Design para empresas

Seu primeiro logotipo

Aprenda como identificar e criar um logotipo que ajuda sua empresa, desde o princípio. Será que um logo grátis ou barato vai ser uma forma inteligente de economizar?


Ok, vamos falar sobre seu primeiro logotipo. Esse talvez seja um dos assuntos mais complicados para uma empresa que está começando. Afinal, o logotipo é quase a “cara” da sua empresa. Você deve gastar muito tempo nele, certo?

Errado.

Não me entenda mal. Sua marca é o que você provavelmente tem de mais valioso dentro da sua empresa. É a forma como seu público te reconhece e é o símbolo que ficara estampado na sua parede por muitos anos. Então porque não gastar horas e horas com ela?

primeiro-logo-1

Porque estamos falando do seu primeiro logotipo. Aceite, sua primeira marca não será memorável. Não será simpática como a maça da Apple. Não será tão simples como o “tick” da Nike. E definitivamente não será tão fácil de reconhecer como o “M” do Mc Donald’s.

Não importa quanto tempo e dinheiro você gaste nesta fase. Sua primeira marca será apenas a forma como você se diferencia de seus concorrentes diretos dentro do seu segmento. Não espere que alguém que nunca ouviu falar de você, simplesmente te reconheça ao ver seu logotipo. Não é assim que funciona.

Grandes marcas são construídas durante anos. A sua empresa precisa ter uma história para contar, antes de tentar transmitir essa história através do seu logo. Todas as grandes marcas passam por reformulações e adaptações durante sua história. é uma constante evolução. Não apenas do logo, mas do branding corporativo em geral.

E para ser honesto, a maioria das grandes empresas de hoje em dia tiveram péssimos primeiros logos. E isso não impediu o sucesso delas. O primeiro logotipo da Coca-cola durou apenas 4 anos. Do Google e da Apple, não chegaram a 12 meses.

Por tanto, não se apegue muito ao seu primeiro logo. Não perca meses de trabalho nele. Mas atenção: De forma alguma o subestime. O fato de você poder utilizar uma solução mais rápida, de forma alguma indica que você deve utilizar uma solução de baixa qualidade. Tenha a noção que não se produz um bom logotipo por menos de 2 ou 3 mil reais. Dependendo da complexidade, muito mais.

Portanto se você irá economizar no logo, tenha a certeza que está economizando no fator originalidade, em vez de qualidade. Um logotipo mal projetado, tem o poder de te trazer problemas. Ele te gera dor de cabeça na hora de imprimir. Na hora de aplicar sobre fundos diferentes. Ou mesmo quando você precisa reduzir de tamanho. Na verdade o que você economiza no início, gasta no futuro.

A última coisa que você quer quando está iniciando é que a sua marca seja um problema. Que ela não seja fácil de ser identificada e ser reproduzidas em todas as mídias possíveis. Entregar a responsabilidade de criar seu logotipo a um amador, pode ser um grande tiro no pé.

Como identificar um logotipo ruim:

As vezes as pessoas confundem uma marca desenvolvida de forma ágil com uma marca de baixa qualidade. Isso é um grande erro.

Vamos analisar, por exemplo, a história do logotipo do Burguer King. Veja a evolução abaixo:

primeiro-logo-2

Perceba que os dois primeiros logotipos, apesar de ter durado impressionantes 14 anos, eram de baixíssima qualidade. Indiferente a questão estética, ou seja, se você acha o logo “bonito” ou não, é imprescindível analisar questões técnicas.

Note que esse símbolo não podia:

Claro que você deve levar em consideração que estamos falando de uma marca de mais de 60 anos. Tudo era feito à mão, sem computadores. E as necessidades eram bem diferentes. O que me impressiona, é que vejo muita empresa nascendo em 2015 com marcas que possuem os mesmos defeitos.

Como evitar que seu logotipo te traga problemas:

No final dos anos 60 o Burguer King passou por um processo de rebranding. Alterando o logotipo para uma arte com qualidade infinitamente superior, que sobreviveu – com pequenos ajustes – por quase 30 anos.

Note algumas alterações importantes:

Enfim, a nova marca resolve diversas questões técnicas, e deixa de ser um problema para a empresa. Você sempre poderá questionar aspectos relacionados a efetividade da mensagem ou mesmo a qualidade estética. Mas ela é o que chamamos de marca correta, sem erros graves. Mas como falei, é sempre um processo de evolução. No final dos anos 90 a marca foi novamente redesenhada, visando resolver outras questões.

E é exatamente isso que você deve buscar na sua primeira marca. Um logotipo que te ajuda, ao invés de te atrapalhar.

Mas essa é apenas uma pequena introdução sobre o assunto. Existe muito a se estudar sobre isso. Não deixe de assinar nosso newsletter para receber os próximos artigos relacionados a construção de logotipos.

::::

Bonus:

Assita um vídeo de Aaron Draplin criando um simples logotipo seguindo princípios básicos de design (Em inglês)