No Brasil e no mundo, optar pela empreitada do negócio próprio é sempre um grande e longo passo. Não é novidade alguma que a maior parte das companhias fecha as portas antes mesmo de completarem dois anos de história. Muitas outras não sobrevivem nem mesmo ao primeiro ano. Quem já investiu em um projeto do zero sabe que existem mais dificuldades do que frutos colhidos facilmente, certo?

Há também quem até sobreviva à selvageria do mercado, mas com muito esforço. Só que, mesmo quem está com as contas da empresa em dia e faturando o suficiente, precisa crescer para não ficar para trás. Em um cenário tão dinâmico e efêmero, é preciso encontrar soluções inovadoras. E é aí que o coworking com aceleradora entra para oferecer muito mais que a estrutura física de um espaço compartilhado.

Como o próprio nome diz, uma aceleradora tem como objetivo acelerar o processo de desenvolvimento das empresas. Esse tipo de hub ajuda você a amadurecer seu negócio para, em um futuro próximo, alcançar um novo patamar.

Para que andar sozinho se juntos é mais fácil?

A tecnologia revolucionou a forma como trabalhamos e algo bem comum que podemos observar em novas empresas é que está todo mundo tentando fazer tudo sozinho. É claro que devemos aproveitar as facilidades que o digital traz, mas para evoluir precisamos assumir que, mais cedo ou mais tarde, teremos que pedir ajuda. Já pensou se os maiores nomes do Vale do Silício tivessem decidido ficar trabalhando sozinhos da mesa da cozinha para sempre?

Sabe aquele sentimento de que está na hora de dar uma sacudida na sua rotina? Renovar os processos e trazer um pouco de inspiração externa para o seu trabalho? Se você começou a pensar que é hora de dar um passo além no seu empreendimento ou mesmo na vida de freela, optar por um coworking com aceleradora pode ser o investimento certo.

Esses espaços são voltados para profissionais que buscam constante evolução e já sabem bem o que querem, mas que talvez estejam precisando de um empurrãozinho a mais. São ambientes inspiradores, com muita troca entre profissionais e mentores, foco nas tendências de tecnologia e gerenciamento com inovação estratégica.

A colaboração e o mindset inovador são pontos-chave nesses espaços. Você vai perceber que até a energia desse tipo de ambiente irá fortalecer o seu comprometimento com o lifestyle empreendedor, potencializando e melhorando seu negócio na busca por crescimento.

Também existe a possibilidade de optar por mentorias, que auxiliam os profissionais a encontrar o direcionamento mais adequado para suas carreiras ou empresas. Em resumo, lá as ideias florescem através de uma comunidade que se ajuda a crescer.

Para quem é recomendado um coworking com aceleradora?

Aqui no CWBR nós sempre batemos na tecla da importância de se encontrar no espaço de coworking que você escolhe. Existem milhares de escritórios pelo Brasil e cada um deles possui suas particularidades.

Por isso é importante testar o que funciona para a sua personalidade, para o seu perfil como profissional e principalmente para os seus objetivos. Acredite, o espaço que você escolhe para trabalhar vai impactar diretamente nos seus resultados e no que você busca alcançar profissionalmente.

Um coworking com aceleradora normalmente tem um perfil mais voltado à inovação e tecnologia, sempre focando no impulsionamento de novos negócios e oportunidades. Prepare-se para trabalhar em um lugar cheio de startups e profissionais de mentes inquietas!

Você terá a oportunidade de trocar ideias e experiências como pessoas semelhantes, mas diversas, que estão no mesmo estágio do processo empreendedor ou que já ultrapassaram os desafios que você está vivendo e que podem te ajudar a superá-los.

Esteja atento para captar insights relevantes para a sua indústria e permaneça aberto para construir importantes conexões através de networking. Em apenas alguns meses você pode alcançar o crescimento que passou anos desejando sem sair do lugar.

Não existe uma regra de quem pode ou não trabalhar em um coworking com aceleradora. Podem ser novas empresas, microempreendedores com visão transformadora e empresas já consolidadas no mercado que estejam buscando expansão ou remodelação.

