Como abrir um Coworking – Aprenda com quem já fez

Que tal aprender com quem já passou por todo o processo?

Imagem Como abrir um Coworking – Aprenda com quem já fez

Uma das coisas mais bacanas do mercado de coworking é que existem poucos competidores e muitos parceiros. A maioria dos founders mundo a fora quer ver o mercado crescer de forma geral. E, como lá no início exista pouquíssimo material sobre “como abrir um coworking”, todos acabaram aprendendo em conjunto.

Hoje nós já temos mais conteúdo disponível, mas essa essência colaborativa permanece. A principal dica que sempre dou quando me perguntam sobre como montar um espaço de coworking sempre é: visite espaços, converse com founders.

E isso não é por acaso. Visitando um espaço você vivencia na pele o serviço. entende os pontos fortes e fracos de cada tipo de coworking. E quando você conversa com os founders, consegue entender porque cada decisão dentro daquele espaço foi tomada. Quais foram as dificuldades enfrentadas e o motivo de cada coisa ali.

Além disso, conversando com quem realmente gerencia um escritório compartilhado no dia a dia, você entende que esse negócio é muito mais do que alugar cadeiras e internet. São tantos desafios que fica até difícil listar. Vai de entender a demanda das pessoas que estão no seu espaço até dimensionar corretamente seu roteador ou ar-condicionado.

Vamos montar um espaço de coworking?

Por essa natureza colaborativa do negócio, de tempos em tempos vemos algumas iniciativas interessantes que nascem pra auxiliar quem sonha em empreender no mercado de coworking. Às vezes é um livro, às vezes uma palestra, outras vezes um site inteiro (como nós aqui do Coworking Brasil). Mas recentemente tem surgido algumas propostas bastante focadas e dirigidas. Um exemplo é o Workshop gratuito da Bruna Lofego  (o workshop está encerrado, mas você pode conhecer o curso avançado aqui.), do CWK Coworking.

Conversei com a Bruna e ela me contou que organizou esse workshop pra dar uma introdução no assunto para as pessoas que pensam em abrir seu próprio espaço de coworking. Ela vai passar uma visão clara e direta sobre os principais pontos que devem ser levados em consideração na fase do planejamento e prospecção.

O bacana é que a Bruna é uma daquelas figurinhas conhecidas do mercado, está nesse jogo desde 2010 e já ajudou a construir vários espaços.

Talvez seja uma oportunidade interessante pra você que pensa em empreender nesse mercado ou mesmo quem abriu recentemente seu espaço e precisa melhorar alguns pontos do negócio, elaborar estratégias para conquistar mais clientes, etc.

UPDATE: O workshop já terminou, mas a Bruna decidiu lançar um curso avançado para que deseja realmente abrir um espaço. Então se essa é sua ideia, pode conhecer abaixo 🙂

 

Participe do curso Como Montar um Coworking

 

P.S.: Seguindo nossa política de transparência, achei legal avisar que esse é um link afiliado.

267

Espaços de Coworking conhecidos
em São Paulo

Alterar região ↺

Experimente trazer a sua empresa para um ambiente
mais inspirador, ágil e flexível.

Conheça todos espaços em São Paulo Eu não estou em São Paulo ↺