendem as necessidades e demandas da sua empresa. Para saber se o preço é justo, você deve comparar com o de outros contadores que exerçam serviços semelhantes com a mesma capacidade técnica.

::::

Essas são algumas dicas que você precisa prestar atenção na escolha de um bom contador, leve em consideração os pontos acima mas principalmente confie no seu poder de tomada de decisão e trabalhe em parceria com seu contador pois ele é seu maior aliado na busca do sucesso.