De 5 a 6 horas por dia. Este é o tempo médio que um brasileiro passa sentado na frente do computador. Claro que aqui estamos falando apenas de uma média, eu, por exemplo, que trabalho, faço freela e estudo o dia todo – assim como muitos que estão lendo e se identificam – passo muito mais.

O brasileiro passa em média 5,3 horas na frente de um computador ou tablet.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2015 pelo CONECTA a pedido da Dell, foi identificado que o brasileiro passa em média 5,3 horas na frente de um computador ou tablet, seja trabalhando, estudando ou tendo um momento de lazer, como assistir filmes e séries ou conversar com pessoas.

Aí vamos ser francos, quem aqui trabalha na frente do computador e senta com a postura correta o tempo todo, além de ajustar a altura da cadeira, da mesa e da tela e se preocupar com braços e pernas apoiados adequadamente? Por mais que a gente tente, não conseguimos ficar 10 minutos na posição correta a fim de evitar dores nas costas, tensão nos ombros e cervical e problemas futuros de coluna e articulações.

Ao final do dia, nossas costas estão só o caco e as dores nada mais são do que má postura ou esforços repetitivos!

“Sensação de peso, dormência ou dores em locais como costas, ombro, pescoço, braços, antebraços e mãos. Estes são sinais de alerta que indicam que você já passou da hora de dar uma paradinha para relaxar. Os casos mais graves podem causar LER / DORT — Lesões por Esforços Repetitivos / Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, que afeta músculos e tendões devido à realização repetitiva de movimentos e à contratura mantida dos músculos. A LER / DORT pode causar dores incapacitantes e até atrofia definitiva de certos grupos musculares, se não for tratada adequadamente.” Fonte.

Mas saiba que existem tipos de alongamentos que você pode fazer aí mesmo, na sua mesa, ou então no banheiro, quando precisar dar uma pausa e uma esticada.

O alongamento corporal traz inúmeros benefícios para a saúde, entre eles:

– Melhora a qualidade de vida;
– Combate o estresse;
– Tranqüiliza e relaxa;
– Aumenta a capacidade de concentração;
– Melhora o funcionamento de todos os órgãos vitais;
– Facilita os movimentos do dia-a-dia;
– Auxilia na reabilitação de problemas posturais e melhora o posicionamento da coluna vertebral;
– Diminui tensões e reduz os riscos de lesões;
– Ativa a circulação sanguínea;
– Diminui dores musculares;
– Relaxa a mente e aumenta a produtividade.

Fonte

Quer tentar alguns movimentos durante a semana e comprovar as melhorias? Para lembrar de dar uma pausa e ter o hábito de se alongar, coloque em seu calendário eletrônico (pode ser o Google agenda ou calendário do Mac) para notificar ou no despertador do seu celular um alerta a cada 2 horas. Você também pode buscar aplicativos e softwares que fazem este serviço por você e ainda mostram que tipos de movimentos você pode fazer, como o Workrave (gratuito em inglês). Aí é só fazer alguns movimentos para alongar:

1 – Espreguice esticando braços, ombros e costas.

2 – Alongue o pescoço para os lados, usando a ajuda de uma das mãos, porém sem forçar. Evite estralar o pescoço ou fazer movimentos muito bruscos.

3 – Faça um movimento com a cabeça para frente, cruzando os dedos na nuca e levando o queixo em direção ao peito.

4 – Em pé, ao lado da sua mesa, no banheiro ou na sala de descanso caso tenha, afaste levemente as pernas e flexione um pouco os joelhos. Leve as mãos em direção ao pé o máximo que conseguir e levante devagar. Repita 3 vezes.

5 – Transpasse um dos braços à frente do seu peito, puxando o cotovelo com a outra mão. Repita o movimento com o outro braço, mantendo a posição por 20 segundos.

6 – Estique um dos braços para a frente e puxe o dorso da mão no sentido do antebraço. Repita com o outro braço, mantendo a posição por 20 segundos.

7 – Entrelace os dedos atrás das costas, com as palmas das mãos voltadas para dentro e braços esticados.

Mais posições com imagens aqui!

Alongue-se, melhore sua qualidade de vida e sua produtividade. O trabalho pode esperar uns minutinhos!

E você, costuma sair da frente do computador para se alongar?

Um abraço e até a próxima!