Por quê cadastrar um espaço no Coworking Brasil não é mais grátis?

Durante os últimos 4 anos qualquer pessoa podia cadastrar seu espaço gratuitamente aqui na plataforma. Esse procedimento tinha vantagens e desvantagens. A partir de 2016, no entanto, as desvantagens superaram as vantagens e nós decidimos mudar.


Desde 2012 o Coworking Brasil vem fazendo um trabalho intenso de disseminação da cultura coworking no país. Nosso objetivo é conectar profissionais e empresas com espaços de trabalho e troca de experiências. Se essa conexão não acontece, nós não temos motivos pra existir.

Para o Coworking Brasil conseguir cumprir essa missão, existem dois pré-requisitos:

1 – Que a gente seja uma plataforma acessível a todos os espaços brasileiros.
2 – Que o público confie no nosso trabalho e nos reconheça como uma referência importante.

Com a mensalidade gratuíta, nós estávamos alcançando bem o primeiro fator, mas falhando no segundo.  E nós pensamos que deveríamos mudar isso devido a alguns fatores:

Compromisso com o público

Com o cadastro grátis, em 2015 nós atingimos uma marca de quase 85% do mercado nacional. No entanto, o processo de cadastro era tão fácil, que trouxe muitos cadastros ruins para a plataforma. Espaços falsos, ainda em planejamento, sem a mínima estrutura ou ainda empresas que nem eram espaços de coworking acabavam se cadastrando. Isso fez a qualidade da informação que a gente passa ao público cair muito.

Compromisso com os espaços:

Nosso compromisso é ajudar os espaços a tirarem o melhor da plataforma, para facilitar ao máximo ser encontrados pelos potenciais clientes. Nesse sentido, nós iniciamos um processo manual de análise dos perfis de cada um dos espaços para dar dicas e ajudá-los a criar a página de perfil irresistível para seus futuros clientes. Entre aprovação do cadastro até a etapa de análise nós estamos levando meses com a estrutura atual. Além disso, nós sentimos a necessidade de prestar um suporte ao uso da plataforma de forma mais ágil, quando necessário.

Compromisso com a imprensa:

Como validar manualmente cada espaço é um processo lento, nossos números estavam desatualizados. Espaços que já tinham fechado continuavam na plataforma. Espaços que ainda não estavam abertos eram contabilizados como em funcionamento. Com a contribuição mensal sendo debitada automaticamente, nós temos certeza se um espaço realmente ainda está em funcionamento.

Compromisso com o crescimento:

Hoje nós somos uma plataforma em crescimento, com custos que crescem na mesma proporção. E para crescer, inevitavelmente é preciso de capital. Nós precisamos de servidores mais robustos. Nós estamos apoiando projetos que ajudam a comunidade. Nós estamos construindo uma base incrível de conhecimento para o público, ajudando a atrair cada vez mais pessoas para a plataforma e apresentando o movimento coworking para elas.

Enfim, para continuar crescendo, nós identificamos que era preciso injetar capital. E cobrar uma pequena contribuição mensal – acessível a qualquer espaço comercial sério – pareceu uma das melhores opções. De quebra, essa mensalidade ajuda também em todas as outras áreas.

E por quê nós queremos crescer?

Por um motivo simples. Nós somos um projeto criado por founders, para founders. Nós sabemos que a grande parte da população ainda nunca ouviu falar sobre coworking, e nós realmente acreditamos que elas deveriam conhecer. Além disso, percebemos que quanto mais a gente cresce, mais nós retribuimos – em clientes – para o mercado.

Duvida? Então olha nossos últimos gráficos. A linha azul apontas as metas do site. As barras laranjas o total de volume de acessos pelo público:

Nós ajudamos o público a entrar em contato com você:

crescimento-emails

No primeiro gráfico, conseguimos perceber que quanto mais acessos tem o site, maior o número de emails enviados para um espaço de coworking.

Nós ajudamos o público a conhecer seu espaço.

crescimento-perfil

No segundo, com exceção do primeiro dia, percebemos que o total de perfis de espaços vistos é diretamente proporcional ao total de acessos. Lembre-se que o Coworking Brasil possui diversas áreas. Biblioteca de conhecimento, Ferramentas, blog. No entanto, esse gráfico nos mostra que mesmo usuários que chegam através dessas outras áreas também se interessam pelos espaços e procuram mais informações.

Nós ajudamos o público a obter mais informações sobre seu espaço.

crescimento-visitarsite

O último gráfico aponta o total de usuários que chegaram ao Coworking Brasil e saíram através do site de um espaço. Ou seja, ele mostra as pessoas que se interessaram por um espaço e clicou no link do site deste espaço para obter mais informações (dentro da página de perfil).

Você nota algum padrão interessante?

Pode parecer óbvio, mas nós conseguimos comprovar estatisticamente que quanto mais nós crescemos, mas nós ajudamos o mercado. E como esse é nosso único objetivo, a decisão foi fácil. Vamos todos crescer juntos!

Se seu espaço ainda não consta no nosso site,

Crie sua conta agora

Grande abraço,
Fernando Aguirre – Cofundador do Coworking Brasil