Em ano de eleição o assunto política é sempre complicado. Nos últimos tempos o brasileiro finalmente aprendeu a falar sobre o tema, mas ainda falta aprender a dialogar sobre ele.

Um diálogo pressupõe uma troca, sabe? Não é você me convencendo a votar em um candidato ou eu ridicularizando as ideias do outro. Diálogo é compartilhar, é aprendizado. É misturar as ideias pra criar algo novo, maior e melhor.

Opa, já ouviu falar sobre outra coisa que tem esse mesmo objetivo, não?

Você já viu onde quero chegar: espaços de coworking são ambientes essencialmente de conversa, de troca de experiências. São locais seguros, onde você pode apresentar sua opinião para um grupo de pessoas que têm backgrounds completamente diferentes do seu, que vivem realidades diferentes, mas que, em grande maioria, têm o mesmo desejo que você de ver o país evoluir e se desenvolver da forma mais saudável possível.

Então, vamos falar de política?

Você pode argumentar que coworking é lugar de trabalho, que ninguém quer saber de política nessa hora. Mas é exatamente esse o ponto: política influencia em tudo, inclusive (e principalmente) no seu trabalho.

São as políticas públicas que abrem ou fecham mercados onde sua empresa pode atuar. São elas que incentivam ou não linhas de crédito para seus clientes consumirem. São elas que investem em infraestrutura para o seu dia a dia. De velocidade da internet até a estação de metrô que fica (ou não) na porta do seu coworking. Tudo é decidido por políticos.

E quando ninguém conversa sobre isso, o que sobra é feio. Vai de guerra por fake news até o caos urbano. Fugir do assunto não vai tornar a sua vida mais fácil, só mais imprevisível. Ter um espaço onde você pode falar abertamente sobre o que pensa e ter o feedback de outras pessoas com os mesmos objetivos que você é uma oportunidade riquíssima, e deveria ser explorada.

Fugir do assunto não vai tornar a sua vida mais fácil, só mais imprevisível.

Diferente da sua casa ou do bar, espaços compartilhados têm experiência em organizar eventos. Coworkings sabem lidar com diversos públicos, debatendo diferentes assuntos, e podem ajudar na facilitação do diálogo. Além disso, o brasileiro é muito apaixonado, e nem sempre isso é bom. Então, ouvir atentamente um colega que você admira o trabalho expondo seu pensamento sobre candidato A ou B te faz refletir. Você acaba ponderando sobre os motivos daquela pessoa pensar assim. Qual foi o caminho que levou ela até esse raciocínio.

O ponto é que quando você está no trabalho, fica mais focado nos seus objetivos e menos no seu partido do coração. Você se importa mais com a sua imagem perante os outros do que na mesa de bar, e isso te ajuda a controlar as emoções e focar na argumentação. E, no fim, se você não concordar, está tudo bem. Se todos concordassem não seria uma democracia.

É sério, vamos falar sobre política no coworking?

Alguns dias atrás a gente foi convidado pelo pessoal do Instituto Update para divulgar um projeto que eles estão trabalhando junto com a GloboNews e a produtora Maria Farinha Filmes. É a estreia da segunda temporada da série “Política: modo de fazer”, baseado na pesquisa Emergência Política Periferias.

Se você não assistiu a primeira temporada, pode ver neste link. É um material super interessante, que debateu sobre as inovações na política do século 21 que estão acontecendo na América Latina. Tem diversos projetos incríveis que mostram como a participação da população na vida dos políticos que eles elegem é fundamental.




Na segunda temporada, o assunto agora é “Inovações políticas a partir da periferia”, e vai mostrar quais são as experiências bem sucedidas na política dentro destas comunidades Brasil afora.

Se você tem um espaço de coworking:

Em parceria com o Coworking Brasil, a GloboNews vai disponibilizar um link exclusivo e antecipado para que você transmita a estreia da série dentro do seu espaço. A estreia nacional será no sábado, dia 01/09, mas se você deseja levar esse debate para sua comunidade pode solicitar o link exclusivo e transmitir a pré-estreia na sexta-feira, dia 31 de agosto. Este é um link privado, e apenas espaços que participam da transmissão terão acesso.

A série possui 4 episódios (um por semana durante o mês de setembro), cada um deles com duração de cerca de 30min. Se você topar transmitir, a gente super recomenda que vocês utilizem a oportunidade para preparar algum evento local após a transmissão para debater o assunto com a sua comunidade.

Para quem tem medo de acabar assumindo um lado com este evento, eu recomendo que assista a temporada 1 antes. Da para perceber que o material tem zero de partidarismo e é 100% focado em levantar as experiências que têm dado certo por aí.

Para participar deste projeto e ter mais informações, basta preencher esse formulário aqui.

Quero levar este debate para o meu espaço!

Se você quer apenas debater o assunto:

Ao longo da semana nós iremos divulgar e atualizar este post com os locais que irão participar do evento, transmitindo a pré-estreia e promovendo conversas sobre o tema. Você poderá encontrar o mais perto da sua casa e participar gratuitamente! 🙂

No momento, você poderá assistir em 21 locais diferentes ao redor do país. Não esqueça de verificar com o local quais episódios eles irão transmitir e em qual horário.

Bora participar?

P.S.: Caso você tenha gostado da ideia de debater sobre política no seu espaço, mas não quer se envolver com este projeto específico, vá em frente! Depois nos avisa o que vocês estão fazendo e como está indo.

P.S.2: Se você quiser transmitir a pré-estreia, mas não tem certeza se poderá participar de todos os eventos, não se preocupe. Preencha o formulário acima e marque quais datas você terá disponibilidade.