Design para empresas

Cores – Como escolher a ideal para sua marca?

Para entender como o público vai ver sua marca, você pode considerar o caminho que os seus espectadores irão interpretar as diferentes cores.


Atenção: Este texto foi originalmente publicado em Choco la Design e selecionado para a nossa biblioteca devido a sua qualidade. Visite o autor original clicando aqui :)

Luz, cor e composição são apenas alguns dos fatores que entram em jogo quando nossos cérebros avaliam algo visual. Cada detalhe tem alguma influência, dependendo do contexto, para o nosso amor pelo design, arte e imaginário.

As cores desempenham um papel especialmente importante e é uma das primeiras coisas que nosso cérebro processa quando registramos uma imagem.

Vermelho

Vermelho – Como escolher a cor certa para sua marca

Diferentes países têm diferentes significados para a cor vermelha, mas em geral, essa cor nos faz sentir energizado, apaixonado, poderoso, forte e rápido. Vermelho também tende a ganhar uma associação com o sangue, o que lhe dá um pouco de intensidade.

O que é mais interessante sobre essa cor é como muitas vezes é vista em logotipos e anúncios todos os dias. CNN, Coca-Cola e Pinterest, todos usam vermelho em seus logotipos, por exemplo, apresentando alguns temas comuns da marca através de três empresas diferentes.

Todas essas marcas transmitem, de uma forma ou outra, que seu produto possui as chaves para o sucesso final. CNN dá o poder de aprender, Pinterest fornece o poder de criar, e Coca-Cola oferece o poder de se divertir, com poder de fortalecer as mensagens de marca e um icônico logotipo vermelho.

Laranja

Laranja

Laranja é outra tonalidade brilhante que traz tanto vibração quanto equilíbrio para um projeto. Como o vermelho, exige atenção, mas é um pouco mais suave do que a cor principal e é, portanto, menos agressiva.

Devido à sua associação com a fruta, a laranja é vista frequentemente em logotipos de bebida. Fanta e Crush são dois bons exemplos — bebidas divertidas associadas com o sabor de laranja. Mas o tom do laranja também pode ser visto sutilmente no logo da Amazon, que é totalmente preto e branco, exceto por uma seta laranja sorridente que se conecta o A ao Z. Não é tão ousado como vermelho seria, mas ainda capta sua atenção e dá uma sensação de calor.

Amarelo

Amarelo – Como escolher a cor certa para sua marca

Muitas cores podem ter significados conflitantes, e isso é especialmente verdadeiro quando se trata do amarelo. Enquanto a cor brilhante tem algumas associações positivas, como alegria, sol, verão e felicidade, também existem conotações negativas. Em algumas partes do mundo, o amarelo está ligado à doença, ciúme e perigo.

Entre as empresas que usam o amarelo de forma positiva estão McDonalds, Nikon e National Geographic. Cada uma dessas empresas é muito diferente, mas todas compartilham um tom que sugere que eles trazem alegria para a vida dos consumidores.

Verde

Verde – Como escolher a cor certa para sua marca

Verde é associado às vezes com a ideia de “siga em frente”, especialmente na cultura americana, por causa dos semáforos. Mas em uma escala global, marcas tendem a usar verde em seus logotipos se estão associadas ao meio ambiente, o que pode representar valores de renovação, natureza, saúde e bem-estar.

O verde é comum nos mercados de alimentos naturais e produtos relacionados com a agricultura, com marcas como a Whole Foods e John Deere adotam logotipos nos tons de esmeralda.

Azul

Azul – Como escolher a cor certa para sua marca

Se você quer inspirar calma e tranquilidade, azul é a cor ideal. Sua forte associação com o oceano e meditação o fazem a cor perfeita para marcas que querem trazer serenidade para um processo estressante.

É por isso que muitas vezes vemos bancos e companhias financeiras — como Chase e Visa, por exemplo — com logotipos que incorporam a cor azul. Se um cliente vai fazer uma transação monetária, seu subconsciente faz uma associação com a instituição financeira que deve pelo menos deixa-lo calmo e sem preocupações. Mesmo se a transação em si é um pouco mais estressante.

Roxo

Roxo – Como escolher a cor certa para sua marca

Se a nobreza ou a sabedoria é a vibe que você quer passar, roxo é a melhor maneira de atingir seu objetivo. É conhecido como a cor da realeza e também denota comportamento imaginativo e criativo.

Marcas como Yahoo e Cadbury usam roxo como fundo para seus logotipos, e ambas as marcas são instantaneamente reconhecíveis para seus consumidores. Yahoo, por um lado, vai para a conotação de sabedoria, com ferramentas que fornecem tanto conhecimento (pesquisa na Internet) e inspiração. Enquanto isso, a Cadbury — cujos fundadores forneciam seus produtos para Rainha Vitória da Inglaterra — abraça a conotação real da sua história com uma rica cor roxa.

Preto e Branco

Preto e Branco – Como escolher a cor certa para sua marca

Preto e branco são usados frequentemente um contra o outro, com o preto denotando o mistério e sofisticação, e o branco a limpeza e pureza. Mas, quando combinados, criam equilíbrio.

A Cartoon Network efetivamente usa preto e branco para criar um logotipo simples, equilibrado, com os dois tons mostrando o yin e o yang da marca em si. O termo “Network” transmite sofisticação e pode até mesmo dar a sensação de abafado, mas quando combinado com o alegre “Cartoon”, joga com o balanço de duas ideias opostas — um conceito que é também visto no desenho do logotipo em preto e branco da marca.

Considerando o valor emocional e o significado por trás de uma cor, é possível fazer maravilhas para uma marca. É mais fácil trabalhar com cores simples, e o impacto de uma tonalidade forte e consistente ajudará a tornar sua marca inesquecível.