Saiba o que são espaços híbridos e a relação deles com os coworkings. O híbrido que pressupõe o cruzamento de dois ou mais elementos diferentes  em sua composição, vem sendo bastante explorado no campo das artes, educação e até mesmo nas tecnologias da informação.

Os espaços híbridos e seus diferenciais

Frequentar um espaço híbrido não é nada novo, eles já estão por toda a parte, talvez apenas você ainda não o “nomeie” ou perceba-o sobre esta ótica. Hoje, os ambientes multidisciplinares são normalmente geridos por pessoas que compreendem a economia criativa e estão dispostas a dar um passo em frente e oferecer aos seus clientes experiências de trabalho únicas.

À medida que os escritórios convencionais estão diminuindo em todo o mundo, ao passo do avanço do home-office, é necessário ampliar as possibilidades de interação entre os coworkers e frequentadores de lojas, cafés, hotéis e galeria de arte. Vejo cada vez mais, o conceito de ‘persona’ e perfis específicos de público, baseados em seus hábitos de compra, se relacionando. É restaurante vegano, com loja de produtos naturais, hostel e brechó, dividindo endereços fiscais, custos fixos e oferecendo um conjunto diversificado, com uma curadoria seletiva de produtos e serviços para um nicho de clientes.

Pode parecer que os estabelecimentos mesclados a coworking, podem estar perdendo sua característica. Eu vejo o mercado se tornando mais competitivo e se adaptando a estas novas exigências de trabalho e consumo. Isto significa que os empreendedores de coworking devem oferecer soluções inovadoras de compartilhamento de espaços.

Comece respondendo 3 perguntas básicas:

 Minha experiência no Coworking da Ilha

Numa segunda-feira de verão, daquelas em que você precisa focar no trabalho e a casa está de pernas que senti o chamado do ‘Coworking da Ilha‘, eu já sabia do projeto, tinha visto no Instagram, colocado na minha pauta aqui do Coworking Brasil para conhecer, mas não queria que o encontro fosse marcado, pontual.

Fiz contato com a Andréia do Marketing para saber a história do espaço, por entendê-lo híbrido à medida que possui uma um café, um restaurante e uma galeria de arte dividindo a mesma esquina na Avenida principal do Rio Tavares em Florianópolis – SC. Para eu que moro no centro da cidade, foi uns 20 minutos de carro até lá. Cheguei e estacionei na porta do local, o que me deixou segura e confortável que poderia deixá-lo ali por horas.

Sentei numa mesinha de canto no Messkla Cafeteria com bastante fome e aproveitei para trabalhar um pouco, enquanto esperava meu brunch e recomendo. A conexão Wi-Fi é boa, o que permite trabalhar não apenas dentro do coworking. Após alguns segundos sentada ali, eu percebi que a Casa Soulmar é lugar de encontros depois da praia da galera do surf, o point do café da galera do Sul da ilha e que a mistura de cafeteria, restaurante, bar, pista de skate tem a cultura local como conexão.

Trabalho e estilo de vida

Depois de almoçar, responder alguns e-mails, conferir minha agenda, rever o check-list de tarefas, entrei no espaço de Coworking da Ilha, me apresenta e bati um papo com o Edu e com a Luiza, proprietários do espaço para saber mais um pouquinho da história do projeto.

Contando um pouquinho da história, nós tivemos a ideia de abrir um espaço de trabalho colaborativo em fevereiro de 2020. Fizemos algumas pesquisas de mercado e entendemos que os residentes do sul da ilha não possuíam um espaço que trouxesse conforto, comodidade e tranquilidade para trabalhar, aliado a um estilo de vida mais leve, como a ilha da magia proporciona.”

“Nisso, entrou a pandemia, todos começaram a trabalhar remotamente e vimos a oportunidade e necessidade de ter um espaço de trabalho para “fugir” dos impasses dentro de casa ficou mais latente. Foi então que resolvemos criar o Coworking da Ilha e preencher a lacuna que havíamos descoberto: um espaço onde produzir fica leve.”

É nítido que as conexões que há entre os segmentos e serviços oferecidos é o estilo de vida que essa região específica da ilha da magia tem a oferecer. Para isso, possui estrutura de estações compartilhadas, em um espaço que prioriza a iluminação natural, o bem estar e a arte como impulsionadores da criatividade.

Aliados à Casa Soulmar, agregam valor às operações que fazem sentido entre si, como a Messkla Cafeteria, o Cumbuca restaurante com comidas orgânicas, locais e saudáveis, o ateliê de arte da Juli Tang e o bar que funciona as noites. Tudo isso fez com que ofereçam muito mais que estações de trabalho, e sim um complexo de serviços que atende a comunidade de criativos, sonhadores e realizadores inquietos deste perímetro. Quem frequenta o coworking, faz parte de um complexo que respira entretenimento de qualidade e bons serviços, num ambiente que busca fomentar a produtividade.

A experiência que tive foi ótima, tive realmente um dia de trabalho com leveza e motivação, senti até que meu dia passou mais rápido, entre um café, um bom papo, duas videoconferências e a produção deste texto aqui para o blog.

O espaço Plexi

Apesar de não ter tido a oportunidade de ir até São Paulo visitar o Plexi, que está localizado na Vila Mariana, fiz uma pesquisa aprofundada pelos serviços que o espaço oferece: localização privilegiada, bicicletário, praça e terraços, galeria de arte, padaria, biblioteca, mobiliário ergonômico, luz natural, yoga e chuveiro – tudo isso faz parte do projeto de ressignificar o ambiente de trabalho, trazendo bem-estar e inspiração.

Com uma atmosfera acolhedora e ambiente arejado, a proposta é que seja inspirador e que as ideias fluem e surgem naturalmente. Movido pela flexibilidade, acaba facilitando as interações e formando uma comunidade plural, capaz de tecer, entrelaçar e conectar pessoas com um estilo de vida moderno, sustentável, descolado, com boas energias, livre, cultural, consciente, empático, engajado e autêntico.

Como podem perceber, ambos os espaços têm o objetivo de promover uma experiência mais aberta às trocas para potencializar novas ideias. O que nos leva a pensar que está mais do que na hora de ressignificar espaços e relações de trabalho.

Conte a história do seu espaço também

Queremos deixar claro que este artigo não é um publieditorial – o CWBR não realiza anúncios no blog. Agora, se você tem uma história ou experiência que gostaria de nos contar, envie para contato@coworkingbrasil.org .

Apenas pedimos um pouco de paciência, pois recebemos um volume grande de mensagens e precisaremos encaixá-la, conforme os direcionamentos das pautas que estamos trabalhando naquele período. Tudo bem?

Espero que tenham gostado de conhecer as novas possibilidades e configurações de coworking que estão surgindo mais latente no Brasil. No próximo artigo, falaremos como o mercado vê os espaços híbridos, acompanhem o blog.

Fotos de divulgação do Plexi e Coworking da Ilha.