Desde 2015 o Coworking Brasil apoia a produção de um estudo sobre o mercado de espaços de coworking brasileiro. Nos últimos 3 anos esse material tem ajudado o mercado a entender como esse movimento tem crescido, se distribuído e se comportado ao redor do país.

Este é um projeto fundamental não para uma empresa, mas para todo o ecossistema de espaços compartilhados. Por isso desde o início, quando o Anderson Costa criou a primeira versão, todos os resultados são publicados de forma livre e gratuita na internet. Para que qualquer pessoa interessada em entender como este movimento vem se desenvolvendo tenha acesso a ele.

Em 2017 não será diferente. O Coworking Brasil inicia agora a fase de coleta de informações, e em algumas semanas iremos publicar os resultados do estudo no nosso site. No entanto, existe sim uma diferença entre o estudo de 2016 e o deste ano:

Profundidade de informações

O Censo 2017 dará um passo além do seu antecessor, e vai incluir diversos questionamentos que nunca levantamos antes. Queremos entender não apenas quantos espaços existem, mas também porque eles existem.

Este ano teremos uma série de perguntas relacionadas ao tamanho da comunidade que transitam ao redor destes hubs, e também a fatia da economia que eles estão movimentando.

Também vamos estender o estudo para além da porta da frente, e queremos conhecer quem está do outro lado, os coworkers em si. Quem são eles, o que eles procuram e porque viram nesse movimento a resposta para seus problemas.

Para finalizar, um estudo inédito sobre o perfil dos fundadores de espaços. Queremos saber qual eram seus objetivos ao investir nesse mercado, como conseguiram alcança-lo e o que pretendem para o futuro.

Convide o espaço que você frequenta para participar

Se você costuma frequentar um espaço de trabalho compartilhado, seja ele um coworking, uma casa aberta, incubadora ou outro tipo de projeto semelhante, convide ele para participar.

Você pode compartilhar esse post e incentivar os administradores do espaço a preencher o formulário de pesquisa. Também pode marcar o responsável pelo espaços nos comentários aqui em baixo. Isso irá ajudar os investidores a entenderem como esse mercado funciona, e veremos cada vez mais espaços de troca de experiências ao redor do país.

O estudo de 2016 foi amplamente divulgado na mídia, e ajudou o mercado como um todo a crescer. Durante o ano foram dezenas de veículos de imprensa que reportaram os resultados, para os mais diferentes públicos. Esse tipo de divulgação massiva é difícil de se conseguir, e ajuda a injetar cada vez mais capital no segmento.

Já se você é fundador ou gerencia um destes espaços, então te convido para responder ao questionário agora mesmo. São 42 perguntas construídas com muito carinho para levantar o máximo de respostas possível. Ele leva em média 7min para ser preenchido e é completamente anônimo.

Eu gerencio um espaço e quero participar! >>