Esses espaços possuem perfil colaborativo e ajudam os coworkers a desenvolverem as áreas que precisam de maior atenção. Em que campo seu empreendimento precisa de um reforço? Marketing, contabilidade, gestão empresarial, comercialização de produtos, gestão tecnológica e assistência jurídica são algumas das áreas de foco das aceleradoras.

7 espaços de coworking com aceleradora no Brasil

Aqui embaixo listamos algumas das propostas mais interessantes deste estilo de coworking pelo Brasil:

Cubo, São Paulo

O Cubo é um espaço que desde 2015 é ponto de encontro para empreendedores, investidores, universidades e até corporações. Esse centro de inovações tecnológicas oferece workshops, oficinas, palestras, mentoria e outras oportunidades que fomentam o empreendedorismo. É uma organização sem fins lucrativos que apostou em São Paulo como grande polo para fazer novas empresas acontecerem.

Por ter se firmado como o maior hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, o Cubo agora possui foco em startups e nas corporações, cada um com objetivos distintos.

Spacemoon, Santos

Este coworking e aceleradora no litoral de São Paulo possui diversas opções de planos para diferentes tipos de profissionais e empresas. É possível alugar uma estação de trabalho no coworking ou garantir uma vaga em algum dos programas de aceleração da Spacemoon.

Eles abrigam desde empreendedores individuais em fase de elaboração de um projeto até empresas que já estejam em busca de investidores para crescer ainda mais.

Em qualquer uma das alternativas, encorajar a inovação é o ponto em comum!

Distrito, Curitiba e São Paulo

Como eles mesmo se definem, o Distrito é uma plataforma de inovação para startups, corporações e investidores. Eles possuem espaços em Curitiba e São Paulo, mas o programa de aceleração Distrito for Startups pode ser acessado de qualquer lugar.

Através de uma plataforma digital, eles conectam as empresas com mentores, investidores, especialistas em negócios, eventos e parceiros de tecnologia.

Existem três espaços em São Paulo, cada um focado para uma área: Marketing (adtech), Finanças (fintech) e Saúde (healtech).

Rex.co Coworking, Blumenau

Foto de divulgação do Rex.co

O Sul do Brasil também tem coworking com aceleradora! O Rex.co fica em Blumenau, uma cidade que é polo tecnológico em Santa Catarina. O negócio, que começou como um coworking oferecendo estações de trabalho, sentiu a necessidade de oferecer algo mais ao perceber a quantidade de startups nascendo ali.

Foi aí que nasceu o programa de aceleração, com a ideia de oferecer mais suporte para as empresas. Hoje, além do coworking, existe a possibilidade de incubar e acelerar os pequenos negócios locais.

Oito, Rio de Janeiro

Para quem busca um espaço no Rio de Janeiro, o Oito oferece coworking com aceleração ou incubação. É possível ser um residente do espaço através de diferentes programas, que abrigam empreendimentos em diferentes estágios.

Mas fique atento que, como o espaço é limitado, é preciso se inscrever no processo seletivo para entrar para o time do Oito!

Impact Hub, São Paulo

Um dos espaços de coworking mais tradicionais do cenário brasileiro, o Impact Hub oferece, além das estações de trabalho, uma rede global de empreendedores unidos em desenvolver soluções e negócios de transformação.

É um espaço bacana para começar alugando uma mesa por um dia para conhecer o ambiente e a cultura de conectividade. Depois dá para explorar os programas de aceleração, design, inovação e outros tantos.

Google for Startups, São Paulo

Vamos fechar nossa lista com o Google for Startups, um dos espaços mais disputados do país. O prédio de seis andares na capital paulista oferece três andares para empreendedores selecionados pela empresa e outros dois andares que formam o Campus Café. Este é um local para trabalhar de graça, bastando apenas fazer um breve cadastro online.

Além de ter essa área gratuita, é ali que todo mundo se mistura e as conexões acontecem.

Quer encontrar espaços de coworking em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e outras cidades? Acesse o Coworking Brasil e saiba onde estão os melhores escritórios para trabalhar e fazer networking.

 

Photo cover by airfocus on Unsplash