Desafio DEV PHP Jr


A tarefa que vamos propor é bastante simples, e reflete bem uma atividade do dia a dia que você terá trabalhando com a gente.

Você precisa entregar uma página de resultado de busca de artigos, seguindo o layout proposto, e seguindo alguns critérios simples. Não se preocupe com a single.

O Layout:

Vamos utilizar como exemplo a identidade visual da Globo.com. Nós criamos uma tela (com duas variações) que representa um resultado de buscas de artigos. Você pode ver o layout e todas as especificações no link abaixo. Você precisa ter uma conta Adobe para acessar, mas se não tiver pode criar uma gratuitamente.

Ver o layout.

Nosso ambiente:

Reproduza esse ambiente na sua maquina para poder criar o desafio.

  1. Temos uma instalação limpa (nenhum plugin) do WP. Ela possui 10 artigos.
  2. Cada artigo possui: título, conteúdo, categoria.
  3. Existem 3 categorias: Esportes, politica e tecnologia.
  4. Cada artigo pode ter um thumbnail (ou não).
  5. Além disso, cada artigo possui um custom field chamado “post_ranking” com valores que podem ser (null, 0, 1, 2, 3, 4 ou 5).

Com exceção do custom field, o conteúdo de cada campo não é relevante. Use conteúdos de exemplo.

O entregável:

  • A página deve ser uma tema instalável do WordPress (pode ser apenas os 2 arquivos básicos ou como você preferir).
  • Os resultados devem ser ordenados por um custom field chamado “post_ranking” (do maior ao menor, depois null).
  • Cada posts possui uma categoria. O select ao lado do campo de busca deve ser capaz de listar dinamicamente as categorias disponíveis e filtrar os resultados por este campo.
  • Alguns posts devem ter thumbnails, outros não. Garanta que o layout não irá quebrar indiferente do tipo de imagem que o usuário fizer upload.
  • Estamos em 2018, pense em mobile first.
  • Você pode usar qualquer biblioteca que desejar, mas seja razoável. Não use uma bazuca para matar uma mosca.
  • Lembre-se destas palavras: fidelidade visual, legibilidade, escalabilidade, segurança e semântica.

Bônus:

Achou muito fácil? Então seja criativo e impressione a gente. Tente carregar os posts via Ajax, e atualizar automaticamente a cada novo artigo inserido. Ou talvez busque os thumbnails através de uma API externa. Não precisa gastar muito tempo na tarefa, mas se deseja pontos extras essas são algumas sugestões. Não mude o layout proposto.

Envio:

Envie um zip com seu tema pronto para ser instalado. Se tiver alguma instrução extra, adicione um leiame.txt. Certifique-se de seguir as mesmas especificações no seu ambiente que temos no nosso para que o tema funcione assim que ativado. Envie por e-mail para fernando@coworkingbrasil.org.

Pesquise o quanto quiser, mas não peça para um amigo te ajudar. Essa é uma tipica tarefa que você vai encontrar no dia 1 aqui com a gente. Se você não conseguir fazer sozinho ainda não está no momento de a gente trabalhar juntos.

Dúvidas:

Se tiver qualquer duvida, me envie um e-mail. É melhor perguntar que entregar fora da proposta.

Boa sorte! 🙂