É hora de sair da frente do computador e ir se alongar!

Como o alongamento diário pode te ajudar a ser mais produtivo.

Imagem É hora de sair da frente do computador e ir se alongar!

De 5 a 6 horas por dia. Este é o tempo médio que um brasileiro passa sentado na frente do computador. Claro que aqui estamos falando apenas de uma média, eu, por exemplo, que trabalho, faço freela e estudo o dia todo – assim como muitos que estão lendo e se identificam – passo muito mais.

O brasileiro passa em média 5,3 horas na frente de um computador ou tablet.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2015 pelo CONECTA a pedido da Dell, foi identificado que o brasileiro passa em média 5,3 horas na frente de um computador ou tablet, seja trabalhando, estudando ou tendo um momento de lazer, como assistir filmes e séries ou conversar com pessoas.

Aí vamos ser francos, quem aqui trabalha na frente do computador e senta com a postura correta o tempo todo, além de ajustar a altura da cadeira, da mesa e da tela e se preocupar com braços e pernas apoiados adequadamente? Por mais que a gente tente, não conseguimos ficar 10 minutos na posição correta a fim de evitar dores nas costas, tensão nos ombros e cervical e problemas futuros de coluna e articulações.

Ao final do dia, nossas costas estão só o caco e as dores nada mais são do que má postura ou esforços repetitivos!

“Sensação de peso, dormência ou dores em locais como costas, ombro, pescoço, braços, antebraços e mãos. Estes são sinais de alerta que indicam que você já passou da hora de dar uma paradinha para relaxar. Os casos mais graves podem causar LER / DORT — Lesões por Esforços Repetitivos / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, que afeta músculos e tendões devido à realização repetitiva de movimentos e à contratura mantida dos músculos. A LER / DORT pode causar dores incapacitantes e até atrofia definitiva de certos grupos musculares, se não for tratada adequadamente.” Fonte.

sair da frente do computador 2

Mas saiba que existem tipos de alongamentos que você pode fazer aí mesmo, na sua mesa, ou então no banheiro, quando precisar dar uma pausa e uma esticada.

O alongamento corporal traz inúmeros benefícios para a saúde, entre eles:

– Melhora a qualidade de vida;
– Combate o estresse;
– Tranqüiliza e relaxa;
– Aumenta a capacidade de concentração;
– Melhora o funcionamento de todos os órgãos vitais;
– Facilita os movimentos do dia-a-dia;
– Auxilia na reabilitação de problemas posturais e melhora o posicionamento da coluna vertebral;
– Diminui tensões e reduz os riscos de lesões;
– Ativa a circulação sanguínea;
– Diminui dores musculares;
– Relaxa a mente e aumenta a produtividade.

Fonte

Quer tentar alguns movimentos durante a semana e comprovar as melhorias? Para lembrar de dar uma pausa e ter o hábito de se alongar, coloque em seu calendário eletrônico (pode ser o Google agenda ou calendário do Mac) para notificar ou no despertador do seu celular um alerta a cada 2 horas. Você também pode buscar aplicativos e softwares que fazem este serviço por você e ainda mostram que tipos de movimentos você pode fazer, como o Workrave (gratuito em inglês). Aí é só fazer alguns movimentos para alongar:

1 – Espreguice esticando braços, ombros e costas.

2 – Alongue o pescoço para os lados, usando a ajuda de uma das mãos, porém sem forçar. Evite estralar o pescoço ou fazer movimentos muito bruscos.

3 – Faça um movimento com a cabeça para frente, cruzando os dedos na nuca e levando o queixo em direção ao peito.

4 – Em pé, ao lado da sua mesa, no banheiro ou na sala de descanso caso tenha, afaste levemente as pernas e flexione um pouco os joelhos. Leve as mãos em direção ao pé o máximo que conseguir e levante devagar. Repita 3 vezes.

sair da frente do computador 1

5 – Transpasse um dos braços à frente do seu peito, puxando o cotovelo com a outra mão. Repita o movimento com o outro braço, mantendo a posição por 20 segundos.

6 – Estique um dos braços para a frente e puxe o dorso da mão no sentido do antebraço. Repita com o outro braço, mantendo a posição por 20 segundos.

7 – Entrelace os dedos atrás das costas, com as palmas das mãos voltadas para dentro e braços esticados.

Mais posições com imagens aqui!

Alongue-se, melhore sua qualidade de vida e sua produtividade. O trabalho pode esperar uns minutinhos!

E você, costuma sair da frente do computador para se alongar?

Um abraço e até a próxima!

308

Espaços de Coworking conhecidos
em São Paulo

Alterar região ↺

Experimente trazer a sua empresa para um ambiente
mais inspirador, ágil e flexível.

Conheça todos espaços em São Paulo Eu não estou em São Paulo ↺