Estamos sempre falando sobre assuntos sérios por aqui, mas às vezes é preciso um pouco de entretenimento para ajudar a mente a funcionar melhor, certo? E é melhor ainda quando dá para aliar os momentos de lazer com conteúdos que possam, futuramente, virar reflexões. Por isso fizemos essa lista com 9 filmes sobre empreendedorismo que podem te inspirar e trazer novas ideias.

Entre documentários e grandes produções de Hollywood, histórias fictícias e reais, filmes recentes e mais antigos, comédias e dramas, nossa lista certamente vai agradar aos mais diversos gostos. Mas, o mais importante de tudo, é que você consiga compreender ainda mais os desafios de ser um empreendedor.

1 – Chef (2014) 

Dá para aprender algumas lições de empreendedorismo com uma comédia? Certamente! A trama conta a história de um chef que perde seu emprego em um restaurante tradicional e então decide arriscar em algo novo abrindo um trailer de tacos e outros lanches. As inseguranças existem, bem como o caminho para o sucesso.

(Está no catálogo da Netflix)




2 – Decisões Extremas (2010)

A história real, baseada no livro The Cure, exibe um estilo de empreendedor situacionista, um dos 6 tipos de empreendedor que debatemos esses tempos aqui neste artigo. Isso porque John Crowley e sua esposa, marcados pela desesperança na cura da doença degenerativa de seus filhos, decidem investir em pesquisas para encontrar um remédio que amenize o sofrimento das crianças.

O casal encontra um cientista disposto a trabalhar com eles, bem como um investimento para a pesquisa e produção da fórmula. É uma história para emocionar e mostrar que nem sempre é preciso se conformar com os “diagnósticos da vida” e que, inclusive, você pode reverter o jogo e criar algo novo a partir de aparentes problemas.

(Está no catálogo da Netflix)




3 – Fome de Poder (2016) 

Gostando ou não, não podemos negar que o Mc Donald’s tem um poder e um patrimônio incrível no mercado de fast foods. E é exatamente a história da construção desse império que o filme Fome de Poder conta. A produção é totalmente voltada para lotar salas de cinema, mas não é por isso que iremos deixar de entender uma grande lição: de nada adianta ter um produto incrível se a estratégia do negócio for pouco inovadora e desafiadora.

(Está no catálogo da Netflix)

https://www.youtube.com/watch?v=hpSRzLUFkN4

4 – Moneyball (2011) 

A tradução do título para o português (O homem que mudou o Jogo) já entrega um pouco sobre o que se trata a história. A trama protagonizada por Brad Pitt é uma aula sobre persistência e inovação, e conta como o treinador de um time de beisebol que possui poucos recursos fez para que o time fosse destaque na liga nacional. Uma frase dita no filme que resume muito bem a lição da obra: “quando as coisas não funcionam bem, mude seu jogo”.




5 – Joy (2015)

Não é fácil ser uma mulher empreendedora, inclusive falamos sobre esse tema em um artigo sobre as maiores dificuldades do empreendedorismo feminino. A trama conta a trajetória da criadora de um esfregão pensado para facilitar o processo de limpeza da casa. A história é real e inspirada em Joy Mangano, uma empreendedora nata que começou um negócio do zero, sem o apoio familiar e vivendo um caos dentro de casa. Certamente uma grande inspiração feminina para todos que querem alcançar o sucesso fazendo o que acreditam.




6 – Startup.com (2001) 

Saindo um pouco dos títulos de cinema, vamos a um documentário que mostra parte da trajetória de uma startup fadada ao fracasso. A empresa govWorks quebrou durante a bolha da internet, pois não teve estrutura para aguentar o crescimento acelerado. Outro ponto interessante de observar é o hábito que muitas startups tinham de continuar levantando financiamento de investidores quando suas estruturas já estavam ruindo. 




7 – Coco antes de Chanel (2008)

Esta produção pode até ter um certo ar de romance, mas o importante é acompanhar a ousadia e originalidade de Coco Chanel diante de uma sociedade tão padronizada. Enquanto mulheres se espremiam em espartilhos, a estilista começou a criar suas peças e inovou ao sair em público de calças compridas e blazer. Preferindo a elegância ao invés do excesso, foi assim que Chanel fez seu nome – nome este que até hoje é sucesso e objeto de desejo pelo mundo inteiro.




8 – Atari: game over (2014)

Talvez os leitores mais jovens não tenham tanta intimidade com o nome Atari, marca de videogames que dominou o mercado mundial durante anos e inspiração para o documentário. Nos anos 1980, o império começou a decair e essa produção conta a história do fracasso do lançamento do jogo baseado no filme E.T., de Steven Spielberg. Um dos principais pontos do filme é a revelação de que a empresa teria enterrado os cartuchos do jogo fracassado.

(Está no catálogo da Netflix)




9 – A Rede Social (2010) 

E, por último, vamos terminar com um clichê das histórias modernas de sucesso de empreendedorismo. A trama que conta a história do nascimento do Facebook mostra alguns lados não tão conhecidos dos fãs de Mark Zuckerberg. Pelo olhar dos negócios, o filme é interessante para conhecermos vários pontos legais sobre a criação de um negócio, além de outras disputas e desafios que podem acontecer ao longo do caminho.




E aí, gostou das nossas sugestões? Você já assistiu algum desses filmes sobre empreendedorismo? Tem alguma outra dica de título para dar pra gente? É só deixar nos comentários!