É superlegal quando a gente pode testar um produto antes de precisar colocar a mão na carteira, né? E sabe o que é mais legal ainda? Isso também é possível nos coworkings! Saiba quais são os coworkings gratuitos em SP onde você pode chegar, abrir o notebook e trabalhar na faixa.

Quando é vantajoso trabalhar num coworking grátis

O coworking gratuito é uma ótima forma de você ter a primeira experiência compartilhando um espaço de trabalho. Desse modo você consegue sentir se esse lifestyle combina com a sua rotina, além de entender melhor se o que precisa é uma mesa fixa ou uma estação rotativa, ou em que dias é melhor ir ao coworking para aumentar a produtividade.

E falo por experiência própria: sempre que possível, boto meu notebook na bolsa e vou trabalhar em um coworking gratuito que fica perto da minha da minha casa aqui em Lisboa. É bem interessante ver como empreendedores e até estudantes ocupam a mesma sala, dá uma energia diferente para completar minha própria lista. 🙂

Seja para aqueles dias de bode do home office, seja para aqueles outros em que você precisa se reunir com o cliente (ou mais de um) e o melhor depois é continuar trabalhando na rua mesmo, o coworking gratuito pode ser uma ótima opção para você.

Onde ficam os coworkings gratuitos em SP

Se você chegou aqui querendo já saber lugares em que pode sentar com o notebook e começar a mudar o mundo com seus projetos, então confira a nossa seleção de espaços superlegais para isso:

Acessa Campus

O Acessa Campus não é um espaço específico, mas uma iniciativa do governo que prevê locais na cidade em que são disponibilizadas vagas de espaço de trabalho, com internet e projetos de formação empreendedora.

O Acessa Campus foi pensado para jovens em primeira experiência ou pessoas já avançadas

Assim, por meio dessa iniciativa, é possível trabalhar em locais como o Etec Parque da Juventude (Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 Prédio I, Santana, São Paulo, SP); o Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo, SP); e a Biblioteca Parque Villa-Lobos (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2.001, Alto de Pinheiros, São Paulo, SP).

Veja mais informações sobre o Acessa Campus.

Centro Cultural de SP

Um dos clássicos arquitetônicos de São Paulo, o Centro Cultural não é um coworking, mas oferece espaços gratuitos com Wi-Fi e tomadas para que empreendedores e estudantes possam trabalhar em seus projetos.

Imagem: Centro Cultural SP

Você pode ir ao Centro Cultural todos os dias, das 9h às 22h (incluindo feriados), chegando de metrô, pela estação Vergueiro (Linha 1-Azul), diversos ônibus e de bike, já que a ciclovia passa na frente e há bicicletário no local.

Veja mais informações sobre os espaços do Centro Cultural SP.

Google Campus

O Google Campus (Rua Coronel Oscar Porto, 70 – Paraíso – São Paulo) talvez seja o espaço gratuito de trabalho mais conhecido. Afinal de contas, é a Google que organiza a coisa toda.

O Campus é um espaço aberto para empreendedores interessados em aprender

Para trabalhar no espaço aberto aos não residentes, o Campus Café, você precisa se inscrever previamente. Depois, ao visitar pela primeira vez o local, você ganha uma credencial que deve ser usada durante todo o tempo.

Trabalhar em coworkings gratuitos é bom, mas…

Existem também algumas desvantagens, como a incerteza de que haverá um espaço disponível para você trabalhar. Além disso, tudo o que você precisa para trabalhar precisa ser levado na mochila todos os dias. Isso inviabiliza, por exemplo, ter um monitor maior, ou guardar algum equipamento específico.

Também existe a questão de que a maioria desses espaços ainda estão inseridos em bibliotecas. Ótimo para quem precisa de silêncio para trabalhar! No entanto, dificulta um pouco a vida de quem precisa de mais interação durante o expediente.

Por isso, temos um bom meio-termo para te mostrar! Que tal experimentar coworkings bacanas com diárias gratuitas? Alguns espaços oferecem uma “amostra grátis” de como é trabalhar em sua comunidade, a fim de incentivar empreendedores a se juntarem a eles. Então, se gostar, pode até continuar comprando diárias até resolver se fecha ou não um plano mensal.

Aqui no Coworking Brasil temos uma página especialmente dedicada a esses espaços. Veja a lista de espaços que você pode testar gratuitamente no Brasil todo. Conheça os espaços e depois nos conte se experimentou algum! 🙂