Os custos iniciais e básicos na formalização ou abertura de uma microempresa estão relacionados a diversos fatores. De forma geral são eles:
- Contador (legalização e mensalidade)
- Licenças e cadastro junto a órgãos públicos (Prefeitura, Junta Comercial e Secretária de Fazenda)
- Cartório (no caso de empresas prestadoras de serviços)
Os valores e exigências podem variar de acordo com a particularidade de cada negócio. Desta forma, é necessário o auxílio de um contador, que o ajudará na formalização junto aos órgãos envolvidos.
Os custos com tributos variam conforme a atividade exercida pela empresa, bem como a forma de tributação escolhida (MEI, Simples nacional, Lucro presumido ou Real). Os impostos incidem sobre o faturamento bruto mensal (Nos casos das tributações “Simples nacional e Lucro presumido”), sobre o lucro contábil (No caso na tributação do lucro real) ou um valor fixo mensal (No caso do MEI).
Ao buscar os menores custos na abertura de uma empresa, também é preciso preparar-se para manter os custos fixos e variáveis que podem variar conforme o tipo de negócio (matéria prima, maquinário, espaço físico, mão de obra, etc.). Por tanto, elabore um “plano de negócios”, onde será possível verificar a viabilidade financeira de abertura e de sustentabilidade da empresa.
Conheça os impostos
Você pode saber mais sobre alíquotas e formas de apuração dos impostos, através dos links abaixo: