Design para empresas

Como contratar um designer II – Separando os estudantes dos profissionais


No artigo anterior listamos as formas mais comuns de criar um projeto de design profissional.  Não deixe de ler aqui.

Agora que você já decidiu como irá desenvolver seu projeto, vem a hora de decidir a empresa ideal para executá-lo. E aqui começam os problemas:

Design é uma área com curva de aprendizado bastante favorável aos iniciantes. Com pouco estudo, você já consegue produzir algum material que pode impressionar um leigo. Isso é ótimo para as pessoas, que podem começar a praticar rápido. Mas não tão bom para o mercado, porque dificulta separar os estudantes dos profissionais.

Quero contratar uma agência ou estúdio de design:

Em caso de agências ou estúdios, é um pouco difícil avaliar se são realmente profissionais ou apenas um grupo de amadores brincando de ser uma empresa. Isso ocorre porque você não tem contato direto com quem está executando o trabalho. Você tem contato com um profissional de atendimento, que irá te vender a melhor solução, mesmo que a equipe não saiba produzir.

Nesses casos, ao meu ver existem duas formas de você avaliar o trabalho da empresa.

1 – Pelo portfólio:

Estude ou conheça alguém que estudou os princípios básicos de design e tem capacidade de avaliar um portfólio. Se você nunca estudou nada a respeito de design, nem sempre é uma boa ideia você mesmo fazer a avaliação dos trabalhos anteriores da empresa.

Para leigos, pequenos detalhes podem parecer impressionantes. E coisas realmente importantes podem passar de forma desapercebida. Se você quer um trabalho de qualidade, encontre alguém que saiba avaliar um.

2 – Pela cartela de clientes.

Aqui não é uma regra, mas em geral a Coca-Cola não contrata picaretas. Caso a agência que você tem em mente possui clientes grandes e conhecidos, é provável que eles tenham um bom trabalho. Se você não conhece nenhum dos clientes da agência, três opções existem:

  1. Eles são novos no mercado.
  2. Eles atendem uma região especifica e diferente da sua.
  3. Eles não são bons.

Claro que contratar o mesmo estúdio que criou a marca das Olimpíadas do Rio pode ser proibitivo para uma empresa iniciante. Então mesmo que você não conheça os clientes, talvez vale a pena entrar em contato com alguns deles para questionar sobre suas experiências com o estúdio/agência.

Quero contratar um freelancer

Quando você conversa diretamente com a pessoa que vai executar o trabalho, o cenário fica mais favorável e fácil de lidar. Principalmente se você souber interpretar bem os sinais.

A melhor forma de separar os estudantes dos profissionais ainda vai ser ter o know-how para identificar um portfólio talentoso. No entanto, no caso de profissionais freelancer, não é comum eles possuírem clientes muito grandes na cartela.

Grandes marcas, principalmente no Brasil, não costumam contratar profissionais independentes. E quando contratam, é comum que seja através de uma agência, que acaba levando o crédito pelo trabalho. Então avaliar a cartela de clientes pode não te ajudar muito aqui.

Mas outros pontos te ajudam a minimizar riscos:

  • Tempo de mercado: Em geral, quanto mais tempo de mercado, maior experiência o profissional acumulou e melhores soluções ele pode te propor. Mas cuidado, apenas o fato isolado de ter grande experiência certamente não é o suficiente para qualificar um bom designer.
  • Comportamento: Analise como ele se comporta de forma em geral. Chegou atrasado na primeira reunião? Está vestido como um adolescente saindo da faculdade? Demorou uma semana para responder seus e-mails? Todos pontos contra.
  • Estrutura: A pessoa demonstra ter uma mínima estrutura para te atender ou parece que trabalha do quarto vestindo pijama? Ele possui um telefone fixo? Tem um endereço físico para te receber? Espaços de coworking tem se tornado uma excelente alternativa para freelancers. Se ele não investe na mínima estrutura para trabalhar, talvez ainda não tenha a maturidade necessária.
  • Atendimento: Ele te atende em horários normais? É possível que seja pós horário comercial, caso o profissional tenha um emprego fixo. Mas caso ele costuma te responder os e-mails as 3h da manhã, pode indicar que está sobrecarregado de trabalho.
  • Documentação: Ele possui a documentação básica de qualquer empresa? Tem CNPJ? Emite nota fiscal? Paga seus impostos? No começo é comum os profissionais não emitirem nota fiscal. Mas se ele alega ter “anos de experiência” e não pode te oferecer nada disso, algo está errado.

Dicas extras:

  • Designers profissionais costumam ouvir muito e depois levantar várias questões. Se ele não pergunta nada ou não te deixa falar, mal sinal.
  • Designers profissionais não sabem de tudo. Não se assuste se ouvir um “eu não sei” da boca de um designer, desde que venha seguido de um “vou pesquisar e te retorno”. Se a pessoa diz saber de tudo, dominar todas as tecnologias e tendências. Desconfie.
  • Designers profissionais tendem a achar seu trabalho “comum”. Design bem feito é aquele que você não percebe. Então se um trabalho foi bem feito, um profissional sabe que não fez nada além de colocar as coisas no lugar certo. Claro que ele pode parecer entusiasmado com os resultados obtidos, mas frases como “esse é o melhor site do mundo” ou “esse é o melhor logotipo que já vi” não são comuns;
  • Designers profissionais dificilmente falam mal de outros profissionais, mesmo que saibam que o trabalho realizado é ruim. Então se você tem um material amador, e pergunta a um profissional o que ele acha, geralmente ele tenta dar sua opinião sem desmerecer o trabalho do colega. Algo como: “olha, eu não adotaria essa paleta de cores para seu mercado devido a este motivo…” em vez de “essas cores estão horríveis, vamos mudar tudo”.

Dica de ouro: Profissionais remotos.

A grande vantagem de ser um freelancer é não ficar preso a uma mesma empresa, sempre no mesmo lugar. No momento que escrevo este artigo estou em uma Starbucks no centro de Dublin, Irlanda. Logo, eu posso atender clientes de qualquer lugar do mundo. A boa notícia é que você pode escolher profissionais de qualquer lugar do mundo também.

Isso abre um grande leque de opções e vantagens. Primeiro, profissionais remotos tentem a ter um grande carinho por cada cliente, pois sabe que ele que possibilita a manutenção do seu estilo de vida.

Segundo, isso significa que você pode literalmente contratar os melhores designers do mundo, e não precisa se restringir aqueles que moram na sua cidade. Isso é especialmente importante para empresas em regiões menores, com dificuldade de encontrar pessoas com um bom trabalho na sua cidade.

::::

No próximo artigo falaremos sobre onde encontrar um profissional. Não deixe de conferir.